Entre as atrações do evento, haverá a inauguração de uma trilha ciclística
Sumaré, 26 de outubro de 2017
Acontece neste sábado, dia 28 de outubro, das 9 às 16 horas, a Festa dos 100 anos do Horto Florestal, organizada pela Prefeitura de Sumaré em parceria com a Associação Pró-Memória. Para comemorar o centenário da principal área verde da cidade, uma programação especial e totalmente gratuita está sendo preparada a toda a população. O evento acontece também em alusão ao Dia da Memória. O Horto Florestal está localizado na Estrada Municipal Teodor Condiev, que liga as cidades de Sumaré (região central) e Hortolândia.
Entre as atrações haverá apresentações culturais de música e teatro; doação de livros da Associação Amigos da Biblioteca; exposição fotográfica dos 100 anos do Horto; passeio gratuito de jeep para crianças, além de brinquedos infláveis, slackline, distribuição de pipoca e algodão doce, barracas de artesanato e de alimentação.
Ainda será inaugurada durante a festa a trilha “Horto Bike Park”, com um passeio ciclístico. São aproximadamente 5km de percurso e, para participar, basta comparecer no dia do evento com sua bicicleta e equipamentos de segurança comuns. Das 9h às 12h, a trilha estará liberada para passeios livres. Das 14h às 16h, haverá provas para a volta mais rápida.
“O Horto Florestal merece todo o nosso reconhecimento e o seu centenário é um grande marco, devido à importância do espaço sob o ponto de vista ambiental e histórico. Convidamos toda a população para prestigiar essa grande festa, que promoverá cultura, arte e lazer para todas as idades, além de incentivar a preservação deste local que é o pulmão de Sumaré”, comentou o prefeito Luiz Dalben.
HISTÓRIA
O Horto Florestal de Sumaré surgiu em 1917, quando a Companhia Paulista de Estradas de Ferro adquiriu de Antonio de Oliveira Valente uma gleba de 355 alqueires para o plantio de eucaliptos. Em 1921, o Governo Federal estabeleceu um prêmio de 150 réis para cada árvore que se plantasse, pelo prazo de três anos. A Companhia Paulista plantou então 2.885.000 eucaliptos, formando o Horto de Sumaré.
Hoje, dos 355 alqueires originais, restam pouco mais de 92 em domínio da Prefeitura de Sumaré. No ano de 2000, o Município criou o Parque Ecológico do Horto Florestal, através da Lei nº 3.496. A Prefeitura mantém no local o Viveiro de Mudas, trilhas para caminhadas de percurso rápido e a represa do Horto também é fonte de abastecimento de água à parte da população.
