Connect with us

Nossa Cidade

Melhorias realizadas no SAMU Sumaré agilizam no pronto atendimento aos casos de urgência e emergência

Publicado

em

samu

No começo do primeiro mandato do Prefeito Luiz Dalben, as condições das ambulâncias estavam péssimas e sem manutenção, dificultando o atendimento adequado à população. Sensibilizado com a situação, Luiz Dalben, priorizou melhorias para que os cidadãos tivesse acesso a um atendimento eficiente e eficaz.

Inaugurado em Fevereiro de 2008 na cidade de Sumaré, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) é um órgão financiado pelo Governo Federal e Municipal, com a finalidade de melhorar o atendimento a população, sendo o responsável por atender casos de urgência e emergência. Sendo assim, o SAMU presta socorro à população nas residências, locais de trabalho e vias públicas e tem como missão prestar atendimento pré-hospitalar de Urgência com excelência a população.

No começo, havia apenas ambulâncias simples na frota, em contrapartida hoje, existem 5 ambulâncias do tipo USB (Unidade de Suporte Básico), 1 ambulância do tipo USA (Unidade de Suporte Avançado- UTIs móveis) e uma estrutura composta pela Central de Regulação, localizada no município de Hortolândia e 1 base descentralizada em Sumaré. Sendo que em 2019, acrescentaram-se 3 novas ambulâncias a frota, todas zero quilômetro. Os veículos recebem manutenção em dia, para assim garantir qualidade e segurança ao prestador de serviço e aos atendidos. Todas são capacitadas para atendimento de qualidade.

Além disso, dispõe de uma equipe composta por condutores-socorristas, auxiliares de enfermagem, técnicos em enfermagem, enfermeiros e médicos, todos capacitados em atendimento de urgência de natureza traumática, clínica, pediátrica, obstétricas e psiquiátricas. Uma equipe de aproximadamente 90 colaboradores.

Estas equipes receberam novos equipamentos, mobiliários e uniformes, com kits compostos por macacão, camiseta e bota. A sede do SAMU, em Nova Veneza, também passou por ampla reforma e manutenção, com adequação das salas para melhor atendimento, troca da iluminação e novo calçamento.

Publicidade

Além da remodelação no atendimento, a corporação recebe capacitações, simulados e atualizações constantes.

Foi implantado no Município o projeto Samuzinho, capacitando a população para um atendimento preliminar ágil e correto até a equipe de emergência chegar. O treinamento é promovido pelos profissionais do SAMU, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Municipal, que ensinam sobre os protocolos corretos de atendimento mediante cada situação de urgência.

Ademais, o SAMU conta com vários aparatos, sendo eles, equipamentos de Comunicação Móvel e Portátil, equipamentos para Acidentes, equipamentos de Reanimação e Administração de Oxigênio, equipamento de administração de oxigênio portátil, equipamento para aspiração, equipamentos de Imobilização e Fixação de Curativos, Colete de imobilização dorsal (ked), Colares cervicais, Imobilizadores de cabeça, Materiais Utilizados em Curativos, Material de assistência ao parto, equipamentos para Verificação de Sinais Vitais, Desfibriladores automáticos externos (DEA) em todas viaturas, Macas e Acessórios, equipamentos de Uso Exclusivo do Médico, Monitor cardíaco / Cardioversor, Medicamentos. Todos os equipamentos ótimos para uso.

Tendo uma média de 1.500 atendimentos por mês, o SAMU preza e tem todo o aparato necessário para realizar o atendimento médico pré-hospitalar de urgência, tanto em casos de traumas como em situações clínicas, prestando os cuidados médicos de urgência apropriados ao estado de saúde do cidadão e, quando se fizer necessário, transportá-lo com segurança. Além de regular e organizar as transferências inter-hospitalares de pacientes graves internados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Publicidade

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook