quinta-feira, Maio 24

Inclusão Social prepara atividades em alusão ao Dia Mundial da Saúde

 

Sumaré, 03 de abril de 2018

 

Em alusão ao Dia Mundial da Saúde, comemorado no próximo dia 7 de abril, a Secretaria Municipal de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social realiza nos próximos dias uma série de atividades envolvendo o público atendido nos CRASs (Centros de Referência em Assistência Social) e SCFVs (Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) do município. O objetivo das ações é promover a saúde e qualidade de vida entre as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Nesta quarta-feira (04), o grupo de adolescentes do SFCV Picerno vai receber a palestra “Suicídio, afeto e sexualidade: as entregas na adolescência”. Já na quinta-feira (05), será a vez do grupo de idosos ser orientado em relação a hábitos de vida saudáveis. Também na quinta-feira, no SCFV São Domingos, as adolescentes assistidas pelo projeto “Mamãe Bem Querer” receberão palestra de primeiros-socorros com a bombeira civil Marli.

Na sexta-feira (06), as famílias atendidas no SCFV do Jardim do Trevo recebem diversas atividades sobre saúde e qualidade de vida, como roda de conversa, vídeo, exposição e sorteio de kits de higiene pessoal. Já no SCFV Dall’Orto/CAIC, as crianças vão aprender, de forma lúdica, sobre higiene bucal – uma ação realizada em parceria com a equipe da Secretaria de Saúde, com escovação e aplicação de flúor. A mesma atividade acontece no dia 13 de abril no SCFV Manchester.

Também na próxima semana, dia 09, as adolescentes do projeto “Mamãe Bem Querer”, no SCFV São Domingos, vão receber orientações sobre prevenção e combate ao câncer. E no dia 10, os idosos atendidos no CRAS Basilicata terão uma manhã agradável de atividades físicas.

“A saúde não é apenas a ausência de doença, mas trata-se de um conjunto de fatores como o bem-estar físico, mental e social do indivíduo. Por isso, é tão importante este trabalho de acolhimento e orientação, principalmente àqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade”, explicou o prefeito Luiz Dalben.

A Prefeitura também promoverá atividades abertas a toda a população ao longo deste mês, nas unidades da rede municipal de Saúde e outros espaços públicos. A programação será divulgada em breve.

 

DIA MUNDIAL DA SAÚDE

O Dia Mundial da Saúde é comemorado em 7 de abril – data em que foi criada a OMS (Organização Mundial da Saúde), em 1948 – e tem o objetivo de conscientizar a população a respeito da qualidade de vida, alertando sobre riscos e ensinando medidas de prevenção. Todos os anos, a data é destinada a discutir um tema pré-determinado pela OMS. Em 2018, este tema é “Saúde para Todos”.