Começou nesta terça-feira, dia 14 de outubro, a capacitação sobre o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) direcionada para cerca de 130 profissionais da Rede de Atendimento Municipal e das entidades conveniadas à Prefeitura de Sumaré. As atividades ocorrem no Centro Administrativo de Nova Veneza e prosseguem em outros dias específicos de outubro, novembro e dezembro. Basicamente, o treinamento visa otimizar o fluxo de atendimento por meio da implementação do SUAS, que organiza as ações da Assistência Social.
Esta é a primeira fase da formação continuada da equipe de psicólogos, assistentes sociais, professores e administradores dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Segundo a secretária municipal de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Maria José de Araújo, “a importância do treinamento é fortalecer a equipe e construir fluxos de serviços”.
O treinamento está sendo realizado pela palestrante Gabriela Schreiner, formada em Ciências Sociais, com especialização em Gênero e Políticas Públicas. Entre outras qualificações, ela é consultora independente para assuntos relativos à família, gênero, direitos das crianças e adolescentes e políticas públicas no Brasil e outros países da América Latina.
A capacitação aos profissionais da Rede de Atendimento do Município será realizada em diversas etapas, sendo que a primeira fase vai até dezembro. As datas dos cursos de 2015 serão divulgadas posteriormente. No próximo ano, na segunda etapa de formação, a Secretaria de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social continua os treinamentos de forma mais direcionada aos setores de atendimento no âmbito da Assistência Social.
A REDE MUNICIPAL
Em Sumaré, o atendimento realizado pela Secretaria de Inclusão Social é feito por profissionais de seis CRASs (Centros de Referência de Assistência Social), seis Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e pelo CREAS (Centro de Referência de Assistência Social), além da equipe técnica da pasta. Entre as diversas atividades desenvolvidas, estão programas como “Viva Leite” e “Doação Simultânea”, Cadastro Único, atendimentos de crianças/adolescentes, idosos, portadores de deficiências, mulheres e pessoas em situação de rua, que estão mais vulneráveis à violação de seus direitos.
Fonte: Prefeitura de Sumaré

