Connect with us

Nossa Cidade

GM Sumaré atendeu 6.790 ocorrências em 2019

Publicado

em

Corporação recebeu vários investimentos e título Projeto Inovador da RMC no uso de tablets

A Guarda Municipal de Sumaré atendeu 6.790 ocorrências em 2019. No balanço divulgado pela corporação nesta terça (07), constam diversas ações realizadas em todo o Município, que vão de operações Saturação a Bairro Seguro. O órgão efetuou 3.877 pontos de visibilidade com viaturas em locais e horários estratégicos visando diminuir indicadores criminais. O atendimento de perturbação de sossego alcançou 1.035 registros ano passado. Nas estatísticas somam 14 operações Chorume, as quais culminaram na averiguação de 210 veículos, sendo que 44 receberam autuação por estarem irregular. Outra operação – Bairro Seguro – contou com 21 blitz, totalizando 396 veículos averiguados e 63 autuados. O órgão realizou 98 operações Saturação, abrangendo todas as regiões do município. No total, foram registrados 1.735 boletins de ocorrência. As 19 operações Bar Legal foram feitas em conjunto com a Polícia Militar e fiscalização de postura da Prefeitura de Sumaré, e juntos vistoriaram 70 estabelecimentos, autuaram 23 e lacraram um.

Os números positivos de uma Guarda Municipal atuante são reflexos dos investimentos na corporação pela atual gestão. Além da implantação do uso de tablets nas viaturas para execução das Ordens de Serviço – inclusive que rendeu ao prefeito Luiz Dalben o título de “Projeto Inovador da RMC” no quesito tecnologia (ler abaixo) – as escolas municipais também passaram a ser monitoradas pela Central de Comunicação e Monitoramento da GM, sistema implantado em 2018. Entre outras aquisições, destacam-se uniformes completos para o efetivo, construção do muro e guarita do prédio da GCM, e o Plantão de Atendimento Psicológico para guardas e bombeiros.

“A segurança é uma de nossas prioridades de governo, por isso temos investido na Guarda Municipal de Sumaré, órgão de grande importância no apoio às polícias Civil e Militar. Na sede da corporação implantamos a Central de Comunicação e Monitoramento, novo sistema operacional que integra o atendimento à população, monitoramento da cidade e despacho de ocorrências, além dos tablets para realizar as ocorrências. Também investimos no Corpo de Bombeiros Municipal, permitindo que nossa unidade esteja sempre bem equipada e preparada para atender à população com agilidade e segurança”, comentou o prefeito Luiz Dalben.

Bom destacar ainda que Sumaré teve ano passado uma redução de 46,1% no número de homicídios. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP), entre janeiro a novembro de 2019, as estatísticas mostram uma diminuição de 26 para 14 casos registrados, consolidando a queda na criminalidade em relação ao mesmo período de 2018.

A Guarda Municipal tem sido de grande importância no reforço com as famosas ‘saidinhas’ temporárias. A corporação auxilia nas datas especiais em que centenas de detentos dos presídios da região deixam as unidades prisionais. Os indultos garantem aos presidiários livre circulação pelas ruas no Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal. As operações visam beneficiar a população sumareense, tanto nos bairros como na área comercial, principalmente nos arredores das agências bancárias. A preocupação é que além dos presídios de Hortolândia e do Centro de Ressocialização de Sumaré, a saída temporária também contempla presídios de Campinas e Piracicaba.

“Precisamos reforçar sempre a segurança da nossa população e a nossa Guarda Municipal tem sido muito importante a fim de intensificar o patrulhamento e aumentar as ações de segurança”, garantiu o Chefe do Executivo.

O secretário Municipal de Segurança, Ricardo Alexandre Zequin, destacou que a GCM tem realizado diversas ações preventivas em vários pontos do Município. “Operamos de acordo com os índices de cada região. As operações têm o intuito de coibir práticas delituosas, como roubos e furtos, e resulta em números estatísticos positivos”, garantiu.

