Sumaré, 31 de outubro de 2017.
Em mais uma etapa do “Mutirão contra o Aedes” na região do Maria Antonia, realizada no último sábado (dia 28), a Prefeitura de Sumaré, por meio da Unidade de Controle de Vetores, visitou 2.102 casas no Parque Florely, Recanto dos Sonhos, Jardim Volobueff e Santa Carolina. Destes imóveis, as equipes conseguiram trabalhar 1.339 casas (63,7%) – os demais estavam fechados ou os moradores não permitiram a entrada dos agentes. Com este trabalho, chega a mais de 4,6 mil casas visitadas pelas equipes antidengue no Maria Antonia somente nesse mês de outubro.
A ação visa o combate e prevenção ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. Os mutirões contam com o apoio da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), órgão do Governo do Estado, e da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, que faz o recolhimento de materiais inservíveis que possam acumular água e servir de criadouro para o Aedes. Nos últimos dois sábados, foram retirados mais de cinco caminhões com estes objetos na região do Maria Antonia.
“Esse trabalho é essencial para que possamos vencer a batalha contra o Aedes. Os casos de dengue diminuíram drasticamente em relação ao ano passado, cerca de 95%. Não temos registros de casos de chikungunya ou zika contraídos no município este ano. Mas só conseguiremos zerar os números se houver o envolvimento de toda a população, recebendo os agentes em casa, adotando as medidas de prevenção e multiplicando as informações nas comunidades”, disse o prefeito Luiz Dalben.
O mais recente boletim da Vigilância Epidemiológica de Sumaré aponta 47 casos confirmados de dengue este ano, contra 471 no mesmo período do ano passado.
Outros mutirões contra o Aedes estão agendados para os dias 11 e 25 de novembro. Os bairros serão divulgados em breve.
