Nossa Cidade
Jaguariúna e Sumaré recebem atividades gratuitas de conscientização sobre o câncer de mama
O mês de outubro traz a importante missão de reforçar os cuidados das mulheres com a própria saúde, chamando atenção para uma doença que acomete 1 em cada 8 mulheres ao longo da vida: o câncer de mama. O Grupo SOnHe – Oncologia e Hematologia também adere a essa campanha reforçando, por meio da sigla AME, as ações que devem ser adotadas no dia a dia e que ajudam a reduzir as chances do aparecimento da doença. A campanha desse ano destaca três pilares fundamentais para essa prevenção:
- Alimentação saudável
- Movimento por meio de exercícios físicos
- Exames médicos em dia
Bem por isso, Campinas, Jaguariúna e Sumaré recebem ao longo do mês atividades gratuitas, com orientações sobre a importância da alimentação saudável, o incentivo à prática de atividade física e reforço sobre a necessidade dos exames de rastreio. Neste ano, o beach tennis é o esporte escolhido para representar a importância da rotina de exercício físico.
O Instituto Nacional do Câncer (INCA) prevê para 2022 o surgimento de 66.280 novos casos da doença no Brasil. O câncer de mama é o tipo de câncer mais diagnosticado em todo o mundo e a principal causa de morte por câncer entre as mulheres, que se tornam mais suscetíveis após os 40 anos, seja por uma pré-disposição genética ou pela adoção de hábitos nocivos à saúde. Por isso, os três pilares que norteiam a campanha deste ano são tão importantes. De acordo com o INCA, a adoção de hábitos saudáveis de vida pode reduzir, de maneira geral, em 28% a probabilidade de uma mulher desenvolver o câncer de mama. “Estudos apontam que a presença de marcadores genéticos de prática regular de atividade física foi associada a uma redução de aproximadamente 40% no risco de desenvolvimento de câncer de mama, ao passo que um maior tempo de sedentarismo foi associado a um aumento de quase 80% no risco de câncer de mama receptor hormonal negativo”, reforça Leonardo Silva, oncologista do Grupo SOnHe.
O diagnóstico precoce do câncer de mama permite que a cura seja atingida em aproximadamente 95% dos casos. O rastreio é feito pelo exame de mamografia, indicado uma vez ao ano para mulheres com mais 40 anos. A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) recomenda a realização anual da mamografia regular, a partir dos 40 anos, em mulheres assintomáticas. Antes disso, apenas para grupos de risco. No SUS, porém, por determinação do Ministério da Saúde, a orientação é para que a mamografia seja realizada em mulheres com idade entre 50 e 69 anos, a cada dois anos. A mamografia é um exame extremamente importante e ajuda a salvar vidas.
Exame específico de sangue detecta câncer de mama em estágio inicial
Um estudo publicado em 2022 apontou que a detecção do câncer de mama também pode ser feita em estágio inicial por meio de exame de sangue, uma vez que as células tumorais circulantes (CTCs) se separam do tumor, entram nos vasos e circulam na corrente sanguínea. Sendo assim, as CTCs podem ser encontradas na corrente sanguínea das mulheres antes mesmo da realização do exame de imagem, o que seria fundamental para diagnosticar o câncer de mama em mulheres mais jovens. As respostas para esse exame têm sido positivas, no entanto, o desafio é reduzir o custo para que ele possa ser incorporado ao protocolo já existente de tratamento. “É um exame que vai agregar muito no rastreio do câncer de mama em estágios iniciais da doença, possibilitando ainda mais chances de cura às pacientes”, reforça o oncologista do Grupo SOnHe, Leonardo Silva.
Ações durante todo o mês
Como parte da missão de conscientizar a população sobre a importância da prevenção, o Grupo SOnHe prevê uma série de ações no mês de outubro, reforçando apelo do Outubro Rosa. Nos dias 1º e 08/10, as atividades estarão concentradas em espaços públicos de Campinas, como a Estação Cultura e a Praça Juventude. Nos dois dias, haverá a exposição da Mulher Labirinto, uma forma de apresentar o corpo feminino e reforçar a importância da prevenção. Já nos dias 12, 13 e 14/10, as mesmas atividades serão levadas para as cidades da região: Jaguariúna e Sumaré, respectivamente. O mês de outubro também será marcado por ações esportivas do Grupo SOnHe e o destaque neste ano vai para a prática do beach tennis, modalidade que vem conquistando as mulheres. Além disso, estão previstas palestras e lives com os médicos do grupo e discussões em espaços públicos reforçando a relação médico-paciente.
Palestra: O universo feminino e o câncer de mama
Data: 11/10
Horário: das 16 às 18 horas
Local: Campinas – Teatro Bento Quirino – Rua Luzitana, 1505 – Bisque
Palestrantes: Leonardo Silva, oncologista Grupo SOnHe; Cynthia Almeira, convidada; Paulo Haddad, vereador; Giuliano Duarte, mastologista
Moderador: Dr. André Sasse
Live alimentação, obesidade e câncer de mama
Data: 13/10
Horário: às 19 horas
Instagram: @gruposonhe
Entrevistados: Dra. Susana Ramalho – Grupo SOnHe; Daniela Arengui – Nutricionista do Ambulatório de Oncologia do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti
Coordenadora da COREMU e do Programa de Residência Multiprofissional – Atenção Integral à Saúde do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti
Moderadora: Renata Sasse
Beach Tennis da Hípica
Data: 15/10
Horário: das 9 às 12 horas
Local: Sociedade Hípica de Campinas
Atividades: Beach Tennis