Jovem de Sumaré morre afogado
Um sumareense de 16 anos morreu afogado em um açude no bairro Betel, em Paulínia, na tarde de sexta (02). Daniel Prestes dos Santos estava em um retiro religioso em uma chácara próximo ao local. A morte aconteceu quando ele e alguns amigos pularam de uma embarcação na água e a vítima se afogou, segundo o Corpo de Bombeiros.
Em Paulínia, o açude onde o garoto morreu fica próximo a um pesqueiro e, segundo o Corpo de Bombeiros, o adolescente estava acampado em uma chácara.
O cabo Oliveira, do Corpo de Bombeiros, disse que Santos e os amigos pularam na água e o garoto, que segundo o bombeiro não sabia nadar, afundou.
Até que ele fosse encontrado e levado à margem do açude levou dez minutos. Os bombeiros ainda tentaram fazer a reanimação da vítima. “Quando chegamos ele estava em parada cardiorrespiratória, ainda tentamos reanimá-lo e levamos ao hospital municipal, mas não dava mais tempo”, disse.
Oliveira disse que em casos de afogamento é possível reanimar a vítima, desde que tenha se passado pouco tempo desde a parada respiratória. “Cada minuto é precioso nesses casos, quanto mais demora, menor a chance de reanimação”, explicou.
O cabo ressaltou ainda que os afogamentos são mais comuns no período de calor, quando as pessoas procuram mais lagoas e piscinas para se refrescar. Os casos mais comuns, segundo ele, são de jovens que “testam o limite”. Há também casos de pessoas alcoolizadas. “Às vezes são fatores isolados, mas às vezes é tudo isso misturado. As pessoas não sabem nadar realmente, mas acham que vão conseguir e acabam cansando ou tendo cãibras”, avaliou.
Fonte: Tododia
Share this content: