Connect with us

Nossa Cidade

Governo anuncia duplicação de malha ferroviária de Americana e Sumaré

Publicado

em

Nesta segunda-feira (19), o Governo do Estado anunciou a duplicação da malha ferroviária de Americana e de Sumaré. As obras fazem parte de plano de reestruturação da malha ferroviária em todo o estado. Segundo o Governo, grande parte das obras deverá ser concluída em seis anos. Mais detalhes ainda não foram divulgados. 

“É a maior ampliação do transporte ferroviário do estado de São Paulo dos últimos 50 anos e é o primeiro anúncio do plano de retomada da economia. Estão previstas duplicações, reativações de trechos inativos, ampliação de pátios e modernização total da ferrovia”, disse o governador João Doria (PSDB). As obras serão realizadas pelo Grupo Rumo Logística. 

Entre as intervenções previstas, destacam-se: 

Publicidade

1) Ampliação e implantação de pátios de cruzamento entre Rubinéia e Itirapina 

2) Duplicação de trechos entre Itirapina, Boa Vista Velha e Perequê, passando por municípios como Sumaré, Limeira, Rio Claro e Americana 

3) Retirada de oficina de manutenção da área urbana de Araraquara 

4) Retirada de oficina de manutenção da área urbana de Rio Claro 

5) Contorno ferroviário atendendo os municípios de Mirassol, São José do Rio Preto e Cedral. O contorno ferroviário que ficará a 10 km da área central de São José do Rio Preto. Serão feitas 25 obras de artes (5 pontes e 20 viadutos ferroviários) 

6) Contorno ferroviário em Catanduva: serão cerca de 18 km de trilhos e um novo pátio 

7) Reativação do ramal ferroviário Colômbia-Pradópolis (158,6 km), que passa por entroncamentos logísticos em Bebedouro e Barretos 

8) Reativação do ramal ferroviário Panorama-Bauru (369,1 km), que atravessa cidades importantes como Bauru e Dracena 

9) Passarelas, viadutos e pontes (rodoviárias e/ou ferroviárias) em várias cidades paulistas 

Nossa Cidade

ETEC Sumaré está com inscrições abertas para vestibulinho 2021

Publicado

em

Por

As inscrições para o para o vestibulinho 2021 da ETEC (Escola Técnica) Sumaré já estão abertas. Até às 15 horas do dia 14 de dezembro os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo site www.vestibulinhoetec.com.br. São oferecidos os cursos técnicos  de “Logística” e de “Administração”, ambos com duração de um ano e meio. A taxa de inscrição é de R$ 19,00.

Podem participar candidatos que concluíram ou estão cursando o 2º ano do Ensino Médio regular na data da matrícula. Também podem concorrer a uma vaga candidatos que concluíram ou estão cursando o EJA (Programa de Educação de Jovens e Adultos) ou ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). Devido ao isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus, a instituição não fará prova presencial e o ingresso do aluno será pela análise do histórico escolar.  A lista de classificação geral estará disponível a partir do dia 19 de janeiro de 2021.

Publicidade

São dois polos da ETEC (Escola Técnica) em Sumaré, um no Centro Administrativo de Nova Veneza, onde é oferecido o curso técnico de “Logística” e outro na Escola Estadual João Franceschini (região central), onde acontecem as aulas do técnico em “Administração”.

Confira o cronograma do vestibulinho:

  • Até às 15h do dia 14/12/2020 – Inscrições para o Processo Seletivo no site vestibulinhoetec.com.br e envio por meio digital, via upload, da documentação comprobatória;
  • A partir de 01/12/2020 – Divulgação no site www.vestibulinhoetec.com.br do resultado da solicitação de redução da taxa de inscrição;
  • De 02/12 até às 23h59 do dia 03/12/2020 – Prazo para interposição de recurso para os candidatos que tiveram o pedido de redução da taxa de inscrição indeferido;
  • 10/12/2020 – Divulgação da análise dos recursos de redução da taxa de inscrição;
  • 31/12/2020 – Divulgação da lista preliminar das inscrições deferidas e indeferidas para o processo seletivo;
  • De 04/01 até às 23h59 do dia 05/01/2020 – Período para interposição de recurso e retificação das notas e documentação dos candidatos que tiveram as inscrições deferidas/indeferidas para o processo seletivo;
  • 13/01/2021 – Divulgação da análise dos recursos e das retificações de notas/documentos;
  • A partir de 19/01/2021 – Divulgação da lista de classificação geral e convocação para envio dos documentos de matrícula da 1ª chamada;
  • De 20/01 até 21/01/2021 – Matrícula da 1ª chamada e envio de documentação de matrícula por meio digital, via upload, pelos candidatos, no site www.vestibulinhoetec.com.br;
  • 27/01/2021 – Aviso de deferimento e indeferimento das matrículas da 1ª chamada;
  • 29/01/2021 – Divulgação da 2ª chamada e convocação para envio dos documentos de matrícula da 2ª chamada;
  • De 01/02 até 02/02/2021 – Matrícula da 2ª chamada e envio de documentação de matrícula por meio digital, via upload, pelos candidatos, no site www.vestibulinhoetec.com.br;
  • 04/02/2021 – Aviso de deferimento e indeferimento das matrículas da 2ª chamada.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Sumaré participa de lançamento do Plano Diretor Regional de Turismo

Publicado

em

Por

Sumaré participou nesta quarta-feira, dia 25, do lançamento do  Plano Diretor Regional de Turismo. A cerimônia foi online e promovida pela Região Turística Bem Viver, composta pelas cidades de Sumaré, Americana, Campinas, Elias Fausto, Hortolândia, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste.

O Plano teve duração de dois anos e foi desenvolvido pelos técnicos dos Departamentos de Turismo de cada cidade, em parceria com o SENAC Americana. O objetivo foi levantar os produtos e protenciais turísticos de cada cidade, além do planejamento de ações a curto, médio e longo prazo para alavancar o Turismo Regional em seus mais diferentes segmentos – cultural, ecológico, tecnológico, rural, entre outros.

Publicidade

Este Plano dará subsídio e ferramentas aos Municípios para o planejamento de execução das ações, captação de recursos em órgãos estaduais, federais, empresas e outras iniciativas privadas, possibilitando investimentos financeiros na região.

“Temos muito a oferecer em nossa cidade, e não medimos esforços para, juntamente com o nosso Conselho de Turismo e agora com o Plano regional, promover o desenvolvimento do setor e tornar nosso Município polo de turismo, gerando renda e empregos e estimulando que a população conheça as mais variadas formas de turismo de Sumaré”, destacou o prefeito Luiz Dalben.

COMTUR

Sumaré conta com o Conselho Municipal de Turismo de Sumaré (COMTUR) – órgão da Prefeitura e que funciona como um instrumento de estímulo ao desenvolvimento turístico sumareense. A cidadepossui vários atrativos turísticos, com forte tendência ao turismo business. Por isso, o COMTUR tem representantes de vários segmentos, tanto do setor público (Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico; Cultura, Esportes e Lazer; Meio Ambiente e Educação), e privado (Hotéis e Agências de Viagens, Guias de Turismo, Restaurantes e Bares, Artesãos, Assentamentos, Imprensa e Turismólogos).

Além de promover e estimular as atividades ligadas ao turismo sumareense é de atribuição do Comtur elaborar e aprovar o Calendário Turístico do Município, e monitorar o crescimento do turismo local, a partir da melhoria da prestação dos serviços turísticos oferecidos. Ou seja, atua na execução de diretrizes por meio dos órgãos municipais e dos serviços prestados pela iniciativa privada com o objetivo de prover a infraestrutura adequada ao fortalecimento do turismo em todos os seus segmentos, bem como o avanço da indústria turística.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Estuda Friday na Faculdade Anhanguera de Sumaré, bolsas de 50% para todos os cursos

Publicado

em

Por

A Faculdade Anhanguera de Sumaré realizará o Estuda Friday com bolsas de 50% para todos os candidatos que se inscreverem nos dias 26, 27 e 28 de novembro.

A bolsa de estudos destina-se à alunos ingressantes em cursos de graduação presencial e EAD com início em Fevereiro de 2021.

Publicidade

A unidade Anhanguera Sumaré, no interior de São Paulo, iniciou as suas atividades em 2010 com a oferta de quatro cursos de graduação e tecnólogos. Em pouco tempo a universidade ampliou as opções e já são 20 diferentes cursos disponíveis para os 3.050 alunos, todos com reconhecimento do MEC.

Anhanguera Sumaré já recebeu diversos prêmios por sua atuação junto à comunidade, como o selo de Instituição Socialmente Responsável da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), o Certificado de Instituição de Ações Socioeducativas para Crianças do Nisfran e o certificado pelo reconhecimento dos serviços prestados em parceria com o Rotary Club Sumaré.

Faça sua inscrição através do Link: https://bit.ly/3abF7u6

Continue Lendo