Seguindo o compromisso do prefeito Luiz Dalben de valorizar os servidores públicos, a Guarda Civil Municipal de Sumaré firmou uma parceria com a Academia Sandra Tomazin, na região central da cidade, possibilitando a preparação física para a equipe do GOT (Grupo de Operações Táticas). Até então, a equipe só recebia treinamento tático.
“Essa parceria é um incentivo para os guardas, que nunca contaram com um espaço para os treinamentos físicos. Desde o início da parceria, o efetivo já obteve um excelente desempenho nas ocorrências”, explicou o secretário de Segurança, Ricardo Zequim.
O GOT utiliza os equipamentos da academia para treinos diários de musculação, sob a supervisão da professora Karen Okamoto, além de usar o espaço para os treinamentos focados na resistência física e defesa pessoal. O grupo lida com ocorrências de maior grau de periculosidade, por isso, precisa de um treinamento reforçado.
“Treinamos diariamente antes do patrulhamento. Sempre realizamos treinos táticos como abordagem, uso de equipamentos não letais, desobstrução de vias públicas, mas esse treino físico prepara nossa equipe para ocorrências que necessitam do uso da resistência física, como perseguição a meliantes e imobilização de indivíduos agressivos”, explicou Ednelson Peixoto, encarregado do GOT.