Nossa Cidade
Henrique do Paraíso é eleito prefeito de Sumaré em segundo turno
Henrique do Paraíso (Republicanos) foi eleito neste domingo (27) prefeito de Sumaré para os próximos quatro anos, com 58,22% dos votos válidos, derrotando o vereador Willian Souza (PT), que obteve 41,78%.
A presença de figuras influentes do cenário político nacional contribuiu para o impulso de Henrique na reta final. No último dia 23, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) participaram de um ato de campanha em apoio ao então candidato. Carla Zambelli (PL-SP), deputada federal, também esteve presente. Por outro lado, Willian Souza teve o apoio do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), defendendo propostas como a implantação do bilhete único, a construção de uma rodoviária e a criação gradual de uma tarifa zero no transporte coletivo de Sumaré.
As coligações dos candidatos incluíram oito partidos cada uma. Henrique do Paraíso teve o suporte do Republicanos, PL, Solidariedade, MDB, PMB, Agir, DC e Podemos. Já Willian Souza foi apoiado pelo PT, PCdoB, PV, União Brasil, PDT, PSB, Avante e PRD.
Ao todo, 18 municípios em São Paulo decidiram seus prefeitos neste segundo turno, um aumento em relação aos 16 municípios de 2020. Essa condição ocorre quando o município tem mais de 200 mil eleitores e nenhum candidato alcança mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno. Dos 30 municípios paulistas aptos a um segundo turno nesta eleição, 12 elegeram seus prefeitos ainda no primeiro turno, no dia 6 de outubro.