Tablets nas viaturas

Otimizar o serviço, online, diminuindo consideravelmente a burocracia e o uso de papel! Com essa finalidade a Guarda Municipal de Sumaré passou a operar via Tablet. O serviço gerou praticidade, tendo em vista que os guardas não precisam mais sair da corporação com várias folhas de papel nem fazer os registros a mão. Com o equipamento, eles executam a ordem de serviço virtualmente, integrando automaticamente ao Centro de Comunicação Operacional e Monitoramento da GM.

O uso de Tablet representa um avanço no quesito segurança e faz parte do sistema implantado em julho de 2018 pela administração municipal, a nova CECOM (Central de Comunicação e Monitoramento) da Guarda Civil Municipal – base operacional que integra o atendimento à população, monitoramento da cidade e despacho de ocorrências. O novo sistema foi desenvolvido pela própria equipe de TI (Tecnologia da Informação) da Prefeitura e permite um melhor gerenciamento das informações, mapeamento mais específico das ocorrências e direcionamento do patrulhamento.

“O Tablet integrado ao CECOM da Guarda Municipal foi mais um investimento visando contribuir de forma significativa para a segurança pública e proteção dos sumareenses. A tecnologia permite ação mais rápida e ajuda no planejamento preventivo nas áreas com mais problemas, atuando especificamente em cada região”, destacou o prefeito.

Todas as viaturas estão equipadas, proporcionando praticidade e agilidade na execução dos serviços. Ou seja, o uso além de gerar melhorias significativas na atuação dos guardas municipais, propiciou um ganho quanto à burocracia e a geração de estatísticas e mapeamento dos locais de maiores índices no Município, já que não é mais necessário usar o modelo antigo de anotação em papel, além do quesito responsabilidade social, com a diminuição do uso de papel. Todas as chamadas são registradas, gravadas e armazenadas com data, hora, tempo de espera e providência adotada, gerando número de protocolo e estatísticas.

Plantão Psicológico

Preocupada com a saúde e a exposição a fatores estressantes pelos guardas e bombeiros que lidam com o perigo iminente e que convivem com situações de risco, exigindo muita estabilidade emocional, a Prefeitura de Sumaré passou a oferecer o Plantão Psicológico quinzenal. O serviço faz parte do Projeto Saúde Mental, implantado em parceira pelas Secretarias de Segurança e de Saúde. O prefeito Luiz Dalben comentou sobre a necessidade do fortalecimento emocional a essa categoria. “É de extrema importância esse apoio para o bom desempenho dos nossos guardas e bombeiros, por causa do elevado risco submetidos nas atividades diárias. O Plantão Psicólogo visa dar suporte aos agentes de segurança, que lidam constantemente com muita pressão no trabalho”.

Há dois tipos de doenças: as hereditárias e as adquiridas no dia a dia. E são duas formas de agir: preventivamente, que é detectar o problema no início e tratá-lo em tempo; ou deixar ‘estourar’ para somente depois tomar uma atitude. Entre as doenças adquiridas no cotidiano está o estresse, que pode levar à depressão – considerada um dos males de todos os tempos – e que tem levado milhares de pessoas a cometer suicídio. Daí a necessidade de fornecer o apoio psicológico e prevenir o estresse emocional dos trabalhadores da segurança municipal de Sumaré.

Bombeiros

Já o Corpo de Bombeiros Municipal atendeu 1.161 ocorrências de naturezas diversas no ano de 2019, sendo 432 incêndios, 205 resgates, 271 salvamentos e 253 auxílios. Entre os incêndios, dois de grandes proporções. O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender ao chamado de explosão em empresa de biodiesel, no centro da cidade. Apesar dos esforços de isolamento e extinção das chamas que se espalharam, foram localizadas duas vítimas, uma socorrida ao UPA pelo SAMU; e a segunda vítima, já sem vida, no interior de um dos reservatórios. Da mesma forma, a unidade foi acionada para atendimento a um incêndio nas dependências das Lojas Caedu.

O órgão também recebeu novos equipamentos: 02 sopradores da marca Steell para combate a incêndios florestais; 23 conjuntos de aproximação para combate a incêndios; 84 conjuntos de fardamento; 40 pares de botas cano longo; 1 conjunto de roupas de apicultor; colares cervicais, encosto de cabeça para serviços de resgate; e duas viaturas – uma de Resgate e uma de Salvamento.

