Na principal aula do dia, uma verdadeira lição de conscientização. Cauã Santos, de cinco anos e do Jardim I, estava à frente de um estande e explicava a todos os visitantes a respeito da cadeia alimentar. Sua pouca idade e voz pueril não o impediam de cobrar um pouco de sensibilização de todos. Sob orientação da profª. Marli, o aluninho falou sobre a importância de cuidar e preservar a natureza, como, por exemplo, não poluir as águas dos rios, oceanos, lagos e outras fontes hidrícas. Assim como ele, os demais alunos da Escola Municipal Jardim Lúcia deram um show de conscientização no último sábado (21/09), durante a II Mostra Científica Cultural: Ciência e Arte em tempo de sustentabilidade.
O evento teve o apoio da Prefeitura de Sumaré, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e da iniciativa privada, e atraiu bom público, movimentando a escola durante toda a manhã. Foram vários estandes – de instrumentos musicais que nasceram de mãos habilidosas, produzindo sons – aos de degustação com deliciosa água em vários sabores à torrada com patê, cujas ervas aromáticas fazem parte da plantação da horta da escola. A festa contou, inclusive, com a participação da Banda Sinfônica Municipal “Dorival Gomes Barroca”.
E o que é mais interessante: toda a Mostra foi produzida com material sustentável, ou seja, uma verdadeira Festa da Sustentabilidade. O patê, por exemplo, recebeu o sabor das ervas aromáticas plantadas na horta da unidade escolar. O que dizer dos pais que levaram para casa pequenos vasos com plantas e sacolas sustentáveis pintadas pelos filhos! E as crianças, da turminha do Cauã, ficaram com as camisetas que eles mesmo pintaram – retratando o animal marinho que mais gostam.
A festa propiciou ainda lindas apresentações, já que a música e a dança recuperaram o melhor da cultura brasileira, dando movimento a corpos livres e expressivos; e o público se deliciou também com o cardápio recheado de muitas guloseimas, como pastéis, bolos e doces. “A direção, corpo docente e alunos da Escola Municipal Jardim Lúcia estão de parabéns por esta II Mostra Cientifica e Cultural que teve como tema a sustentabilidade. É importantíssimo trabalhar este conceito de preservação junto às crianças, que são o nosso futuro”, disse o prefeito Luiz Dalben.
A diretora da escola, Maria Elisandra Chiva, comentou que a temática neste ano focou justamente a necessidade de ampliar a conscientização popular. “Em tempos de sustentabilidade, a ciência e arte na EM Jardim Lúcia, permitiram pela ousadia de nossa equipe e a confiança e participação de nossas famílias, que nossas crianças observassem, experimentassem, compartilhassem, criassem e fizessem escolhas. E foi assim que o trabalho coletivo resultou nesta linda Festa da Sustentabilidade”.
Cordel, exposição e alegria
Como todo evento que envolve criança, a II Mostra Científica Cultural: Ciência e Arte em tempo de sustentabilidade da Escola Municipal Jardim Lúcia foi um luxo. A reciclagem deu um passo à frente na preservação do ambiente, estimulando trocas inteligentes e a ideia de que tudo fosse criado com o objetivo de atingir produção zero de lixo.
Aves e insetos foram estudados e também sua arte de construir casas. Todos aprenderam que é preciso preservar-lhes a vida, para também ser preservado.
Água, terra e semente se uniram em pesquisas, plantios e colheitas. As ervas deram sabor à água, ao patê, ao chá, e também emprestaram seus aromas a sachês e escalda-pés.
A água, por exemplo, virou Cordel e estimulou a produção da biografia da professora nordestina. Foi brilhantemente apresentado pelos aluninhos do 1º ano, sob a orientação da professora Ana Cleonice, e dizia mais ou menos assim: “Viemos aqui descrever uma história interessante, a do povo nordestino; que para conseguir água, tinha que andar bastante. Debaixo do sol escaldante, não podiam esmorecer, pois para viver a vida – sem água não pode ser. Mas com toda essa história, devemos aprender a cuidar do nosso meio ambiente, para a água na faltar”.
Nos vários estandes espalhados pela escola, os convidados foram recepcionados por essa exposição mais que especial, afinal a proposta é que todos continuem cultivando essa ideia!
