Estado aumenta recursos Hospital Estadual de Sumaré

picada de escorpião

A prefeita Cristina Carrara agradeceu publicamente nesta terça-feira, 2 de junho, o empenho do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Estado da Saúde para garantir a plena continuidade dos serviços prestados à população pelo HES (Hospital Estadual de Sumaré). A prefeita acompanhava a situação diariamente desde 14 de maio, levou o assunto aos colegas na última reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas), em 22 de maio, e já havia realizado diversas gestões junto aos envolvidos na tentativa de solucionar o impasse.

Finalmente, no último dia 1º, ela recebeu a confirmação do que o repasse estadual para a manutenção das atividades do HES e também do Ambulatório Médico de Especialidades de Santa Bárbara, incluído no mesmo convênio e que também atende regionalmente, será elevado de R$ 103,4 para R$ 108,4 milhões neste ano – garantindo que nenhum serviço ou atendimento seja reduzido. Apenas com o valor anterior, o mesmo do ano anterior (que não havia sido corrigido nem pela inflação), era praticamente certa a diminuição de alguns dos serviços prestados pelas unidades aos pacientes das cidades da região.

Em clima de alívio, a prefeita e a secretária municipal de Saúde, Fauzia Raiza, reuniram-se nesta terça-feira com o superintendente do Hospital Estadual, o médico Luiz Roberto Lopes, para conversar sobre o tema. Todos reforçaram a importância dos serviços médicos de referência prestados pelo HES não apenas para Sumaré, mas também para outras cinco cidades atendidas pela unidade, mantida através de um convênio entre Unicamp e Governo do Estado.

“Vínhamos acompanhando este assunto muito de perto. Eu já havia solicitado reuniões com o subsecretário estadual de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita, e com o secretário de Saúde, David Uip, e também já havia solicitado o apoio do deputado (federal) Vanderlei Macris, que nos auxiliou neste tema. Agora, com a situação resolvida, é preciso agradecer e destacar a preocupação, a sensibilidade e o empenho que todos demonstraram neste caso, principalmente do governador Geraldo Alckmin, que, mesmo num ano de severa crise financeira e redução na arrecadação, com o consequente contingenciamento de recursos, vai aumentar o valor destinado a este convênio, garantindo a plena continuidade das atividades do nosso Hospital Regional. E este anúncio veio em boa hora, pois tranquila os funcionários do hospital”, afirmou Cristina Carrara.

“Este aumento ano aporte demonstra a importância que a Secretaria Estadual de Saúde dá ao HES, pois houve todo um esforço para resolver a situação e garantir o aumento necessário no orçamento anual desta unidade de referência, onde são internados e operados milhares de cidadãos de Sumaré a cada ano. Para nós, a confirmação do aumento no repasse também foi uma vitória, porque a luta do HES é a luta da Rede Pública de Saúde de Sumaré e dos nossos cidadãos”, acrescentou Fauzia Raiza.

Segundo o superintendente do Hospital, “o reforço no orçamento anual, muito bem vindo, garante que a gente ‘fecha’ o ano de 2015 sem prejudicar nenhum serviço e sem reduzir atendimentos, ainda que com o caixa praticamente ‘zerado’ e tendo de realizar um certo ‘aperto’ (economia)”.

“Reconhecemos que o Governo do Estado e a Secretaria Estadual de Saúde fizeram tudo que podiam para nos ajudar, e ajudaram. Esperamos agora que a Economia brasileira melhore em 2016 e as coisas retornem ao normal”, afirmou Luiz Roberto Lopes, lembrando que o convênio entre Unicamp e Estado deve ser renovado por mais 5 anos em julho. A Unicamp, através da instituição sem fins lucrativos Funcamp (Fundação de Desenvolvimento da Unicamp), administra o HES desde sua inauguração, há 15 anos.

Share this content: