Connect with us

Geral

Enfermeiros de Sumaré participam de segundo encontro da capacitação de teste rápido de DST´s

Publicado

em

Acontecerá amanhã, dia 5, o segundo dia de treinamento de TRD (Testagem Rápida Diagnóstica) para sífilis, hepatite e HIV, voltado aos enfermeiros e auxiliares de enfermagem que atuam nas unidades da Rede de Atenção Básica à Saúde da Prefeitura de Sumaré. O curso é promovido pelo Cresser (Centro de Referência em Saúde Sexual Reprodutiva) da Secretaria Municipal de Saúde.

A capacitação de três encontros faz parte de um programa nacional contra as DSTs. O curso é ministrado por capacitadores formados pelo Estado de São Paulo, e também é ofertado para 20 enfermeiros de Hortolândia, município parceiro da Prefeitura de Sumaré.

Os participantes passam por uma parte teórica que, entre outros assuntos, vai abordar as explicações detalhadas das doenças e as questões de acolhimento e acompanhamento do paciente, e por uma etapa prática, com ensinamentos sobre as técnicas e maneiras corretas de realizar o teste rápido para diagnosticar a doença.

“Só pode realizar o teste rápido quem é capacitado, por isso nossa necessidade de treinar nossos enfermeiros e ofertar uma maior oportunidade dos suspeitos fazerem o teste. Nosso principal objetivo é o diagnóstico precoce das doenças”, explicou o secretário de Saúde, Carlos Eduardo Vicente.

“Precisamos capacitar nossos servidores, a fim de contribuir para a prevenção dessas doenças ou então na identificação rápida, agilizando o tratamento e cuidando da saúde da população”, disse o prefeito Luiz Dalben.

Publicidade

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Publicidade