Nossa Cidade
Estação Ferroviária será palco para eventos culturais
A partir deste mês, a antiga Estação Ferroviária de Rebouças, patrimônio cultural tombado situado no Centro de Sumaré, vai receber uma série de atividades culturais promovidas pela Prefeitura e artistas locais. O calendário de atividades começa na terça-feira, 24 de maio, com um sarau cultural reunindo diversos artistas da cidade e da região, em uma grande festa aberta e gratuita para a população.
Pela sua importância histórica – a estação, que hoje pertencente ao Governo Federal, foi o ponto de partida para o município –, a Prefeitura de Sumaré, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer, vem promovendo uma limpeza e recuperação do local nas últimas semanas. Uma equipe de servidores vem realizando estas melhorias, além da coordenação ou apoio de eventos culturais já confirmados.
“Realizamos a limpeza do local, tanto na lavagem das salas, que se encontravam bastante sujas e empoeiradas, quanto carpindo o mato alto. Acredito que o uso da Estação como espaço cultural agrega muito para a população, é mais um espaço para lazer e cultura em Sumaré. Socialmente, é de suma importância que o local possa ser utilizado por toda a população, e só através da Cultura isso é possível”, comentou a coordenadora do projeto, Cássia Lopez.
Por se tratar de um prédio tombado pelo Patrimônio Histórico, para a realização da pintura é necessário que os órgãos responsáveis indiquem a cor e o tipo da tinta adequados, para não descaracterizar o espaço, que tem uma grande importância histórica. Para isso, a Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer já entrou em contato com o Condephaea (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Etnológico e Ambiental do Município de Sumaré).
A Estação Ferroviária faz parte do chamado conjunto ferroviário, que inclui ainda Subestação de Energia – hoje Centro Cultural Municipal – e as moradias dos antigos ferroviários. Esse conjunto será todo revitalizado com a construção do futuro viaduto que ligará as regiões do Centro e de Nova Veneza. Ela está localizada logo no início da Avenida 7 de setembro, no Centro de Sumaré.
SARAU CULTURA
Para a realização do Sarau Cultura, se reuniram na manhã desta sexta-feira cerca de 25 artistas na própria Estação Ferroviária. O sarau acontece no dia 24 de maio, a partir das 19 horas, com entrada gratuita e a presença confirmada de diversos artistas, apresentações e atividades, como música, teatro, poesia, fotografia, performances e exposição de carros antigos.
‘ESTAÇÃO BLACK’
Outro evento já com data marcada é o “Estação Black”, que acontece no dia 28 de maio, a partir das 16 horas, também na Estação Ferroviária de Sumaré. Também com entrada gratuita, o evento contará com diversas apresentações voltadas para a cultura urbana, como música, grafitagem, hip hop, DJ, entre outras.