GM Sumaré divulga balanço

A GCM (Guarda Civil Municipal) de Sumaré, mantida pela Prefeitura, divulgou nesta segunda-feira, dia 18 de maio, um balanço de apreensões de entorpecentes realizadas pela corporação entre os meses de janeiro e abril de 2015. No primeiro quadrimestre do ano, foram confiscados 2,309 kg de maconha, 2,573 kg de cocaína e 519 g de crack.

A quantidade de entorcepente apreendida é repassada para a Polícia Civil, que faz a perícia e averiguações de conteúdo, bem como a investigação do caso e o indiciamento dos suspeitos flagrados pela Guarda traficando. Os locais com maior número de ocorrências envolvendo drogas registradas pela GCM são os Jardins Dall’Orto, Maria Antônia, Picerno e Ipês – mas todas as regiões da cidade apresentam registros de casos.

Em todo o ano de 2014, para comparação, a Guarda Municipal apreendeu 21,298 kg de maconha, 8,609 kg de cocaína e 1,574 kg de crack.

“A maioria dos casos é em flagrante delito. Quando os meliantes são menores de idade, eles são encaminhados para a Vara da Infância e Juventude. Nos casos envolvendo maiores, os indivíduos são levados para as cadeias públicas, aos cuidados da Polícia Civil, e ficam à disposição da Justiça. Todos os casos são registrados junto à Polícia Civil”, explicou o comandante da Guarda Municipal, Paulo Roberto Serra.

“Esse trabalho tem uma importância muito além da apreensão dos entorpecentes, e não termina quando recolhemos os produtos. É algo bem mais abrangente, pois essas apreensões ajudam na diminuição de roubos e futros. A maior parte dos usuários de drogas recorre ao crime para manter o vício. Dificultando que esses usuários encontrem a droga, também reduzimos esta ‘necessidade’ de furtar ou roubar veículos, residências e pessoas para pagar pelo uso”, explicou o secretário de Segurança, coronel Ronaldo Pontes Furtado.

GUARDA

A GCM de Sumaré faz um trabalho efetivo de patrulhamento em todas as regiões da cidade. Além disso, há o auxílio do sistema Infoseg, liberado para Sumaré em 2013, auxilia na consulta sobre antecedentes criminais, mandados de prisão em aberto, documentação de veículos e carteiras de habilitação, dados que antes precisavam ser fornecidos por outras cidades.

A corporção também conta com câmeras de vídeo espalhadas pelo município, que auxiliam na identificação de furtos, roubos de veículos e monitoramento de pessoas em atitudes suspeitas. Em janeiro de 2014, a nova frota de veículos leves locados pela Prefeitura foi renovada. A GM foi beneficiada com novas viaturas, equipadas com GPS e com um sistema de comunicação mais moderno.

INVESTIMENTOS

Durante o primeiro semestre de 2014, a Guarda Municipal recebeu os armamentos menos letais, graças a um investimento de R$ 161 mil autorizado pela prefeita Cristina Carrara na melhoria do equipamento da corporação. Também foram entregues bombas de efeito moral, gás de pimenta e lançadores de balas de borracha.

Além disso, em janeiro, já haviam sido entregues 20 escudos de proteção, 20 capacetes de proteção, 20 capacetes para policiamento, 20 conjuntos de caneleiras de proteção, 30 conjuntos de cotoveleiras táticas, 30 cassetes de borracha e 50 tonfas, em um investimento direto de R$ 39,2 mil.

A nova frota de veículos leves locados pela Prefeitura também foi renovada. A GM foi beneficiada com novas viaturas, equipadas com GPS e com um sistema de comunicação mais moderno.

A Prefeitura também investe em treinamentos práticos e teóricos, sempre atualizando o efetivo.

Share this content: