Nossa Cidade
Merenda Escolar de Sumaré terá produtos processados da agricultura familiar
A merenda escolar servida aos alunos de Sumaré continua cada vez melhor! Além de estar mais saudável, com a linha in natura, a partir deste ano letivo passa a contar também com os produtos processados da agricultura familiar.
Fora as frutas e legumes, os aproximadamente 50 mil alunos das escolas municipais e estaduais da cidade, e de algumas ONG´s – APAE, Pestalozzi e IBQ – terão outras delícias adicionadas ao cardápio: achocolatado em caixinha, barra de cereal e suco de uva.
A Prefeitura de Sumaré, por meio da Secretaria Municipal de Educação, cumpre a uma determinação do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), de que pelo menos 30% dos alimentos da merenda devem ser provenientes da agricultura familiar, ou seja, dos produtores rurais da cidade e região. Ao todo, foram gastos R$ 600 mil nos produtos processados. Já na linha in natura o investimento é de R$ 1 milhão.
“Uma alimentação balanceada é fundamental não só para a saúde das nossas crianças e adolescentes, que passam grande parte do dia nas escolas, mas também para o aprendizado deles. Além de contribuir para a nutrição das crianças, valorizamos a agricultura familiar e a produção rural, gerando emprego e renda aos trabalhadores do campo”, disse o prefeito Luiz Dalben.
Entre os alimentos servidos na merenda estão verduras, legumes, frutas para as sobremesas dos alunos e até sucos naturais. “É uma preocupação do prefeito Luiz Dalben a alimentação adequada dos nossos alunos e nos empenhamos para fornecer uma merenda cada vez mais balanceada e nutritiva.
Contamos com uma Comissão de Alimentação Escolar, que verifica a qualidade do que é ofertado aos estudantes, inclusive, com visita ‘in loco’ aos fornecedores. Os alimentos da agricultura familiar enriquecem o que já oferecemos aos alunos”, explicou a secretária municipal de Educação, Mirela Cia Medeiros.
O fornecimento dos alimentos in natura é feito pela Cooperativa Agropecuária Dourados e a Coopasul (Cooperativa de Produção e Comercialização Assentamentos de Sumaré); já os processados pelas Cooperativas Nossa Terra e Garibaldi. A Coopasul é formada pelos três assentamentos da cidade, e reúnem mais de 200 produtores rurais. O carro-chefe da produção é a goiaba, banana e hortifruti. A produção tem um escoamento que chega a 30 toneladas por semana.