segunda-feira, Maio 21

Inclusão comemora Dia Nacional do Livro Infantil com crianças e adolescentes

Sumaré, 17 de abril de 2018

 

Visando incentivar a leitura nas crianças e adolescentes, a Secretaria de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social de Sumaré preparou uma série de atividades em alusão ao Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado neste dia 18 de abril. Nesta terça-feira, 17, as ações tiveram início com as crianças atendidas pelo SCFV Picerno (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), onde ocorreu uma feira de doação e troca de livros, além de contação de histórias, aberta para toda a comunidade, nos períodos da manhã e tarde.

“A leitura é uma ferramenta essencial no desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes, estimulando habilidades como a interpretação, a comunicação de suas ideias e opiniões, a criatividade, aprimorando o vocabulário, a escrita de redações – são inúmeros benefícios que vão desde o desenvolvimento intelectual, como social e cultural. Por isso, a importância de promovermos ações de incentivo à leitura como essas que estão acontecendo nos nossos núcleos da Inclusão Social”, destacou o prefeito Luiz Dalben.

Amanhã, o SCFV do Jardim do Trevo promove com a garotada uma roda de leitura de contos de Monteiro Lobato, com vídeo e ilustração. Já no SCFV Nova Veneza acontece uma exposição de “Livros de Receitas e Autógrafos” para as famílias e participantes do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) da região.

 

DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL

O Dia Nacional do Livro Infantil foi instituído em 2002, por meio da Lei 10.402/02, registrando a data de nascimento do escritor brasileiro Monteiro Lobato como o dia oficial da literatura infantojuvenil. Nascido em Taubaté (SP), Monteiro Lobato (1882-1948) contribuiu intensamente para a literatura brasileira, ao inserir nas histórias para crianças elementos da cultura nacional, como os costumes do povo do interior e as lendas de nosso folclore. Também foi o precursor da literatura paradidática, cuja principal característica é permitir que a criança aprenda enquanto brinca e lê.