Instalação do novo sistema de videomonitoramento ‘inteligente’ da Prefeitura de Sumaré chega à fase final

Está em fase final de instalação os equipamentos do novo sistema de videomonitoramento “inteligente” adquirido pela Prefeitura de Sumaré. Nas próximas semanas, a população contará com mais um item de segurança.  O trabalho é realizado pela Inter Telecom Comércio e Locações de Equipamentos de Comunicação Ltda., empresa vencedora de licitação, e supervisionada pela Secretaria Municipal de Segurança. O investimento é de R$ 599.707,00 em recursos próprios.

Os equipamentos são as chamadas “câmeras inteligentes”, que fazem o reconhecimento dos caracteres das placas dos veículos. As câmeras “leem” as placas dos carros que passam em cada ponto e transferem imediatamente as informações para o sistema central, via rádio, tornando-o um grande banco de dados de quem entrou e saiu de cada cidade da região.

Neste modelo de videomonitoramento, o software processa as informações automaticamente. O software recebe as informações das ocorrências e, se um veículo furtado passar pelas câmeras, por exemplo, o sistema dispara um alarme imediatamente, permitindo a ação da Guarda Civil Municipal.

O sistema também faz uma análise comportamental de veículos que entram ou saem da cidade em dias com ocorrências e, assim, permite a identificação de veículos suspeitos, garantindo a agilidade e eficiência na troca de informações.

“É um grande reforço nas nossas ações de segurança e monitoramento preventivo. Com este sistema, a pessoa mal intencionada vai se sentir ‘desmotivada’ a entrar em Sumaré para cometer algum crime, porque o veículo dela vai estar sendo monitorado em tempo real, com tudo registrado. Outras cidades que instalaram este sistema tiveram um ganho nessa área, por isso nosso esforço em também viabilizar esta melhoria”, comentou a prefeita Cristina Carrara, recentemente.

São 20 câmeras fixas externas, priorizando as entradas e saídas do município, com postes de sustentação individual, equipamentos de proteção contra descargas elétricas, transmissão, recepção e armazenamento de imagens.

O sistema sumareense será interligado às demais cidades da Região Metropolitana que já o possuem, como Indaiatuba, Vinhedo, Nova Odessa e Hortolândia. Dentro desta integração regional, o sistema permitirá, por exemplo, a identificação de veículos clonados, caso a mesma placa for registrada ao entrar numa das 20 cidades, num intervalo de tempo incompatível com a distância entre elas.

“Aguardamos a ligação de energia por meio da CPFL Paulista e o término da instalação de todos os equipamentos. Assim que tudo estiver concluído o sistema entrará em operação imediatamente, reformando a segurança da população”, explicou o secretário de Segurança, Coronel Ronaldo Pontes Furtado.