terça-feira, Maio 22

‘Escola de Educação Infantil Algodão Doce’ atende mais de 100 crianças pelo Proeb, em Sumaré

 

Sumaré, 6 de fevereiro de 2018 

 

A “Escola de Educação Infantil Algodão Doce” possui duas unidades instaladas em Sumaré, no Jardim Marchissolo, região central. ­

A escola possui convênio com a Prefeitura, por meio do Proeb (Programa Municipal de Educação Básica). Atualmente, a unidade I, localizada na Avenida Rebouças, n° 3409, atende 115 crianças pelo programa, além de 20 alunos particulares. A unidade II, que fica na Rua Joaquim Ferreira Gomes , n°383, assiste 80 crianças, todas pelo Proeb.

Nas duas unidades são oferecidas turmas de berçário, mini-grupo, maternal, Jardim I e Jardim II. No âmbito pedagógico, os alunos recebem o conteúdo e participam de atividades de acordo com a faixa etária, seguindo um cronograma desenvolvido por uma coordenadora pedagógica e acompanhado por professoras, monitoras e recreacionistas. Além disso, todos participam do momento de recreação, projeto de musicalização e das aulas de educação física, sempre acompanhados.

A escola também oferece aulas de capoeira e balé, como atividades extracurriculares, que são pagos pelos pais e responsáveis das crianças interessadas. 

Em 2016, a escola passou por seu pior período. “Nossa escola era perseguida pela Prefeitura e no início de 2016 nos fizeram fechar a unidade II, sem aviso prévio, como determina o contrato. Precisei demitir os funcionários e não tinha dinheiro para pagar as rescisões. Além disso, nos últimos meses do ano, como estávamos sem receber o repasse da Administação, não tínhamos como pagar nossas contas. Houve mês em que tive que optar entre colocar comida na mesa para as crinças ou pagar o salário dos funcionários da unidade I. Foi um período muito conturbado e com muitas dificuldades”, explicou Elem Cristina de Oliveira, proprietária da Algodão Doce.

Em 2017, o prefeito Luiz Dalben regularizou os valores atrasados de 2016, um total de mais de R$ 1,6 milhão, passando a pagar em dia as creches conveniadas.

 “Reabrimos a unidade II em 2017 e hoje já estamos nos reorganizando. Como estamos recebendo corretamente o repassa, já foi possível realizar melhorias nas escolas, comprar novos brinquedos e tatames. Hoje, podemos asusmir um compromisso, pois sabemos que teremos condições de cumprir”, ressaltou Elem.

“Temos o compromisso investir em uma educação de qualidade e de valorizar nossos parceiros, que colaboram para um ensino forte desde o início da vida escolar”, disse o prefeito Luiz Dalben.

O horário de atendimento das unidades é das 7 às 18 horas, de segunda a sexta-feira. O telefone para contato da unidade I é 3873-9583 e da unidade II é 3873-9583.