Inscrições para aulas gratuitas de braille

A Biblioteca Municipal “Professor Plínio Machado da Silva” abriu inscrições para aulas de braille. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone 3828-8342 e agendar um horário. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na sede da biblioteca, localizada na Rua Geraldo de Souza, nº 157/221, Jardim Carlos Basso.

As aulas são gratuitas e ministradas pela professora Maria Giudete Maia Fernandes. São duas vezes na semana, com duração de uma hora cada aula. “Temos o objetivo de ensinar todos os interessados, sempre pensando na inclusão de todos os segmentos da sociedade. Conseguimos inserir essas aulas na  biblioteca por meio de uma parceria com a Secretaria de Educação, que nos emprestou a máquina de escrever em braille. Além disso, nossa biblioteca tem um grande acervo e vários materiais que serão utilizados para as aulas. Quem tiver interesse é só nos procurar, agendar um horário e iniciar os estudos”, explicou Natália Siconha, gerente da biblioteca.

O SISTEMA BRAILLE
O sistema Braille é um processo de escrita e leitura baseado em 64 símbolos em relevo. Pode-se fazer a representação tanto de letras, como algarismos e sinais de pontuação. Ele é utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão, e a leitura é feita da esquerda para a direita, ao toque de uma ou duas mãos ao mesmo tempo.

O Braille hoje já está difundido pelo mundo todo e, segundo pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, de 2008, do Instituto Pró-Livro, 400 mil pessoas leem Braille no país.