Connect with us

Nossa Cidade

Equipamento para exames de espirometria do Ambulatório de Especialidades é recomendado pela OMS

Publicado

em

Saúde de qualidade e referência na região. Mais uma vez Sumaré sai na frente e possui na rede municipal a cabine de biossegurança para a realização de exames de espirometria – também conhecido como “exame do sopro”, aparelho recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O equipamento está instalado na Sala de Exame de Espirometria do Ambulatório de Especialidades Médicas, região central, e é utilizado para avaliar a função pulmonar e para o diagnóstico de doenças pulmonares obstrutivas crônicas, principalmente em pacientes pós-Covid.

A parceria da Prefeitura com a empresa Boehringer Ingelheim, desenvolvedora do aparelho, ampliou em 300% o atendimento às demandas de pacientes da Rede Municipal de Saúde que necessitam do exame.

A Sala de Exame de Espirometria foi preparado em conformidade com os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19 e os pacientes fazem os exames dentro de uma cabine de biossegurança, que aspira todo o ar e o devolve completamente renovado e purificado em poucos minutos, criando uma proteção extra aos envolvidos no processo de realização do exame.

“Saúde é prioridade em Sumaré! Com muito planejamento, investimos em uma saúde de qualidade e humanizada, referência na região. A Sala de Exame de Espirometria é mais uma ação que visa à excelência dos serviços e é com grande orgulho que vemos a cabine de biossegurança ser recomendada pela OMS. A tecnologia ajuda no diagnóstico rápido e preciso e no tratamento adequado de doenças pulmonares. Sumaré é pioneira na RMC a oferecer o exame com essa tecnologia. A população que utiliza os serviços da Rede Municipal de Saúde ganha em modernidade e qualidade no atendimento”, disse o prefeito Luiz Dalben.

Para realizar o exame, o paciente deverá primeiro passar por consulta na unidade de saúde municipal de referência, que fará o encaminhamento à avaliação caso seja necessário.

INVESTIMENTOS

Sumaré foi a primeira cidade da região a iniciar o trabalho de combate ao coronavírus com capacitação dos colaboradores, criação do Comitê de Combate e Prevenção e elaboração de um plano de contingência. Além da ampliação de leitos na UPA Macarenko, também foram disponibilizados todos os leitos do CIS Nova Veneza para os demais atendimentos médicos leves, liberando 20 leitos na UPA Macarenko para atendimentos do coronavírus. A parceria com o grupo Amil para implantar 40 novos leitos de enfermaria no antigo Hospital Madre Theodora, em Nova Veneza, com possibilidade de ampliação. E a vacinação caminha a passos largos na cidade, com mais de 387 mil pessoas vacinadas.

Desde 2017, quinze novas unidades de saúde foram entregues à população, entre elas uma UPA na região do Matão e já está em construção a UPA Denadai, a terceira na cidade.  Também houve a aquisição de novos equipamentos, novas ambulâncias e veículos para a Atenção Básica e readequações nos prédios. O Município também recebeu 12 novas câmaras frias, para a conservação e o armazenamento seguro das vacinas. Os animaizinhos também foram beneficiados com a implantação do Departamento do Bem-Estar Animal.

Pensando no atendimento direcionado e exclusivo, foram criados os Centros de Saúde Especializados, inéditos na região e que têm parceria com o Fundo Social de Solidariedade: são duas unidades do Centro da Criança; o Centro de Longevidade, para assistência da Melhor Idade a partir dos 50 anos; a Base de Excelência da Mulher, para atendimento exclusivo do público feminino; e a Base de Excelência do Homem.

Nossa Cidade

Anfiteatro de Nova Veneza recebe espetáculo de dança “Era Março de 2020”

Publicado

em

Por

 Com o apoio da Prefeitura de Sumaré, por meio da secretaria municipal de Cultura, Esporte e Lazer, O Corpo de Dança Jhonatan Magrin traz para Sumaré o espetáculo “Era Março de 2020”, que será apresentado no sábado (dia 4) no Anfiteatro “Dirce Dalben”, a partir das 20 horas. O endereço é Avenida Brasil, nº 1.111, Jardim Nova Veneza.

            O projeto vem sendo desenvolvido por bailarinos do corpo de dança do Matão desde o início da pandemia da Covid-19, no ano passado. “Assustados e isolados em nossas casas, nós fomos obrigados a ausentarmos das coisas que mais amamos. Com o setor cultural literalmente parado, os artistas tiveram que começar a se reinventar”, contaram os organizadores.

