Com o objetivo de garantir uma cidade mais limpa e organizada, o prefeito Luiz Dalben determinou, logo no início do ano, empenho da Secretaria Municipal de Serviços Públicos para a retirada de entulhos descartados indiscriminadamente em ruas, calçadas e áreas verdes de Sumaré. Passados 80 dias do início das ações, dados da pasta apontam para o recolhimento de mais de 15 mil toneladas de resíduos sólidos.
“Iniciamos o mandato e a cidade estava abandonada, sem manutenção básica. Determinamos as ações de limpeza e retirada de entulhos e, após esses 80 dias, posso dizer que Sumaré já tem outra cara, está bem mais organizada e agradável. Por isso, pedimos a ajuda da população para que possamos manter limpas as áreas que já foram recuperadas”, destacou o prefeito Luiz Dalben.
As milhares de toneladas retiradas das ruas e áreas públicas – inclusive áreas onde havia ocupações irregulares, cujas moradias foram demolidas há anos – foram encaminhadas para a Usina de Processamento de Resíduos Sólidos, que fica nas dependências da Administração Regional do Centro. “A Usina estava parada e o nosso governo recrutou os servidores para que pudéssemos colocar os maquinários em funcionamento. Estamos usando o material processado na recuperação de estradas rurais e em ruas sem pavimento. Isso é excelente, porque limpamos a cidade, damos uma destinação ecologicamente correta para o entulho e ainda economizamos dinheiro, sem interromper os serviços de manutenção das vias”, explicou o prefeito Luiz Dalben.