Destaque ainda para os novos itens de vestuário e eletrônicos – materiais avaliados em aproximadamente R$ 60 mil – que foram doados por empresas da cidade por meio da Lei do Hidrante que, após alteração proposta pelo prefeito Luiz Dalben, também permite a doação de equipamentos e materiais. A corporação conta agora com mais 18 conjuntos de aproximação (para combate ao fogo), 28 pares de botas de combate a incêndio, 50 pares de botas operacionais, três CPU´s e dois sopradores de folhas e vegetação.

Somam-se as ocorrências, outras atividades como treinamento aos professores da rede municipal de Educação. Os trabalhos do Corpo de Bombeiros Municipal beneficiaram 23 docentes da EM Sabidinho, na região central. A capacitação visa garantir que os professores estejam aptos a socorrer alunos ou funcionários que porventura venham a sofrer algum acidente ou mal-estar dentro das unidades escolares, como queda, queimadura, engasgo, convulsão, entre outros. Além disso, o treinamento incluiu oficinas práticas sobre como realizar imobilização cervical e massagem cardíaca, por exemplo.

Outro treinamento em Primeiros Socorros foi destinado a trinta servidores no Centro Esportivo e teve por finalidade capacitar os funcionários para agir em situações de emergência. Foram ministradas instruções sobre desengasgamento, parada cardiorrespiratória, desmaio, hipoglicemias e traumas, etc.

No quesito responsabilidade social, o Corpo de Bombeiros realiza o sonho de crianças que querem conhecer de perto esses ‘super-heróis’, como é caso de Cristiano, de cinco anos. O garoto foi surpreendido com a visita de alguns bombeiros em sua casa no Parque Emília, onde recebeu de presente de aniversário uma farda, e emocionou a todos. Outro menino, Rafa, também teve seu sonho realizado ao conhecer de perto os queridos bombeiros municipais.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Zona Azul: Acias acompanha de perto andamento da licitação

Publicado

em

Por

Suspenso desde julho de 2017, estacionamento rotativo é uma necessidade indispensável e tem caráter de urgência

A Acias (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Sumaré) está acompanhando de perto, junto à prefeitura, o andamento para a retomada do estacionamento rotativo. A movimentação de pessoas e de veículos na região central da cidade é intensa e as vagas para estacionar estão saturadas. A zona azul se faz necessária para solucionar esse problema.

No ano passado, a prefeitura publicou edital de licitação, mas o processo foi impugnado após a abertura dos envelopes. Em dezembro houve a republicação do edital com data para abertura dos envelopes marcada para o dia 10 de janeiro (sexta-feira passada). Seis empresas se interessaram em explorar o serviço.

Semana passada, em reunião com representantes da Prefeitura de Sumaré, o presidente da Acias, Juarez Pereira da Silva, foi informado sobre o andamento do processo de licitação que vai definir qual empresa assumirá o serviço.

“Na última quinta-feira (16) recebemos representantes da prefeitura na Acias que nos informaram sobre a abertura dos envelopes para a análise documental realizada no dia 10 (sexta-feira) e que os documentos foram encaminhados ao departamento jurídico para realizar a análise técnica das empresas que participam do processo de licitação. A expectativa é que este estudo termine na próxima semana”, explicou Silva.

O presidente da Acias lembra que Sumaré é a segunda maior cidade da Região Metropolitana de Campinas, tem um comércio forte e diversificado e a movimentação de consumidores na região central é intensa, gerando empregos, rendas e receitas para a cidade.  O estacionamento rotativo é a solução mais democrática para disciplinar o uso das vagas na região central.  “Infelizmente, não são raros os casos de pessoas que estacionam seus veículos e os deixam o dia todo nas vias públicas, impedido que outras pessoas também utilizem o mesmo espaço. É uma situação que prejudica consumidores e também o comércio”, observa.

Atualmente o controle de estacionamento na região central é realizado apenas de forma paliativa, pela prefeitura, durante o período de compras de final do ano.  “Esse paliativo no final dos últimos três anos não mais atende aos anseios dos empresários, consumidores e usuários dos diversos serviços que a região oferece. Isso reforça a real necessidade do estacionamento rotativo”, ratifica Silva.

Desde a suspensão do estacionamento rotativo, a Acias tem cobrado a prefeitura em busca de uma solução para esta questão e participa ativamente das reuniões do projeto para a reativação do serviço. Em agosto do ano passado, o presidente e diretores da Acias também participaram da sessão da Câmara de Vereadores e discutiram a importância do estacionamento rotativo.

A Acias não está medindo esforços junto à prefeitura no desenvolvimento e implantação do novo estacionamento rotativo. A retomada do serviço é essencial para reorganizar o trânsito e o estacionamento de veículos, evitando a evasão de consumidores, o que vem acontecendo há tempos com muita frequência.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Nota do Enem facilita ingresso de alunos na Anhanguera

Publicado

em

Por

Estudantes podem garantir bolsas de estudo de até 100% em todo curso, de acordo com o desempenho alcançado no exame

As notas individuais da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão divulgadas nesta sexta-feira (17) pelo Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – e cerca de cinco milhões de brasileiros serão beneficiados com a oportunidade de transformar suas vidas por meio do ensino superior.

O resultado pode encurtar o caminho de acesso à graduação nas unidades da Faculdade Anhanguera de Sumaré e Santa Bárbara D’Oeste, que disponibilizarão bolsas de estudo de até 100% aos participantes. “O exame representa um marco na vida de centenas de pessoas, porque funciona como uma porta de entrada e ajuda a democratizar o sonho da formação superior”, explica Leonardo Danelon, diretor da Anhanguera de Santa Bárbara.

Pontuação

De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), ingressar na faculdade ainda é um sonho distante para 70% dos jovens que concluem o ensino médio. O resultado do Enem pode ser um grande aliado neste desafio, já que permite o acesso a descontos, bolsas de estudo, além das possibilidades de financiamento.

O percentual da bolsa de estudo oferecido pela Anhanguera varia de acordo com a nota obtida, ofertando de 20% a 100% de desconto. Para aproveitar a vantagem, os interessados podem utilizar a nota do Enem dos anos anteriores, a partir de 2010. Caso tenha realizado mais de uma prova, a instituição considerará a nota mais recente. Contudo, vale ressaltar que o benefício não é válido para transferência externa.

Mais informações podem ser obtidas pessoalmente nas unidades ou ainda pelo site https://www.vestibulares.com.br/.

SERVIÇO:

·         Faculdade Anhanguera de Sumaré

Avenida Eugenia Biancalana Duarte, Jardim Primavera

·         Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara D’Oeste

Avenida Juscelino Kubitscheck de Oliveira, 1450, Distrito Industrial II

Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura de Sumaré realiza troca do telhado da EM Martha Smolli

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Sumaré realizou, por meio da Secretaria Municipal de Educação, a troca das telhas da Escola Municipal “Professora Martha Smolli Domingues”, localizada na Região do Picerno. Após avaliação da situação do telhado – prejudicado por vendaval – foi detectada a necessidade de substituir toda a estrutura da cobertura da unidade.

A escola atende atualmente cerca de 30 classes com 812 alunos – do Jardim I, II ao 1º ano – nos períodos da manhã e tarde. “Temos pautado nossas ações na melhoria da qualidade dos serviços prestados à população, e os investimentos no setor da educação beneficiam diretamente os alunos e funcionários, como é o caso da troca do telhado dessa escola municipal”, garantiu o prefeito Luiz Dalben.

A prefeitura contratou por meio de licitação a Construtora Alpha Vitória, com supervisão da Secretaria Municipal de Obras. Na obra que recebeu investimento de R$ 195.702,76 foi utilizado material de excelente qualidade – a telha termoacústica – que oferece ótimo acabamento e conta com isolamento térmico e acústico.

A EM Martha Smolli fica na Rua dos Eucaliptos, nº 181, no Jardim Basilicata, na Região do Picerno.

Continue Lendo