            O coreógrafo Jonathan Magrin começou então a desenvolver uma dinâmica junto aos alunos a fim de incentivar ainda mais o lado artístico. A primeira atividade foi “arte na janela”, propondo aos bailarinos soltar a criatividade e produzir uma foto na janela de casa. Os alunos também foram convidados a criar o vídeo “um mundo melhor”, com partes da coreografia de cada bailarinho. Para fechar o projeto com chave de ouro, os bailarinos subirão ao palco do anfiteatro de Nova Veneza para apresentação ao público.

            Serviço:

Espetáculo de dança “Era Março de 2020”

Corpo de Dança Jhonatan Magrin de Sumaré

4 de dezembro (sábado), a partir das 20 horas

Anfiteatro “Dirce Dalben” – Avenida Brasil, nº 1.111, Jardim Nova Veneza

Ingressos antecipados: (19) 98325-4893

Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura de Sumaré conclui reforma no Orquidário Municipal e se prepara para receber público

Publicado

em

Por

Orquidario

A Prefeitura de Sumaré concluiu a reforma do Orquidário Municipal para a reabertura ao público no próximo mês, em conformidade com os protocolos de prevenção à Covid-19. A secretaria municipal de Defesa, Proteção e Preservação do Meio Ambiente promoverá no local a 10ª edição da Mostra de Orquídeas, entre os dias 10 e 12 de dezembro.

            As obras de revitalização incluíram pintura geral do prédio, manutenção da cobertura e adequações na estrutura que serve de apoio para a exposição das orquídeas, como mesas e prateleiras, além do replantio de alguns exemplares.

Assim que for reaberto, os visitantes terão a oportunidade de conhecer diversas espécies de orquídeas, entre puras e híbirdas, com monitoramento de técnicos do Meio Ambiente de Sumaré. O endereço do Orquidário Municipal é Avenida Eugênia Biancalana Duarte, nº 200, no Jardim Primavera.

“Esse tempo em que permaneceu fechado para o público por conta da pandemia, o orquidário esteve em manutenção e agora será possível reabrir o local com todos os cuidados que o momento requer. Será muito especial retomar as atividades deste espaço tão querido pelos moradores com a mostra de orquídeas”, ressaltou o prefeito Luiz Dalben.

Mostra de Orquídeas

Expositores de orquídeas e comerciantes em barracas de produtos, artesanatos e alimentos interessados em participar da 10ª Mostra de Orquídeas de Sumaré, que será realizada pela Prefeitura entre os dias 10 e 12 de dezembro, têm até o próximo dia 8 para as inscrições. É necessário entrar em contato por telefone (19) 3828-4775 ou e-mail orquidá[email protected] (o chamamento público pode ser conferido na edição de 10 de novembro de 2021 do Diário Oficial pelo site da Prefeitura de Sumaré www.sumare.sp.gov.br).

A Mostra de Orquídeas é um evento tradicional realizado pela Prefeitura de Sumaré, mas, por conta da pandemia do coronavírus, não foi realizado nos últimos anos. O Orquidário Municipal permanece fechado à visitação desde março do ano passado. Com o avanço positivo da vacinação contra a Covid-19 na cidade, em dezembro será possível reabrir os portões e voltar a receber os visitantes em conformidade com todas as recomendações sanitárias.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Atleta de Sumaré conquista duas medalhas em torneio nacional

Publicado

em

Por

O atletismo de Sumaré ganhou mais duas medalhas com os resultados obtidos neste mês pelo sumareense Mario Sérgio. Ele disputou a “Taça Brasil Master Loterias Caixa”, competição de nível nacional, realizada na cidade de Bragança Paulista, interior do estado. Mario faturou medalha de outro nos 110 metros com barreiras e bronze no salto em distância, além de ocupar a quinta posição nos 100 metros rasos.

“Fico muito feliz pelos resultados nesta competição, reflexos dos treinos que realizo todos os dias. Agradeço minha família que é minha grande base de apoio para continuar participando das disputas”, disse Mario Sergio.

Com esta competição, Mario encerra as participações de 2021 com 12 medalhas no total: 8 de ouro, 1 de prata e 3 de bronze. O atleta segue com os treinamentos diários na pista de atletismo do Centro Esportivo “Vereador José Pereira”, mantido pela Prefeitura de Sumaré, de olho na participação em mundial que acontecerá na Holanda em 2022.

A Taça Brasil Master Loterias Caixa de Atletismo foi disputada nos dias 20 e 21 de novembro, em Bragança Paulista (SP). Foi a primeira competição de 2021 promovida pela Confederação Brasileira de Atletismo a receber público. Participaram 620 atletas ( entre 30 e 93 anos).

Continue Lendo