Janeiro Branco reforça atenção à saúde mental com ações nas unidades de Sumaré

A Secretaria de Saúde de Sumaré realiza, ao longo do mês de janeiro, ações em alusão ao Janeiro Branco, campanha nacional dedicada à conscientização sobre a saúde mental e emocional. A iniciativa convida a população a procurar os serviços de saúde, que estão com atividades especiais voltadas ao acolhimento e à promoção do cuidado com a mente.

Entre as ações programadas estão rodas de conversa, palestras, práticas de Lian Gong e caminhadas, desenvolvidas nas unidades de saúde do município. As atividades têm como objetivo estimular o diálogo, a prevenção e a busca por ajuda profissional sempre que necessário.

Como parte da programação, o Caps AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas) realizará palestras sobre o tema na terça-feira (13) e na quinta-feira (15), às 9h, voltadas aos pacientes atendidos pela unidade.

O Janeiro Branco propõe uma reflexão sobre a importância do cuidado emocional e alerta que ansiedade, depressão, estresse e outros sofrimentos psíquicos podem atingir pessoas de todas as idades, devendo ser tratados com atenção e responsabilidade.

O secretário de Saúde, Rafael Virginelli, ressalta a importância da iniciativa. “O Janeiro Branco é um convite para que as pessoas olhem para si, reconheçam seus sentimentos e procurem ajuda sem medo ou preconceito. Nossas equipes estão preparadas para acolher e orientar a população”, afirmou. 

O secretário orientou ainda que ao perceber sinais de sofrimento emocional, como mudanças de humor persistentes, tristeza profunda, irritabilidade, dificuldade para dormir ou desinteresse pelas atividades do dia a dia, a população procure a unidade de saúde mais próxima.

As equipes estão capacitadas para acolher, orientar e encaminhar os pacientes para o acompanhamento adequado.

Rede de Saúde Mental 

Atualmente, o município conta com três unidades do CAPS e um Ambulatório de Saúde Mental, que atuam de forma integrada com as Unidades de Saúde.

 São eles: 

CAPS Orquídea (Adulto)

Rua Pedro Zacarchenko, nº 350 – Jardim Planalto do Sol

 

CAPS Infantojuvenil

Rua Luís José Duarte, nº 785 – Centro

 

CAPS AD – Álcool e Drogas

Rua Antonieta Ravagnani Tanner, nº 190 – Residencial Bordon II

 

Ambulatório de Saúde Mental

Rua Leonor Miranda Biancalana, nº 108 – Jardim Bela Vista