Connect with us

Nossa Cidade

Guardas municipais de Sumaré contam com palestras via Plantão Psicológico

Publicado

em

gm-sumare

Transtornos mentais e comportamentais! Esse foi o tema da palestra que a médica da rede municipal de Saúde de Sumaré, doutora Déborah Caetano Pereira, ministrou aos guardas e bombeiros dias 03 e 06, respectivamente, contemplando todos os turnos. Trata-se do Plantão Psicológico oferecido quinzenalmente pela Prefeitura, dentro Projeto Saúde Mental, implantado em parceira pelas Secretarias de Segurança e de Saúde. O prefeito Luiz Dalben comentou sobre a necessidade do fortalecimento emocional a essa categoria. “Prevenir ainda é o melhor remédio, principalmente quando a atividade diária provoca muito desgaste emocional. É de extrema importância esse apoio para o bom desempenho dos nossos guardas e bombeiros, por causa do elevado risco submetidos nas atuações cotidianas. O Plantão Psicólogo visa dar suporte aos agentes de segurança, que lidam constantemente com muita pressão no trabalho”.

É imprescindível usar as ferramentas disponíveis. As estatísticas revelam muitos casos de distúrbios psiquiátricos decorrentes da exaustão no trabalho, especialmente por parte daqueles que trabalham diretamente com a área da segurança. Entre as doenças adquiridas no cotidiano está o estresse, que pode levar à depressão – considerada um dos males de todos os tempos. Esse mal afeta diferentes classes sociais, idade e gênero, e tem levado ao suicídio milhares de pessoas. Há dois tipos de doenças: as hereditárias e as adquiridas no dia a dia. E são duas formas de agir: preventivamente, que é detectar o problema no início e tratá-lo em tempo; ou deixar ‘estourar’ para somente depois tomar uma atitude. 

No Brasil, entre as profissões impactadas pelo estresse, está o profissional da área de segurança. Daí a necessidade de fornecer o apoio psicológico e prevenir o estresse emocional desses trabalhadores. De acordo com estatísticas, um índice alto de 66,92% está relacionado à exaustão emocional, ou seja, são casos de distúrbios psiquiátricos, que provocam problemas como estresse, insegurança, entre outros. Esses resultados corroboram com outras pesquisas que relatam o surgimento de doenças relacionadas ao trabalho e estilo de vida.

“Os policiais estão entre profissões que mais sofrem com depressão. Apesar de ser uma doença universal, a depressão e os transtornos mentais e comportamentais afetam de maneira diferente as mais diversas carreiras”, explicou a médica Déborah.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook