Connect with us

Nossa Cidade

GM Sumaré atendeu 6.790 ocorrências em 2019

Publicado

em

Corporação recebeu vários investimentos e título Projeto Inovador da RMC no uso de tablets

A Guarda Municipal de Sumaré atendeu 6.790 ocorrências em 2019. No balanço divulgado pela corporação nesta terça (07), constam diversas ações realizadas em todo o Município, que vão de operações Saturação a Bairro Seguro. O órgão efetuou 3.877 pontos de visibilidade com viaturas em locais e horários estratégicos visando diminuir indicadores criminais. O atendimento de perturbação de sossego alcançou 1.035 registros ano passado. Nas estatísticas somam 14 operações Chorume, as quais culminaram na averiguação de 210 veículos, sendo que 44 receberam autuação por estarem irregular. Outra operação – Bairro Seguro – contou com 21 blitz, totalizando 396 veículos averiguados e 63 autuados. O órgão realizou 98 operações Saturação, abrangendo todas as regiões do município. No total, foram registrados 1.735 boletins de ocorrência. As 19 operações Bar Legal foram feitas em conjunto com a Polícia Militar e fiscalização de postura da Prefeitura de Sumaré, e juntos vistoriaram 70 estabelecimentos, autuaram 23 e lacraram um.

Os números positivos de uma Guarda Municipal atuante são reflexos dos investimentos na corporação pela atual gestão. Além da implantação do uso de tablets nas viaturas para execução das Ordens de Serviço – inclusive que rendeu ao prefeito Luiz Dalben o título de “Projeto Inovador da RMC” no quesito tecnologia (ler abaixo) – as escolas municipais também passaram a ser monitoradas pela Central de Comunicação e Monitoramento da GM, sistema implantado em 2018. Entre outras aquisições, destacam-se uniformes completos para o efetivo, construção do muro e guarita do prédio da GCM, e o Plantão de Atendimento Psicológico para guardas e bombeiros.

“A segurança é uma de nossas prioridades de governo, por isso temos investido na Guarda Municipal de Sumaré, órgão de grande importância no apoio às polícias Civil e Militar. Na sede da corporação implantamos a Central de Comunicação e Monitoramento, novo sistema operacional que integra o atendimento à população, monitoramento da cidade e despacho de ocorrências, além dos tablets para realizar as ocorrências. Também investimos no Corpo de Bombeiros Municipal, permitindo que nossa unidade esteja sempre bem equipada e preparada para atender à população com agilidade e segurança”, comentou o prefeito Luiz Dalben.

Bom destacar ainda que Sumaré teve ano passado uma redução de 46,1% no número de homicídios. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP), entre janeiro a novembro de 2019, as estatísticas mostram uma diminuição de 26 para 14 casos registrados, consolidando a queda na criminalidade em relação ao mesmo período de 2018.

A Guarda Municipal tem sido de grande importância no reforço com as famosas ‘saidinhas’ temporárias. A corporação auxilia nas datas especiais em que centenas de detentos dos presídios da região deixam as unidades prisionais. Os indultos garantem aos presidiários livre circulação pelas ruas no Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal. As operações visam beneficiar a população sumareense, tanto nos bairros como na área comercial, principalmente nos arredores das agências bancárias. A preocupação é que além dos presídios de Hortolândia e do Centro de Ressocialização de Sumaré, a saída temporária também contempla presídios de Campinas e Piracicaba.

“Precisamos reforçar sempre a segurança da nossa população e a nossa Guarda Municipal tem sido muito importante a fim de intensificar o patrulhamento e aumentar as ações de segurança”, garantiu o Chefe do Executivo.

O secretário Municipal de Segurança, Ricardo Alexandre Zequin, destacou que a GCM tem realizado diversas ações preventivas em vários pontos do Município. “Operamos de acordo com os índices de cada região. As operações têm o intuito de coibir práticas delituosas, como roubos e furtos, e resulta em números estatísticos positivos”, garantiu.

Tablets nas viaturas

Otimizar o serviço, online, diminuindo consideravelmente a burocracia e o uso de papel! Com essa finalidade a Guarda Municipal de Sumaré passou a operar via Tablet. O serviço gerou praticidade, tendo em vista que os guardas não precisam mais sair da corporação com várias folhas de papel nem fazer os registros a mão. Com o equipamento, eles executam a ordem de serviço virtualmente, integrando automaticamente ao Centro de Comunicação Operacional e Monitoramento da GM.

O uso de Tablet representa um avanço no quesito segurança e faz parte do sistema implantado em julho de 2018 pela administração municipal, a nova CECOM (Central de Comunicação e Monitoramento) da Guarda Civil Municipal – base operacional que integra o atendimento à população, monitoramento da cidade e despacho de ocorrências. O novo sistema foi desenvolvido pela própria equipe de TI (Tecnologia da Informação) da Prefeitura e permite um melhor gerenciamento das informações, mapeamento mais específico das ocorrências e direcionamento do patrulhamento.

“O Tablet integrado ao CECOM da Guarda Municipal foi mais um investimento visando contribuir de forma significativa para a segurança pública e proteção dos sumareenses. A tecnologia permite ação mais rápida e ajuda no planejamento preventivo nas áreas com mais problemas, atuando especificamente em cada região”, destacou o prefeito.

Todas as viaturas estão equipadas, proporcionando praticidade e agilidade na execução dos serviços. Ou seja, o uso além de gerar melhorias significativas na atuação dos guardas municipais, propiciou um ganho quanto à burocracia e a geração de estatísticas e mapeamento dos locais de maiores índices no Município, já que não é mais necessário usar o modelo antigo de anotação em papel, além do quesito responsabilidade social, com a diminuição do uso de papel. Todas as chamadas são registradas, gravadas e armazenadas com data, hora, tempo de espera e providência adotada, gerando número de protocolo e estatísticas.

Plantão Psicológico

Preocupada com a saúde e a exposição a fatores estressantes pelos guardas e bombeiros que lidam com o perigo iminente e que convivem com situações de risco, exigindo muita estabilidade emocional, a Prefeitura de Sumaré passou a oferecer o Plantão Psicológico quinzenal. O serviço faz parte do Projeto Saúde Mental, implantado em parceira pelas Secretarias de Segurança e de Saúde. O prefeito Luiz Dalben comentou sobre a necessidade do fortalecimento emocional a essa categoria. “É de extrema importância esse apoio para o bom desempenho dos nossos guardas e bombeiros, por causa do elevado risco submetidos nas atividades diárias. O Plantão Psicólogo visa dar suporte aos agentes de segurança, que lidam constantemente com muita pressão no trabalho”.

Há dois tipos de doenças: as hereditárias e as adquiridas no dia a dia. E são duas formas de agir: preventivamente, que é detectar o problema no início e tratá-lo em tempo; ou deixar ‘estourar’ para somente depois tomar uma atitude. Entre as doenças adquiridas no cotidiano está o estresse, que pode levar à depressão – considerada um dos males de todos os tempos – e que tem levado milhares de pessoas a cometer suicídio. Daí a necessidade de fornecer o apoio psicológico e prevenir o estresse emocional dos trabalhadores da segurança municipal de Sumaré.

Bombeiros

Já o Corpo de Bombeiros Municipal atendeu 1.161 ocorrências de naturezas diversas no ano de 2019, sendo 432 incêndios, 205 resgates, 271 salvamentos e 253 auxílios. Entre os incêndios, dois de grandes proporções. O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender ao chamado de explosão em empresa de biodiesel, no centro da cidade. Apesar dos esforços de isolamento e extinção das chamas que se espalharam, foram localizadas duas vítimas, uma socorrida ao UPA pelo SAMU; e a segunda vítima, já sem vida, no interior de um dos reservatórios. Da mesma forma, a unidade foi acionada para atendimento a um incêndio nas dependências das Lojas Caedu.

O órgão também recebeu novos equipamentos: 02 sopradores da marca Steell para combate a incêndios florestais; 23 conjuntos de aproximação para combate a incêndios; 84 conjuntos de fardamento; 40 pares de botas cano longo; 1 conjunto de roupas de apicultor; colares cervicais, encosto de cabeça para serviços de resgate; e duas viaturas – uma de Resgate e uma de Salvamento.

Destaque ainda para os novos itens de vestuário e eletrônicos – materiais avaliados em aproximadamente R$ 60 mil – que foram doados por empresas da cidade por meio da Lei do Hidrante que, após alteração proposta pelo prefeito Luiz Dalben, também permite a doação de equipamentos e materiais. A corporação conta agora com mais 18 conjuntos de aproximação (para combate ao fogo), 28 pares de botas de combate a incêndio, 50 pares de botas operacionais, três CPU´s e dois sopradores de folhas e vegetação.

Somam-se as ocorrências, outras atividades como treinamento aos professores da rede municipal de Educação. Os trabalhos do Corpo de Bombeiros Municipal beneficiaram 23 docentes da EM Sabidinho, na região central. A capacitação visa garantir que os professores estejam aptos a socorrer alunos ou funcionários que porventura venham a sofrer algum acidente ou mal-estar dentro das unidades escolares, como queda, queimadura, engasgo, convulsão, entre outros. Além disso, o treinamento incluiu oficinas práticas sobre como realizar imobilização cervical e massagem cardíaca, por exemplo.

Outro treinamento em Primeiros Socorros foi destinado a trinta servidores no Centro Esportivo e teve por finalidade capacitar os funcionários para agir em situações de emergência. Foram ministradas instruções sobre desengasgamento, parada cardiorrespiratória, desmaio, hipoglicemias e traumas, etc.

No quesito responsabilidade social, o Corpo de Bombeiros realiza o sonho de crianças que querem conhecer de perto esses ‘super-heróis’, como é caso de Cristiano, de cinco anos. O garoto foi surpreendido com a visita de alguns bombeiros em sua casa no Parque Emília, onde recebeu de presente de aniversário uma farda, e emocionou a todos. Outro menino, Rafa, também teve seu sonho realizado ao conhecer de perto os queridos bombeiros municipais.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Após primeiro caso confirmado de coronavírus no Brasil, Sumaré reforça plano de ações para enfrentamento da doença

Publicado

em

Por

Visando tranquilizar a população e estar preparada para prestar o auxílio necessário aos moradores, Sumaré reforçou o plano de ações para o enfrentamento do coronavírus. Os objetivos do projeto na cidade são a prevenção da doença, assistência e atendimento de possíveis pacientes suspeitos – O Município não registrou casos suspeitos até o momento.

Caso algum paciente apresente sintomas como febre, tosse e dificuldade para respirar e tenha histórico de viagem para locais com transmissão local, como a China, ou ter tido contato próximo com pessoa com caso suspeito a orientação é para que procure a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência. Todas as unidades de Sumaré estão aptas e preparadas e vão destinar vagas diárias para atender os suspeitos e os colaboradores capacitados para receber os pacientes. Ao procurar a UBS, serão avaliados se os sintomas indicam alguma probabilidade de infecção por coronavírus, além de tomadas as providências para notificação e coleta de material para exame laboratorial.

Além disso, novas capacitações estão sendo ofertadas aos colaboradores e nas unidades de saúde foram fixados materiais de orientação. Na urgência e emergência, uma grade de transferência dos quadros respiratórios graves (que necessitam de intubação, por exemplo) foi montada para que esses casos sejam remanejados para hospitais da região.

“Sumaré está preparada para atender com qualidade qualquer paciente que apresente sintomas ou que necessite de auxílio. Queremos tranquilizar a população, nossas unidades e colaboradores foram capacitados e estão de prontidão para prestar um atendimento adequado e eficiente. Porém, nosso objetivo é continuar registrando zero casos de suspeitos e para isso continuamos em alerta e trabalhando incansavelmente. Também contamos com a colaboração da população para que siga algumas medidas de prevenção e, em caso de suspeita, procure imediatamente a unidade de referência mais próxima de casa”, disse o prefeito Luiz Dalben.

O Ministério da Saúde recomendou evitar viagens à China como forma de prevenir contaminações. No entanto, as precauções de contágio são importantes para evitar a propagação de doenças infecciosas. Confira:  

  • Evitar contato próximo com pessoas doentes e que tenham infecção respiratória aguda
  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um antisséptico para as mãos à base de álcool em gel, principalmente, após contato direto com pessoas doentes e antes de se alimentar
  • Usar lenços descartáveis para higiene nasal (nada de lencinhos de pano!)
  • Cobrir nariz e boca sempre que for espirrar ou tossir com um lenço de papel e descartar no lixo
  • Higienizar as mãos sempre depois que tossir ou espirrar
  • Evitar tocar em olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas
  • Manter ambientes muito bem ventilados
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal como copos, garrafas e talheres
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência
  • Evitar contato com animais selvagens ou doentes
Continue Lendo

Nossa Cidade

Escolinha Social do Florely recebe inscrições gratuitas para Futebol de Areia

Publicado

em

Por

Futebol Areia

Aproveitar bem os espaços esportivos com atividades para crianças e adolescentes! Desta maneira a Prefeitura de Sumaré, por intermédio das Secretarias de Cultura, Esporte e Lazer e de Inclusão Social tem levado o Projeto Escolinhas Esportivas para todo o Município.

No Bairro Florely, região do Maria Antonia, por exemplo, uma atividade que tem movimentado meninos e meninas é o Futebol de Areia. A modalidade esportiva está sendo oferecida gratuitamente na Escolinha Futebol Social, inaugurada no último dia 16. Desde então, estão sendo aceitas inscrições, de ambos os sexos, para a faixa etária entre 6 a 12 anos.

Incentivador das práticas esportivas, o prefeito Luiz Dalben destaca que atividades como essas acrescentam em saúde e qualidade de vida para crianças e adolescentes. “Proporcionar atividades físicas e de lazer para a comunidade é um compromisso da nossa gestão. São exercícios que beneficiam a saúde física e também melhoram a autoestima e a qualidade de vida dos nossos moradores”, comentou o prefeito.

As aulas são ministradas às segundas, quartas e sextas, em dois períodos – manhã e tarde, no contraturno escolar: das 8 às 9h; e das 16 às 17h. A intenção, segundo o prof. Anderson Silva, é aumentar as turmas, de acordo com a demanda, ou seja, estender para outros dias da semana, contemplando outras crianças.

A Escolinha Futebol Social fica na Rua Pedro Quintino, antiga Rua 16, no Parque Florely, na Região do Maria Antônia. Mais informações pelo e-mail futebolsocial.sumare@gmail.com ou whatsapp (19) 98945.5049.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeito Luiz Dalben visita EM São Judas, escola com Ensino de Tempo Integral em Sumaré

Publicado

em

Por

O prefeito Luiz Dalben visitou nesta quarta-feira, dia 26, a EM São Judas Tadeu, na região da Área Cura, uma das escolas onde foi implantado o Ensino de Tempo Integral em Sumaré. O Chefe do Executivo acompanhou o planejamento de volta às aulas após o Carnaval e vistoriou o interior da unidade escolar.

Ao lado da EM Magdalena Maria Vedovatt o Callegari, na região do Maria Antônia, a EM São Judas Tadeu conta com a modalidade de ensino, implantada nestas unidades como projeto piloto, beneficiando a cerca de 430 alunos do Ensino Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental.

O Ensino de Tempo Integral é ofertado no turno e contraturno escola.  Os alunos permanecem nas escolas das 7h30 às 15 horas. Durante este período, são servidas três refeições: café da manhã, almoço e café da tarde – uma alimentação nutritiva e balanceada, incluindo alimentos da agricultura familiar. Além da grade curricular básica, com disciplinas como português e matemática, por exemplo, as crianças têm também à disposição oficinas com atividades culturais, lúdicas e de recreação.

“Este foi um projeto piloto que implantamos e estamos acompanhando as atividades desenvolvidas com os alunos. O Ensino Integral amplia a formação dos nossos alunos, possibilitando que eles aprendam as disciplinas bases, mas também desenvolvam outras habilidades e se sintam acolhidos no ambiente escolar. Além de favorecer o pleno desenvolvimento das nossas crianças, o Ensino Integral também contribui para a formação cidadã, criando um ambiente confortável e seguro aos alunos e reduzindo o tempo ocioso deles. É uma satisfação imensa poder implantar este projeto em nossa cidade, é mais um investimento nas nossas crianças e no nosso futuro. É a Educação que transforma a sociedade”, disse o prefeito Luiz Dalben.

EDUCAÇÃO

O ano começou com diversos investimentos na educação. Os alunos já estão recebendo os kits de material escolar, distribuído para os 22 mil alunos da rede municipal de ensino, do Ensino Infantil, Fundamental, Médio e  EJA (Educação de Jovens e Adultos). Além disso, nas próximas semanas começa a distribuição dos uniformes escolares.

As unidades escolares contaram com manutenção e limpeza, inclusive mutirões nos finais de semana. A Prefeitura instala ar-condicionado nas salas de aula. Também foram adquiridos novos computadores para a área administrativa e laboratórios de informática das 39 unidades escolares. Novos brinquedos foram instalados nos parquinhos infantis.

A administração municipal está concluindo, em parceria com o Estado, a obra da EM Maria Luisa Cia Medeiros, do Bordon, e deve assumir a construção da escola do Jardim Orquídea – que tinha sido iniciada pelo Estado, neste caso, a unidade será municipal – além de ter iniciado as obras da EM do Jardim Lucélia, e a ampliação e reforma da EM do Parque Residencial Regina. Destaque ainda para a continuidade dos projetos especiais: CEAV (Centro de Educação Ambiental Vivenciada), Cidade Mirim de Trânsito e Parque dos Animais. Outra novidade fica por conta da aula de empreendedorismo na grade curricular deste ano.

Na parte pedagógica, o projeto “Leitura e Ética na Escola”, desenvolvido numa parceria e apoio técnico do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (Gepem) e a editora Adonis, continuará também em 2020, atendendo da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental. A intenção é incentivar a leitura junto às crianças e trabalhar temas como preconceitos, comportamento e bullying. O projeto inclui ainda a formação dos professores e visita às dependências da editora para conhecer as etapas da confecção de um livro.

Neste ano, a Prefeitura passa a oferecer na grade curricular a aula de empreendedorismo nas escolas municipais. Em princípio, 14.500 alunos do Fundamental I e II, Ensino Médio e EJA (Educação para Jovens e Adultos) serão contemplados. A parceria firmada entre a administração municipal, por meio das Secretarias Municipais de Educação e Desenvolvimento Econômico com o Sebrae prevê levar a atitude empreendedora e consumo consciente aos alunos.

Continue Lendo