A Praça do Macarenko foi palco da mostra de artes Aviva Cultura em Sumaré, uma realização da Associação Cristã de Artistas (ACRIART). O evento aconteceu dias 8 e 9 de novembro, numa parceria com a Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, e envolveu os sumareenses, que tiveram a oportunidade de expor seu talento nos mais diferentes estilos artísticos. O projeto ocorreu pela primeira vez no Município como instrumento de fomento à cultura, dentro da proposta de valorização dos artistas locais. “Parabenizamos os sumareenses que aproveitaram essa oportunidade, foram premiados e ainda puderam expor seu talento”, destacou o prefeito Luiz Dalben.
A ação contou com o patrocínio do supermercado Cobrava, por intermédio do Programa de Incentivo à Cultura Estadual (ProAc), que garantiu a estrutura e a premiação aos vencedores do concurso. A Acriart recebeu inscrições de 26 sumareenses. Por meio de curadoria, a ONG selecionou e premiou com valores de R$ 500 a R$ 1.500 os trabalhos de Antônio Daniel do Carmo, Rosana Cristina Rosa de Jesus, Alexandre Augusto Garia, Clécio de Souza Carvalho, Noilson Pereira dos Santos, Márcia Regina Ribeiro do Nascimento, Camila Cardoso Silva e Alaerte Menuzzo. E eles participaram da mostra, como foi o caso do artista plástico Alexandre Augusto Garia, que expôs obras de pinturas e gravuras.
O evento contou também com a exposição fotográfica “Sumaré Linha do Tempo”, que destacou as fotos antigas do município em ordem cronológica e a evolução do povoamento. E o público assistiu a espetáculos de dança e de teatro, além de paródia. A atividade recreativa inspirada nas gincanas televisivas, com provas de conhecimento através de jogos (perguntas e respostas, musicais, soletrando, bexigas, etc) agitou a garotada, assim como as apresentações de malabarismo. O desfile de época que mostrou a moda através dos tempos, seus fatos históricos e sua evolução, num período de 1910 até 2000, também foi atrativo do evento.
O Aviva Cultura foi desenhado para propiciar um conjunto de atrações artísticas e culturais, e Sumaré foi um dos municípios do Estado a receber o projeto. A ideia é incentivar e valorizar a criatividade dos artistas do município, além de propiciar um conjunto de ações culturais e artísticas em espaços públicos da cidade, difundir a arte e dar acesso à cultura.
