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Inclusão Social de Sumaré esclarece população para não cair em fake news sobre auxílio emergencial do Governo Federal

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Preocupada com a repercussão de notícias falsas (fake news), a Secretaria Municipal de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Sumaré está esclarecendo à população, em especial as famílias em vulnerabilidade social, sobre o andamento do auxílio financeiro emergencial sancionado pelo Presidente da República na noite dessa quarta-feira, 31 de março.

A seleção e o cadastramento dos beneficiários serão realizados pelo Governo Federal exclusivamente de forma digital a fim de evitar aglomerações. O sistema digital que servirá para realizar esse cadastro ainda está em fase de implantação, portanto, não há qualquer cadastramento presencial sendo realizado pela Prefeitura de Sumaré.

O plano de ação da proposta ainda está em fase de implantação e o Município não recebeu, até o momento, qualquer orientação oficial. É importante que o munícipe fique atento às informações falsas que estão circulando nas redes sociais para não cair em golpes cibernéticos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Inclusão, outra questão muito importante que deve ser esclarecida é com relação ao pagamento do benefício. Haverá um cronograma que ainda não tem data para começar a ser feito. Todas as informações serão divulgadas à medida que estiverem disponíveis.

“A população não deve procurar por agência da Caixa Econômica, Lotérica, CRAS ou qualquer outro tipo de órgão municipal, principalmente para evitar aglomeração neste momento de enfrentamento ao coronavírus”, reforçou o órgão municipal.

CRITÉRIOS

Pela proposta do Governo Federal, os beneficiários terão um auxílio mensal de R$ 600, durante os próximos três meses. Cada família poderá ter, no máximo, dois beneficiados pelo auxílio. Trabalhadora informal que for mãe e chefe de família terá direito a receber R$ 1,2 mil por mês.

Para receber o auxílio, o beneficiário precisa atender alguns critérios: ter mais de 18 anos; não ter emprego formal; atender critérios de renda familiar; não pode receber benefícios previdenciários, seguro desemprego, nem participar de programas de transferência de renda do Governo Federal, com exceção do Bolsa Família.

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Fundo Social de Sumaré recebe alimentos do drive-thru solidário da Nova 91 FM

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O Fundo Social de Solidariedade de Sumaré recebeu nesse dia (27) de maio cerca de 500 quilos de alimentos da Rádio Nova 91 FM. A doação foi arrecadada durante o drive-thru solidário, realizado na manhã do último sábado, na Praça das Bandeiras, região central da cidade. A entrega foi feita pelo advogado e diretor da emissora, Ivan Marcos Silva, ao superintendente da Defesa Civil, Demétrio Moreira, que representou a presidente do Funssol, dona Mara Dalben. A ação beneficente contou com o apoio da Prefeitura e da organização não governamental ‘Ação da Cidadania contra a Fome e a Miséria pela Vida’ (ONG do Betinho).

“Novamente agradecemos a Rádio Nova 91 FM pela iniciativa do drive-thru solidário e pelos alimentos que serão de grande ajuda às famílias menos favorecidas e que estão enfrentando dificuldades nesse momento. Todas as doações que recebemos no Fundo Social são encaminhadas para a Secretaria Municipal de Inclusão Social, responsável pela avaliação social das famílias e pela distribuição dos alimentos”, disse dona Mara Dalben.

O Fundo Social vem desenvolvendo um forte trabalho em prol das famílias em situação de vulnerabilidade social no Município. “Parabenizamos à direção e funcionários da Rádio Nova 91 FM pelo gesto nobre, que permitiu o repasse de 500 quilos de alimentos em apoio às ações do nosso Fundo Social de Solidariedade de Sumaré. Passamos por um momento difícil, devido à pandemia do novo coronavírus, e toda ajuda é bem-vinda e tem feito a diferença na vida de muitas famílias sumareenses”, comentou o prefeito Luiz Dalben.

Lembrando que campanha segue na rádio por tempo indeterminado. O drive-thru solidário foi apenas uma extensão da ação virtual que a Rádio Nova 91 FM – Conectando você! realiza em sua programação diária. A emissora arrecada alimentos e agasalhos que também serão destinados ao órgão municipal para apoio aos trabalhos sociais.

O diretor Ivan Marcos destacou a importância dos projetos sociais, que são o carro-chefe da emissora. “Esse trabalho social da rádio acontece diariamente, mas temos intensificado nesse período de pandemia. Nossa intenção é realizar um drive-thru solidário para arrecadar agasalhos. Agradeço o empenho de todos nessa ação, também deixo meus agradecimentos ao prefeito Luiz Dalben e a presidente do Funssol, dona Mara Dalben”, disse.

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Procon Sumaré realizou mais de 400 atendimentos em dois meses

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O Procon Sumaré, órgão vinculado à Secretaria de Controle Interno e Transparência da Prefeitura, realizou 422 atendimentos a consumidores desde a segunda quinzena do mês de março – início do período de quarentena provocado pela pandemia da Covid-19,  instituído por decretos Estadual e Municipal.

“Em Sumaré, as ações de enfrentamento do novo coronavírus determinaram a suspensão do atendimento presencial nos órgãos públicos a fim de evitar aglomerações. O canal de atendimento do Procon via telefone foi mantido, como meio de prestar esclarecimentos a situações que surgiram do novo cenário, e as reclamações passaram a ser abertas diretamente no site da Fundação Procon de São Paulo”, explica o secretário de Controle Interno e Transparência, Jesuel Dimei Pereira.

No topo da lista dos atendimentos estão denúncias de preços abusivos do álcool em gel e das máscaras de proteção (25%) e de produtos da cesta básica (15%), seguidos de valores de mensalidade e transporte escolar, cartões de lojas de varejo e compras on-line.

Segundo o Procon Sumaré, nos últimos dois meses a demanda de atendimentos do órgão aumentou no sentido de orientar e resolver os conflitos relacionados às situações novas que surgiram nesse período de isolamento social. “Denúncias feitas pelos consumidores, que atuam como ‘fiscais vountários’, são fundamentais para que possamos realizar esse trabalho da melhor forma possível”, completa Jesuel.

“Estamos vivendo um período atípico em nosso País por conta da pandemia, que tem impactado diretamente todas as formas de relação de consumo. O Procon Sumaré vem trabalhando, apoiado nas leis, para orientar os consumidores nas situações de disputas e conflitos, acreditando sempre que a busca de acordos entre as partes é a ação mais saudável para todos”, acrescenta o prefeito Luiz Dalben.

O Procon Sumaré fica na Rua Ipiranga, nº 73, Centro. O atendimento durante a pandemia é feito, exclusivamente, pelo telefone (19) 3873-1071. As reclamações devem ser encaminhadas por meio do site da Fundação Procon SP (www.procon.sp.gov.br), clicando no botão “Faça sua Reclamação”.

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Sumaré recebe doação de 600 cestas básicas do Supermercados Pague Menos

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A Prefeitura de Sumaré e o Fundo Social de Solidariedade receberam na manhã desta quinta-feira, 28 de maio, 600 cestas básicas do Supermercados Pague Menos, que serão encaminhadas para as ações emergenciais voltadas às famílias em vulnerabilidade social do município nesse período de quarentena causado pelo novo coronavírus.

A doação foi recebida pelo vice-prefeito Henrique Stein Sciascio. “Estamos passado por um momento muito delicado e a solidariedade é uma grande aliada para ajudarmos quem mais precisa. Agradecemos ao Pague Menos pela sensibilidade em contribuir e fazer parte desta luta ao nosso lado”, agradeceu.

O prefeito Luiz Dalben também destacou a importância das parcerias. “Cada doação é fundamental, por isso, agradecemos todas as empresas que estão contribuindo com nossas ações. Juntos somos mais fortes”, reforçou o Chefe do Executivo, reforçando que o Poder Público tem trabalhado desde janeiro no enfrentamento desta pandemia.

Visando prestar o auxílio necessário às famílias sumareenses em situação de vulnerabilidade, o Fundo Social de Solidariedade tem recebido doações de alimentos não perecíveis, material de higiene e proteção pessoal, além de produtos de limpeza e desinfecção. Os comércios que se interessarem em aderir à campanha podem entrar em contato pelo número (19) 3883-5282.

“É muito emocionante ver as pessoas querendo ajudar, preocupadas com as que mais precisam. Nós, do Fundo Social, somos gratos a cada um que já fez sua contribuição em respeito e amor ao próximo”, disse a presidente do Fundo Social, dona Mara Dalben.

As cestas básicas estão sendo distribuídas para as pessoas em situação de vulnerabilidade social, após passarem por avaliação da equipe técnica da Secretaria Municipal de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social.

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