Connect with us

Nossa Cidade

Ligações irregulares de esgoto em Sumaré são desafios

Publicado

em

BRK

Impactos na eficiência dos serviços, riscos ambientais e à saúde da população são alguns dos possíveis problemas ocasionados por ligações irregulares nas redes de esgoto em Sumaré.

O alerta é da BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Sumaré, que afirma que as irregularidades em ligações de esgoto podem prejudicar o bom funcionamento das redes da cidade e comprometer a eficiência dos serviços de coleta e tratamento do esgoto à própria população.

O gerente operacional da concessionária, Rodrigo Zangirolami, explica que, junto aos investimentos nos serviços de ampliação do sistema de esgotamento sanitário do município, a BRK alerta e orienta os moradores quanto aos perigos das ligações irregulares, bem como da destinação de resíduos sólidos nas tubulações.

Quando qualquer indício de irregularidade é verificado pela concessionária, o morador responsável é orientado para a correção necessária e recebe um Termo de Ocorrência de Irregularidade, com as possíveis sanções e prazos para que o problema seja regularizado.

“O uso irregular das ligações e redes de esgoto compromete a estrutura física do sistema, gera riscos no tratamento do esgoto, provoca danos ambientais e pode ocasionar retorno do esgoto às residências dos moradores, especialmente em períodos de chuvas intensas”, reforça Zangirolami.
Uma prática muito comum é o lançamento incorreto da água pluvial, proveniente da chuva, na rede de esgoto. Quando isso acontece, o sistema de esgotamento sanitário fica sobrecarregado e perde a eficiência.

Publicidade

Essas ligações inadequadas – muitas vezes causadas por desconhecimento da população – são proibidas por lei e passíveis de punições. No estado de São Paulo, o decreto 12.342/78, artigo 19, determina essa regra. Por isso, é necessário que os imóveis tenham duas saídas distintas, separando assim a água de chuva dos esgotos gerados nos imóveis.

Assim, o bom funcionamento das redes de esgoto é um trabalho que deve ser feito em parceria com a população. “É importante que esteja claro que as redes de esgoto e as galerias de águas pluviais são sistemas diferentes e independentes. Por isso, solicitamos que os moradores verifiquem como está a ligação de sua residência ou estabelecimento comercial e, caso identifiquem que as redes estão interligadas, refaçam a instalação corretamente, mantendo as redes separadas”, reitera Zangirolami.

Promover a correta ligação do imóvel à rede de esgoto é uma contribuição muito importante para a preservação do meio ambiente e da saúde pública.

Atendimento 24h

A BRK mantém a prestação dos serviços de operação e manutenção de forma ininterrupta, 24 horas por dia e todos os dias da semana, para casos de solicitação de emergências. Além disso, há as ações de vistoria de limpeza preventiva de todo o sistema de coleta de esgotos, que é realizado rotineiramente pelas equipes técnicas da concessionária.

Os clientes podem acionar a concessionária pelo telefone 0800 771 0001, que funciona 24 horas. Em horário comercial, a BRK também conta com atendimento pelo WhatsApp (11 99988-0001) e via Facebook .

Publicidade

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook