Começaram nesta segunda-feira, dia 19, as obras de construção do tão esperado viaduto que ligará o Centro de Sumaré com a região de Nova Veneza. A empresa contratada pela prefeitura já iniciou a limpeza da área e os serviços foram acompanhados pelo deputado estadual Dirceu Dalben, que atuou na intermediação de recursos junto ao Governo do Estado para auxiliar a Administração Municipal na realização da obra.
“Estou muito feliz e grato a Deus em poder contribuir com essa conquista tão importante para a população, um projeto antigo que, com a graça de Deus, conseguimos tirar do papel. Parabenizo o prefeito Luiz Dalben pela dedicação e perseverança em realizar esta importante melhoria em infraestrutura e mobilidade urbana para a cidade e reforço que nosso mandato está à disposição para continuar trabalhando para que este e outros sonhos de Sumaré se tornem realidade!”, falou o deputado.
O viaduto fará a transposição da linha férrea e do Ribeirão Quilombo, ligando a Avenida José Mancini, na região central, com a Avenida da Amizade, em Nova Veneza. O investimento é da ordem de R$ 13,57 milhões.
O prefeito Luiz Dalben também acompanhou o início das obras. “Começamos a semana com essa notícia boa para a população e que vai permitir mais um importante salto de desenvolvimento para nossa cidade. Desde o início do meu primeiro mandato, estamos lutando por esta obra, é um grande sonho, e só tenho a agradecer ao deputado Dirceu Dalben por ter nos ajudado na intermediação de recursos. Obrigado, deputado, essa obra vai melhorar muito o trânsito da nossa cidade e garantir mais qualidade de vida para todos”, agradeceu o prefeito sumareense, Luiz Dalben.
MAIS QUATRO VIADUTOS
Além deste viaduto que será construído pela prefeitura, Sumaré também será beneficiada com outros quatro novos pontilhões intermediados pelo Deputado Dalben e que farão a transposição da linha férrea. Um deles, que será construído pelo Governo do Estado, já tem início das obras autorizado e ligará o Parque Bandeirantes, em Sumaré, com o Jardim Nova Europa, em Hortolândia.
Os três demais – sendo mais dois na região central da cidade e outro na região do Picerno – serão construídos pela concessionária da ferrovia, a Rumo Malha Paulista, que também ampliará o transporte de cargas em todo o estado.
Dalben acompanhou de perto todo o processo da renovação da concessão da malha ferroviária paulista, que ocorreu em 2020: esteve em Brasília, em São Paulo e apontou aos responsáveis as necessidades dos municípios paulistas que são cortados pela linha férrea. As obras dos viadutos estão previstas em contrato assinado entre a Rumo e a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e o deputado segue acompanhando a execução das melhorias.
