quinta-feira, Maio 24

Guardas Municipais de Sumaré recebem certificado de Agentes de Fiscalização Ambiental

 

Sumaré, 15 de fevereiro de 2018

 

Os Guardas Municipais de Sumaré receberam hoje, dia 15, na sede da GM, região central, o certificado de Agentes de Fiscalização Ambiental. Os diplomas foram entregues pelos GCMs de Americana que ministraram o treinamento, Edvaldo de Paula Souza e Hariel Mikolay, para os quinze GMs que fiscalizarão as leis ambintais na cidade.

A capacitação foi ministrada pelo GPA (Grupo de Proteção Ambiental) de Americana, fundado no município há 13 anos. “Durante a capacitação, abordamos as leis ambientais de Sumaré, entre elas, arborização, chorume e poluição sonora, além de crimes ambientais e todo o processo administrativo. Desde que implantamos o GPA em Americana o atendimento mudou bastante, conseguimos focar nos crimes ambientais e oferecer todo o suporte para o serviço. É isso que esperamos conseguir em Sumaré, um trabalho intenso no combate ao desrespeito contra o meio ambiente”, explicou Edvaldo de Paula Souza, inspetor do curso.

Para Hariel Mikolay, coordenador de ensino e formação da Gama (Guarda Municipal de Americana), “é uma honra podermos contribuir para a formação dos Agentes de Sumaré. É difícil um Comando que investe no conhecimento, quando a qualificação é aplicada antes da atuação mostra o profissionalismo da corporação e vemos o reflexo disso durante o serviço”.

Os Agentes de Fiscalização Ambiental trabalharão em conjunto com o GPA (Grupo de Proteção Ambiental) da Guarda, realizando patrulhamento e atendendo aos chamados da população. Os guardas designados para o trabalho podem aplicar multas e notificações por irregularidades ambientais, como descarte de resíduos em locais proibidos e maus-tratos a animais, fazer apreensões embargos e lacrar estabelecimentos e equipamentos que ferem o meio ambiente.

 “Parabéns aos nossos guardas que concluíram o curso e vão nos ajudar na fiscalização ambiental. Esta é mais uma medida que adotamos para proteger o meio ambiente e garantir à nossa população uma cidade cada vez melhor para se viver. O treinamento não teve custos para o munícipio, agradecemos ao Gama, que nos atendeu prontamente, fornecendo para nossos GMs um ótimo conhecimento sobre policiamento ostensivo e preventivo”, disse o prefeito Luiz Dalben.

Os crimes ambientais podem ser denunciados no 0800-773-8900.