Lazer

ACAMPAMENTO BATISTA

Serviço: Local de repouso ou retiro espiritual.
Endereço: Vizinho a Represa Marcelo Pedroni –
Telefone: (19) 3873-1944
Funcionamento: de 2ª à 6ª feiras das 8:30h as 17:00h
Características: Possui acomodações para 300 pessoas, sem restrições religiosas. Proíbe ingerência de bebida alcoólica no local. Diária de 30 a 45 reais, incluídas as refeições.
Dependências: Piscinas para adultos e crianças, 2 campos de futebol, 2 campos de volei gramado, mesa de pin-pong, Capela (para 450 pessoas), paredão de rapel, campo de bocha, muita área verde (100.000m2)

ASSOCIAÇÃO PRÓ-MEMORIA DE SUMARÉ

Serviço: é uma entidade sem fins lucrativos que tem como focos principais a preservação, conservação e divulgação da história da cidade
Endereço: Rua Antonio de Carvalho 44 Sala 14 – Centro – Sumaré (SP) – Cep 13170–220 – ao lado da Prefeitura
Telefone: (19) 3883-8829
Funcionamento: De Segunda a Sexta-feira, das 8:00 às 17:30
Características:
Dependências:

ASSENTAMENTOS DA REFORMA AGRÁRIA I, II e III

Serviço: Turismo Rural e Pedagógico
Endereço:
Assentamento I – Estrada Taquara Branca, km 1,5 – Horto Florestal
Assentamento II – Estrada Municipal Teodor Condiev km 2,5 – Horto Florestal
Assentamento III – Estrada Municipal Teodor Condiev km 1 – Entrada do Horto Florestal
Telefone:
Assentamento I – 9151-9211 (Ivane)
Assentamento II – 3873-0951 (Rose)
Assentamento III – 9211-9313 (Maria Renovato)
Funcionamento: conforme agendamento
Características: Os assentamentos de Sumaré começaram sua história de luta a 23 anos no município, em busca de terra para morar e trabalhar. Agora desenvolvem trabalhos pedagógicos e estão crescendo no Turismo Rural e recebem estrangeiros também. Os Assentamentos tem produção de diversas frutas e vegetais e atualmente estão até exportando.
Dependências: Possuem área de moradia e área de plantio onde são executados os trabalhos rurais, o assentamento I possui um local para reuniões que também é usado para restaurante e sua cozinha fica ao lado, onde preparam seus produtos deliciosos derivados da mandioca como: brigadeiro mandioca, manjar, suco de mandioca, vaca atolada, bolos, salgados (bolinha de queijo, risoles, coxinha, esfirra, todos com massa de mandioca), doces diversos, e tudo isso com o saboroso tempero das mãos das mulheres cozinheiras do assentamento.

DOCES E BEBIDAS TERRA

Serviço: Fábrica de doces e bebidas. Com degustação de bebidas.
Endereço: Rua Isaltina Orlandini Terra, 301 – Chácaras Reunidas Terra
Telefone: (19) 3873-1584 e 3873-5165
Funcionamento: Segunda a Sábado das 8:00 as 18:00 – Domingos e Feriados das 8:00 as 12:00
Características: Uma das maiores fábricas de doces e bebidas da Região Metropolitana de Campinas (RMC), conhecida pela excelência de seus produtos, todos em exposição em sua loja de varejo. São mais de 40 itens irresistíveis. Conheça a adega com degustação.

ESTÂNCIA ÀRVORE DA VIDA

Serviço: Centro de Convenções
Endereço: Estrada Granja do Portal Pesado, s/n, próximo ao Bairro Cruzeiro
Telefone: (19) 3873-8800
Funcionamento: das 7:00h às 17:00h
Características: É um Centro de Convenções, com auditórios e salas, equipados com infra-estrutura para áudio e vídeo, aliando comodidade e qualidade para valorizar seus eventos. Além disso, é um espaço agradável, cercado de muito verde, com segurança.

Dependências: possui auditório para 10.000 pessoas sentadas; Foyer do Auditório com 2000 m2 para recepção e exposições; sala jaspe com iluminação inteligente, ambiente climatizado, cadeiras confortáveis, copa interna e salas de apoio, com acomodação para até 180 pessoas; Restaurante-Auditório (Rosa de Sarom) para 350 pessoas, em construção conjugada em madeira e vidro; Cozinha Industrial: com capacidade para produção de refeições para grandes eventos; Centro de Convivência: espaço para eventos de médio porte e exposições; Área Verde: vastos espaços projetados para proporcionar maior conforto aos visitantes.

FAZENDA VAUGHAN

Serviço: Local de repouso, retiro espiritual e Turismo Rural e Pedagógico.
Endereço: Rua da Represa, s/n – Bairro Sertãozinho – Centro – Vizinho à Represa Marcelo Pedroni e Acampamento Batista.
Telefone: (19) 3873-1324
Funcionamento: Varia conforme agendamentos.

Características: Possui acomodações para 100 pessoas, sem restrições religiosas. Proíbe ingerência de bebida alcoólica. Diária de R$15,00 criança (4 horas), R$ 30,00 adulto diária, incluído refeições.
Detalhe: local onde viveram os imigrantes norte-americanos, que vieram para o Brasil após a Guerra da Secessão (Família Vaughan).
Dependências: Refeitório de aproximadamente 100 pessoas; alojamento para 100 pessoas; capela; tulia e paiol; escolinha antiga; ruínas de gerador de energia; Pesqueiro; cocheira antiga de 100 anos; ordenha mecânica, estacionamento, piscina, campo de futebol e quadra de vôlei de areia.

HORTO FLORESTAL

Serviço:
Endereço: Estrada do Horto Florestal, s/n.
Telefone: (19) 3883-7099
Funcionamento: diariamente, 7:00h as 16:00h – Entrada Franca
Características:
Dependências: É um local disponível para fazer trilhas. Sendo de percurso rápido, com duração média de 10 minutos, não requer grande preparo físico, mas é necessário um guia para fazer o percurso. Ainda no Horto é possível visitar o Viveiro Municipal de Plantas e Mudas, onde existem espécies de mudas para replantio urbano e reflorestamento. Possui Casarão sede do Horto Florestal onde funciona o PETI do Horto (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), onde são realizados trabalhos e oficinas com crianças. Geralmente são realizadas visitas de grupos escolares pela parte externa do Casarão (que não é aberto para visitação interna devido ao projeto PETI), e começam a visita no início da trilha ecológica na entrada principal do Horto.

REPRESA MARCELO PEDRONI

Serviço: Área de lazer
Endereço: Rua da Represa Marcelo Pedroni, s/nº – Jd. Francischini
Telefone: DAE Sumaré: 0800-151025 – Entrada Franca
Funcionamento: 7:00h às 22:00 todos os dias.
Dependências: A represa recém inaugurada possui estacionamento, banheiros, muito arborizada, área para shows, recebe aos fins de semana aproximadamente 1000 pessoas, área para pesca com mais de 10 espécies de peixes diferentes, futura instalação de pedalinho.

CASARÃO HISTÓRICO DA FAZENDA SERTÃOZINHO

Serviço: Casa sede da antiga Fazenda Sertãozinho
Endereço: Rua Marcelo Pedroni, s/n – final da rua
Telefone: 3903-2677
Funcionamento: seg a sex das 8:00 as 16:00
Características: Hoje o casarão faz parte do Condomínio “Parque da Floresta”. O casarão foi construído por volta de 1870, no tempo da escravidão, no tempo da grande produção cafeeira da região de Campinas. Segundo um especialista no assunto, trata-se de um casarão com características arquitetônicas singulares, apesar das linhas simples, como diz uma escritura de 1880.
Dependências: Tem quase 300 metros de construção muito bem feita, “construída com tijolos, forrada e assoalhada. Embutidos na parede havia finos tubos de cobre, por onde circulava gás para alimentar lampeões, nos vários cômodos da casa. Em frente ao casarão havia um grande terreiro tijolado para secar café, e atrás havia um belo pomar cheio de árvores frutíferas. A água para consumo doméstico e para os animais vinha, por baixo da terra, de uma nascente situada na parte alta do terreno.

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA

Serviço:
Endereço: Rua Bandeirantes, 37 – Centro (Antiga Estação FEPASA)
Telefone: (19) 3854-8110
Funcionamento: de segunda a sexta das 8:00h às 17:00h
Características: Prédio inaugurado em 1916, e restaurado em 2004. Ocupado hoje pela ALL – América Latina Logística. O Município de Sumaré surge a partir da construção da estrada de ferro da Railway Company, e da Estação Sumaré, em 1875. Em 1916, um novo prédio foi construído, substituindo o antigo. Abandonada por muito tempo, a partir dos anos noventa, a Associação Pró-Memória de Sumaré, em parceria com a Prefeitura Municipal, desenvolveu um projeto de restauro e ocupação da antiga estação ferroviária.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook