Connect with us

Policial

Guarda Civil Municipal e Defesa Civil iniciam Operação Papai Noel em áreas comerciais

Publicado

em

A partir desta sexta-feira, dia 4, data em que o comércio de Sumaré passa a ficar aberto até as 22h, a Guarda Civil Municipal e Defesa Civil dão início à Operação Papai Noel, reforçando o patrulhamento no Centro e outras regiões onde há concentração de estabelecimentos comerciais. O objetivo é proporcionar maior segurança dos consumidores e comerciantes durante as compras de Natal, além de orientar para a importância de seguir as normas sanitárias e de proteção.

As equipes farão o patrulhamento e policiamento ostensivo com a base móvel, viaturas, a pé e utilizando a ajuda dos cães do Canil da Guarda Municipal. Além de reforçar a segurança nas áreas comerciais, a população e comerciantes serão orientados sobre o uso correto da máscara de proteção individual, higienização do corpo e superfícies e distanciamento social.

“Nosso objetivo com esta operação é garantir a tranquilidade e segurança dos nossos moradores durante as compras de fim de ano, sempre priorizando a prevenção e respeito pelas normas sanitárias. Nossas equipes estarão nas ruas para orientar e proteger nossa população”, comentou o prefeito Luiz Dalben.

DICAS DE SEGURANÇA

A Guarda Civil Municipal orienta à população para alguns cuidados necessários nessa época do ano, principalmente em locais com maior concentração de pessoas. Evite manusear dinheiro em público; bolsas, carteiras ou sacolas de compras devem ser transportadas à frente do corpo e para o lado de dentro da calçada; evite andar com o aparelho celular nas mãos; desconfie de orientações de estranhos, principalmente no interior de agências bancárias; prefira pagar com cheque ou cartão, para não ter consigo grandes quantias em dinheiro.

Em caso de emergência, o telefone da Guarda Municipal é 3873-2656. A Polícia Militar pode ser acionada pelo 190.

Policial

GM de Sumaré vistoria estabelecimentos e encerra festa clandestina por descumprimento ao Plano São Paulo

Publicado

em

Por

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sumaré tem intensificado as ações no Município em cumprimento ao Plano São Paulo, principalmente com a nova determinação da restrição de circulação para todas as cidades do Estado entre 23h e 5h, até o dia 14 de março. A medida visa à prevenção e à contenção da transmissão do coronavírus, tendo em vista a situação atual da pandemia na região.

No último final de semana (sexta a domingo) o órgão promoveu outra importante operação preventiva e de conscientização junto à população. Foram vistoriados 16 estabelecimentos. Na ocasião, a Guarda encerrou uma festa clandestina no bairro Matão com aproximadamente 200 pessoas, por descumprimento ao decreto estadual. A ação contou com o apoio da Polícia Militar.

“É importante que toda a população contribua atendendo aos protocolos do Plano São Paulo, que determina a restrição de circulação para todas as cidades do Estado entre 23h e 5h. Nosso objetivo é continuar fiscalizando para impedir aglomerações irregulares e festas clandestinas, principalmente aos finais de semana. Contamos com a ajuda de todos para que possamos, juntos, vencer o coronavírus”, explicou o prefeito Luiz Dalben.

Continue Lendo

Policial

Homem é preso por estupro de vulnerável em Sumaré

Publicado

em

Por

Na tarde dessa segunda-feira (01), uma equipe policial juntamente com o Comando de Grupo 1, foram acionados via copom, para comparecer no Jardim São Domingos em Sumaré para atender uma ocorrência de estupro de vulnerável.

Pelo local os policiais em contato com a testemunha, onde alegou que o autor, que é amigo da família, estava em um comodo da casa com a menina de 6 anos no colo, ambos estavam sem roupa de baixo e íntima, e o autor com o genitália ereta.

Diante dos fatos, a testemunha e vítima foram encaminhadas ao UPA Macarenko, onde o médico não constatou o rompimento do hímem e posterior a criança passou por psicólogo e assistente social. A vítima relatou ao psicólogo que o autor tampava sua boca com a mão, para que sua mãe não ouvisse os ruídos.

O homem foi conduzido para a delegacia da mulher, onde a autoridade responsável, tomou ciência dos fatos, ratificando a voz de prisão, ficando o autor a disposição da justiça.

Continue Lendo

Policial

GM de Sumaré faz avaliação de tiro para manutenção do porte de arma

Publicado

em

Por

Avaliar o conhecimento e as técnicas dos agentes de segurança pública. Com essa finalidade a Guarda Civil Municipal (GCM) de Sumaré segue realizando avaliação de tiro para a manutenção do porte de arma de fogo, conforme prevê a Legislação. A atividade junto à Polícia Federal conta com prova escrita e prática. O porte, que até o ano passado era válido para cinco anos, passou a ter validade de dez anos.

São 20 questões de conhecimento geral e teste prático, com disparos em alvo ‘humanoide’ e alvo multicor. Ao todo, 97 guardas realizarão as provas até o próximo mês de março.

“Essa avaliação, apenas para a validação do porte, é realizada no CAT (Clube Americanense de Tiro). Porém, todos os anos é feita a requalificação de armamento e tiro”, explicou a comandante Simone Nery.

Para o prefeito Luiz Dalben a queda nos índices de criminalidade que a cidade de Sumaré continua registrando ano a ano é fruto do trabalho de uma Guarda Municipal preparada e capacitada. “Esses cursos de capacitação são importantes para deixar nossos GMs atualizados e cada vez mais preparados, tendo em vista que a corporação é de grande importância no apoio às polícias Civil e Militar”, disse o Chefe do Executivo sumareense.

Continue Lendo