Connect with us

Nossa Cidade

Exposições, espetáculos e desfile de época no Aviva Sumaré

Published

on

A Praça do Macarenko foi palco da mostra de artes Aviva Cultura em Sumaré, uma realização da Associação Cristã de Artistas (ACRIART). O evento aconteceu dias 8 e 9 de novembro, numa parceria com a Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer. O projeto ocorreu pela primeira vez no Município como instrumento de fomento à cultura, dentro da proposta de valorização dos artistas locais, e contou com exposições, espetáculos e desfile de época. “Os sumareenses estão de parabéns, pois aproveitaram a oportunidade de mostrar seu talento nos mais diferentes estilos artísticos, e os selecionados foram premiados e ainda puderam se apresentar no evento”, destacou o prefeito Luiz Dalben.

O Aviva Cultura foi desenhado para propiciar um conjunto de atrações artísticas e culturais, e Sumaré foi um dos municípios do Estado a receber o projeto. Contou com o patrocínio do supermercado Cobrava, por intermédio do Programa de Incentivo à Cultura Estadual (ProAc), que garantiu a estrutura e a premiação aos vencedores do concurso. A Acriart recebeu inscrições de 26 sumareenses. Por meio de curadoria, a ONG selecionou e premiou com valores de R$ 500 a R$ 1.500 os trabalhos de Antônio Daniel do Carmo, Rosana Cristina Rosa de Jesus, Alexandre Augusto Garia, Clécio de Souza Carvalho, Noilson Pereira dos Santos, Márcia Regina Ribeiro do Nascimento, Camila Cardoso Silva e Alaerte Menuzzo. E eles participaram da mostra, como foi o caso do artista plástico Alexandre Augusto Garia, que expôs obras de pinturas e gravuras.

O evento contou também com a exposição fotográfica “Sumaré Linha do Tempo”, que destacou as fotos antigas do município em ordem cronológica e a evolução do povoamento. E o público assistiu a espetáculos de dança e de teatro, além de paródia. A atividade recreativa inspirada nas gincanas televisivas, com provas de conhecimento através de jogos (perguntas e respostas, musicais, soletrando, bexigas, etc) agitou a garotada, assim como as apresentações de malabarismo. O desfile de época que retratou a moda através dos tempos, seus fatos históricos e sua evolução, num período de 1910 até 2000, também foi atrativo da mostra.

 

Nossa Cidade

Prefeitura de Sumaré antecipa férias escolares da Rede Municipal de Educação

Published

on

Como parte das ações municipais para evitar a disseminação do novo coronavírus (Covid-19) e, considerando as medidas adotadas pelo Governo do Estado, a Prefeitura de Sumaré antecipou 15 dias das férias escolares de julho da Rede Municipal de Educação. O período de férias teve início nesta segunda-feira e prossegue até o dia 20 de abril. 

Além de atender os 22 mil alunos da Rede Municipal de Educação, a medida se estende aos 1.294 colaboradores municipais, entre professores, coordenadores e orientadores. Ao fim do período, será avaliada a necessidade de manter ou não as férias.

As aulas das escolas municipais já estão suspensas desde o dia 23 de março, no entanto, os profissionais mantinham a rotina de trabalho à distância. Vale lembrar que as tarefas escolares preparadas pelo corpo docente da rede municipal continuam à disposição para acesso remoto gratuito dos alunos por meio do site www.academicitl.com.br.

“Estamos passando por um período difícil e todas as ações de enfretamento ao coronavírus são fundamentais para passarmos por esse momento com o menor impacto possível. As aulas já estavam suspensas e a Rede Municipal continuará com servidores à disposição. Vamos continuar trabalhando incansavelmente e com muita fé de que logo passaremos por tudo isso”, explicou o prefeito Luiz Dalben.

KIT NUTRICIONAL

            O cronograma de entrega dos kits nutricionais continua. Nesta semana, a Prefeitura de Sumaré, por intermédio de ação conjunta entre as Secretarias de Educação e de Inclusão Social, realiza a segunda remessa de entregas. Os pais não precisam se apressar, pois a Administração Municipal se preparou para atender todos os estudantes da Rede Municipal que precisam da merenda escolar como complemento alimentar durante esse período do bloqueio social.

A distribuição está acontecendo em duas fases: os alunos cadastrados no Programa Bolsa Família podem fazer a retirada na escola onde estudam entre os dias 6 e 8 de abril, das 9h30 às 14h30. A segunda fase é para os demais pais de alunos não cadastrados no programa e que manifestarem interesse no kit. Eles deverão fazer agendamento prévio, via telefone, na unidade escolar onde o filho estuda. Os kits são compostos de arroz, feijão, macarrão, óleo, leite, biscoito, achocolatado em pó e bolos (tipo Pullman).

Continue Reading

Nossa Cidade

Prefeitura de Sumaré recebe doação de 6 mil litros de produtos para limpeza e desinfecção

Published

on

Desde a semana passada, o almoxarifado da Prefeitura de Sumaré tem recebido doações de diversas empresas da cidade.

A Spartan do Brasil é uma das empresas parceiras e doou aproximadamente 6 mil litros de produtos para limpeza e desinfecção, que serão direcionados para uso nas unidades da rede municipal de saúde.

“A solidariedade é uma grande aliada para combater a propagação do coronavírus. Cada doação é fundamental, por isso, agradecemos todas as empresas que estão contribuindo com nossas ações nesse momento delicado que estamos enfrentando. Juntos somos mais fortes”, comentou o prefeito Luiz Dalben.

A empresa Alfa Química já fez duas doações, totalizando 1.400 litros de álcool em gel 70% e 300 litros de água sanitária. Os galões também serão encaminhados para o uso da equipe municipal de saúde.

OUTRAS DOAÇÕES

A adesão de empresas parcerias não para por aí. A IC Transportes disponibilizou 7.000 unidades de luvas de látex, 200 óculos protetores e 110 aventais.

A Selmi doou 80 litros de álcool líquido e quatro termômetros infravermelhos. Além destas, a Adere colaborou com luvas de látex, limpador multiuso, sabonete líquido, pedras sanitárias, toalhas de papel e sanitos.

Continue Reading

Nossa Cidade

Coca-Cola Sumaré ajuda no transporte de 250 mil litros de álcool 70% ao SUS de São Paulo

Published

on

O apoio à logística de distribuição é fundamental para que o produto seja entregue aos quartéis do Corpo de Bombeiros das 16 regionais do estado. Unidade de Sumaré participa da ação

Consciente do seu papel social, a Coca-Cola FEMSA Brasil, maior engarrafadora de produtos Coca-Cola em volume de vendas do país e com Centro de Distribuição (CD) localizado na cidade de Sumaré, também entrou na luta pelo combate ao coronavírus. A companhia disponibilizou sua frota de caminhões para realizar o transporte de 250 mil litros de álcool 70% líquido para a rede pública de saúde do estado de São Paulo. A unidade de Sumaré participa com a entrega do produto para municípios da região de Campinas.

A iniciativa é uma parceria com a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), principal entidade representativa do setor sucroenergético brasileiro, responsável pela doação do álcool (produção e envase em galões de 250 litros e bombonas de 20 e 5 litros, já utilizáveis pelos serviços de saúde).

“Para nós, da Coca-Cola FEMSA, apoiar uma iniciativa dessa proporção em um momento tão sensível quanto o que estamos passando, reforça nosso compromisso social. Estamos vivendo uma situação que demanda esforços coletivos, por isso nos unimos em uma parceria que permite contemplar um número maior de pessoas”, afirma o diretor geral, Ian Craig.

Os recipientes serão direcionados às 16 regiões administrativas em uma divisão que leva em consideração o número de habitantes, com entrega em centrais do Corpo de Bombeiros. A Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo notificará as prefeituras de cada regional sobre os respectivos volumes e a disponibilidade para retirada.

Os parceiros voluntários são essenciais nesse processo. Além do envase realizado nas usinas, a Laticrete|Solepoxy, situada em Sumaré, está acondicionando mais de 10 mil litros de álcool 70% por dia; a IHARA, a UNIPAC (Grupo Jacto) e a Braskem doaram bombonas; a Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos (ABTLP) ajuda com o deslocamento da carga em veículos próprios, e o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom) está contribuindo com o óleo diesel usado. 

Sobre a Coca-Cola FEMSA

Coca-Cola FEMSA, SAB de C.V é a maior engarrafadora do mundo em volume de vendas. A empresa produz e distribui bebidas das marcas registradas da The Coca-Cola Company, oferecendo um amplo portfólio de 131 marcas para mais de 257 milhões de consumidores. Com mais de 83 mil funcionários, a empresa vende anualmente cerca de 3,3 bilhões de caixas unitárias por meio de 2 milhões de pontos de venda. Operando 49 fábricas e 275 centros de distribuição, a Coca-Cola FEMSA está comprometida com a geração de valor econômico, social e ambiental para todos os seus grupos de interesse em toda a cadeia de valor.

A companhia é membro do Índice de Sustentabilidade de Mercados Emergentes da Dow Jones, Índice de Sustentabilidade MILA Pacific Alliance da Dow Jones, FTSE4Good Emerging Index, dos índices IPC e de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Bolsa Mexicana de Valores, entre outros. Tem operações em determinados territórios de México, Brasil, Guatemala, Colômbia e Argentina e atende nacionalmente Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Uruguai e Venezuela. Para mais informações, visite www.coca-colafemsa.com.

No Brasil, a empresa está presente como Coca-Cola FEMSA Brasil em 48% do território nacional, empregando cerca de 20 mil funcionários e atendendo mais de 88 milhões de consumidores, distribuídos nos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e em parte do estado de Goiás. No Brasil, são 10 fábricas, 41 centros de distribuição, 23 Cross Dockings e 21 Cross Trucks, sendo a unidade de Jundiaí (SP) a maior do sistema Coca-Cola no mundo em volume de produção.

Sobre a UNICA

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA – www.unica.com.br) é a maior entidade representativa do setor sucroenergético brasileiro, reunindo produtores de açúcar, etanol (álcool combustível) e bioeletricidade. As usinas associadas à UNICA são responsáveis por mais de 50% da produção nacional de cana, 60% da produção de etanol e quase 70% da bioeletricidade ofertada para o Sistema Interligado Nacional (SIN).

Continue Reading