Connect with us

Nossa Cidade

ESTIAGEM | Sumaré entra em temporada seca com chuvas de abril 77% abaixo da média histórica

Publicado

em

Fornecimento de água

BRK tem plano de contingência estruturado para o enfrentamento da estiagem e orienta população sobre a importância do uso consciente de água.

Outono e inverno são estações tradicionalmente mais secas, em que um menor volume de chuvas já é esperado. E mesmo não sendo nenhuma novidade no calendário anual, a estiagem ainda merece atenção. Isso porque ela tem se antecipado e se tornado cada vez mais prolongada, a cada ano. Em 2021, por exemplo, Sumaré registrou 30% menos chuva que a média histórica dos últimos anos na cidade. E em 2022, a condição de atenção se mantém. 

Em abril, foram registrados 16,6 milímetros de chuva; volume 20% abaixo do ocorrido no mesmo período do ano passado e 77% inferior à média histórica do mês no município, de acordo com dados do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), responsável por medir o volume de chuvas no estado de São Paulo, e de equipamentos instalados pela BRK nos mananciais de captação da cidade.

O consórcio PCJ, das bacias hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), onde Sumaré está inserida, divulgou, no final de abril, que as chuvas nos municípios de sua área de atuação atingiram 65% apenas do volume da média histórica, refletindo nos níveis e vazões dos rios. 

Os mananciais de captação de água em Sumaré – o rio Atibaia e as represas Horto I, II e do Marcelo – se encontram atualmente com condições seguras para a manutenção do abastecimento regular de água, porém o volume de chuvas acumulado neste ano na cidade já indica um sinal de alerta frente ao período de seca que está apenas em seu início.

Publicidade

“Além do acompanhamento das chuvas e do monitoramento diário dos mananciais, temos agido preventivamente reforçando nossas ações de melhorias e investimentos em todo o sistema de água do município; medidas que têm papel fundamental num possível agravamento da disponibilidade hídrica durante o ano”, informa o gerente de operações da BRK, Rodrigo Zangirolami.

A concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto da cidade já tem colocado em prática ações definidas num plano de contingência de estiagem. As obras de desassoreamento da represa Horto I fazem parte desse plano. Os trabalhos que estão em andamento, com um avanço de 62%, têm por objetivo aumentar a capacidade de armazenamento e reservação da água bruta do manancial. A represa Horto I direciona água para a ETA I, estação de tratamento localizada na Vila Menuzzo, que abastece 30% do município.

“As ações de melhorias ao sistema operacional e todos os investimentos realizados para ampliar a capacidade de reserva de água, obras para a troca de redes, combate a vazamentos e, principalmente, a redução das perdas de água são de grande importância. Superamos 2021 adotando medidas preventivas para o enfrentamento dos meses mais secos, e neste ano não será diferente”, afirma o gerente.

A BRK também orienta sobre a importância do uso consciente de água a partir desses meses iniciais do período seco. “Esperamos contar com o apoio de todos com mudanças de hábitos necessárias, evitando desperdícios. A participação da comunidade nesse contexto é fundamental para evitar o agravamento de medidas mais restritivas ao consumo ao longo do ano”, destaca Zangirolami.

Dicas para um Consumo Consciente de água:
•    Mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes, fazer a barba e ao ensaboar a louça. Ao escovar os dentes com ela aberta, você gasta cerca de 13,5 litros de água em apenas dois minutos.
•    Tome banhos curtos. Cinco minutos são suficientes para fazer a limpeza do corpo e, enquanto você se ensaboa, o registro deve ser fechado. Isso gera uma economia de até 30 mil litros no ano.
•    Preste atenção e conserte eventuais vazamentos na sua casa. Um buraco de apenas 2 milímetros na tubulação de uma única casa desperdiça 3.200 litros de água por dia.
•    Organize a louça antes de lavá-la. Use uma bacia para deixar os utensílios de molho, para amolecer a sujeira, lave toda a louça e enxágue tudo de uma única vez. Isso também ajuda na economia.
•    Troque a mangueira pela vassoura. Lavar a calçada com mangueira pode representar um consumo aproximado de 120 litros de água. 
•    Converse com as pessoas à sua volta sobre o consumo consciente de água, incentive ações de economia e redução no uso desse bem tão valioso.

Publicidade

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook