Em Sumaré, prazo para revisão cadastral de famílias do ‘Bolsa Família’ termina dia 12 de dezembro
Em torno de 470 famílias de Sumaré precisam realizar a revisão cadastral do Programa “Bolsa Família” (PBF), para que continuem recebendo o benefício. O prazo final vai até o dia 12 de dezembro. No entanto, os beneficiários que possuem os dados desatualizados estão sendo convocados desde maio deste ano, por meio de mensagens nos extratos de pagamento do PBF. Caso não atualizem as informações, as famílias podem perder o benefício. Atualmente, 9.212 pessoas recebem o Bolsa Família na cidade.
Em Sumaré, a Secretaria Municipal de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social vem realizando campanhas de convocação das famílias com busca ativa, feita por uma equipe volante, e também com divulgação direta nos seis CRASs (Centros de Referência de Assistência Social) e nos treze Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
O público alvo desta campanha são as famílias beneficiárias do Programa “Bolsa Família” que, em 31 de dezembro de 2013, completaram dois anos desde a última atualização das informações junto ao Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
A revisão cadastral é um procedimento obrigatório do Programa “Bolsa Família”, regulamentado pela Portaria GM/MDS nº 617, de 11 de agosto de 2010. O objetivo é verificar se as famílias beneficiárias ainda atendem às regras do Programa, garantindo que as informações cadastrais estejam sempre de acordo com a realidade.
A Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio da Central Única de Atendimento do Programa Bolsa Família e Cadastro Único, salienta que, prioritariamente, devem realizar a atualização os beneficiários que recebem os avisos nos extratos do Bolsa Família.
Já aqueles beneficiários que tiveram alterações recentes nos dados cadastrais, tais como nascimento de filho, óbito, mudança de renda, endereço e série escolar, devem procurar o setor responsável pelo cadastramento a qualquer momento do ano.
As pessoas que não atualizarem as informações poderão ter o benefício do Bolsa Família suspenso, além de ter o acesso bloqueado a outros programas sociais, como Tarifa Social de Energia Elétrica, Carteira do Idoso, entre outros.
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
● RG, CPF, Título de Eleitor (de todos os membros da família);
● Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento ou Averbação (quando for o caso);
● Declaração de Guarda Definitiva ou Provisória de Menores (quando houver);
● Certidão de Óbito (em caso de falecimento de algum membro familiar);
● Declaração de Matrícula Escolar atual (de todos os estudantes de 6 a 17 anos);
● Carteira de Trabalho e Holerite atual de todos da família que trabalham;
● Comprovante de Endereço atual, em nome do titular do cadastro ou cônjuge/companheiro (Exemplo: conta da CPFL, DAE, Telefone, Banco, Loja, etc);
● Cartão do Bolsa Família.
:: Serviço ::
Central Única de Atendimento do Programa Bolsa Família e Cadastro Único
Local de atendimento: Centro Administrativo de Nova Veneza – sala 16
Endereço: Avenida Brasil, nº 1.111, Jardim Seminário – Nova Veneza – Sumaré/SP
Share this content: