Febre Amarela: Sumaré começa a vacinar moradores da zona rural na segunda-feira, dia 24

O Departamento de Vigilância Epidemiológica de Sumaré inicia na próxima segunda-feira, dia 24 de abril, a vacinação contra a febre amarela na zona rural da cidade. A medida ocorre uma semana após a confirmação da morte de três macacos em decorrência da forma silvestre da doença em Campinas, fazendo com que Sumaré entrasse para a lista de locais com recomendação temporária para a vacinação. Por se tratar da forma silvestre, apenas os moradores da zona rural serão priorizados. Nas outras regiões da cidade, a vacinação continua sendo aplicada apenas nos moradores que vão viajar para áreas endêmicas.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, o objetivo é imunizar 2.840 pessoas da zona rural. Os moradores podem se dirigir ao PSF (Programa Saúde da Família) Cruzeiro com comprovante de endereço ou Cartão SUS e com a carteirinha de vacinação. Além disso, a equipe da unidade irá visitar escolas, creches e a granja da zona rural para realizar a vacinação. Já no dia 29 de abril, acontecerá um mutirão, com vários pontos estratégicos de vacinação na região. Os locais serão divulgados posteriormente.

“É muito importante que os moradores da zona rural realizem a imunização, que é a melhor forma de se prevenir. Lembramos que não há casos suspeitos nem confirmados de febre amarela em Sumaré, seja em animais ou pessoas, mas estamos seguindo todas as orientações do Ministério da Saúde e da Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo. O objetivo é manter estes números zerados e garantir a saúde da nossa população”, comentou o prefeito Luiz Dalben.

OUTRAS REGIÕES

Como não há casos suspeitos em Sumaré, não há necessidade de vacinação de moradores da área urbana – a menos que o morador vá se deslocar para áreas endêmicas, onde exista casos confirmados da doença. “Na área urbana, a vacinação prossegue em seis unidades de saúde para aquelas pessoas que vão viajar para algum local de risco. Estamos fazendo o possível para atender toda a demanda, disponibilizando a mesma quantidade de doses para todas as regiões da cidade, dividindo igualitariamente entre as seis unidades, a fim de facilitar o acesso a todos moradores. Porém, a distribuição das vacinas para os municípios é controlada pelo Estado e a quantidade que recebemos é limitada”, explicou o secretário municipal de Saúde, Carlos Eduardo Vicente.

As vacinas são disponibilizadas nos seis postos de saúde das 8h às 15h, em diferentes dias da semana. Na segunda-feira, a dose é aplicada na UBS Matão. Às terças, no Centro de Saúde II (Centro) e na USF Virgínio Basso. Na quarta-feira, a vacinação ocorre no PSF Maria Antonia. Na quinta, no PACS Denadai e na sexta, no PACS Picerno.

Nestes casos, a vacinação deve ocorrer 10 dias antes da viagem. Em bebês com menos de nove meses, pessoas com mais de 60 anos de idade e gestantes, a vacina só é aplicada com prescrição médica.

PREVENÇÃO

        Embora não haja registros de febre amarela em Sumaré, medidas de prevenção são fundamentais. Na área urbana, a febre amarela pode ser transmitida pelo mosquito Aedes aegypti (o mesmo da dengue, zika e chikungunya). A Vigilância Epidemiológica recomenda eliminar todos os focos do mosquito e proteger objetos que possam acumular água, além de usar diariamente repelentes e roupas que protejam o corpo contra a picada do mosquito.