terça-feira, outubro 24

Mês do Meio Ambiente: Alunos da Escola Municipal Santo Tomazin participam de atividade no CEAV

Cerca de 40 alunos da Escola Municipal Santo Tomazin, localizada na região central de Sumaré, visitaram hoje, dia 26, o CEAV (Centro de Educação Ambiental Vivenciada). A atividade visa incentivar nas crianças hábitos de preservação ambiental e sustentabilidade e integra a programação do Mês do Meio Ambiente.

Durante a visita, os alunos receberam guardas do GPA (Grupo de Proteção Ambiental), que explicaram o trabalho que é realizado com relação à proteção e fiscalização ambiental, envolvendo inclusive os maus-tratos a animais. As crianças ainda realizaram um estudo de campo no CEAV, conhecendo a horta, o minhocário, as árvores e alimentando os peixes do lago. Em seguida, aprenderam a fazer um peixe em dobradura e desenharam seu habitat.

“Para garantir uma Sumaré cada vez mais sustentável, temos que investir principalmente nas nossas crianças, que são o futuro da nossa cidade. Nosso objetivo é formar cidadãos de bem, preocupados com o meio ambiente, preocupados com o coletivo. Esses ensinamentos precisam ser transmitidos desde cedo, para que essas crianças já cresçam cuidando da nossa cidade, do nosso planeta”, explicou o prefeito Luiz Dalben.

A visitação de alunos da rede municipal ao CEAV (ao lado da Escola Municipal José de Anchieta, na região central) é promovida de forma permanente, durante todo o ano.

EXPO ORQUÍDEA E PEDALADA ECOLÓGICA

Nesse fim de semana, também integrando as atividades do Mês do Meio Ambiente, ocorreram a Expo Orquídea (sexta, sábado e domingo) e a Pedalada Ecológica (domingo). “Tivemos uma participação expressiva da nossa população nestes dois eventos, que tiveram o objetivo de valorizar a nossa cidade, a nossa história, nossa cultura, e nosso meio ambiente. Agradecemos a todos que participaram e vamos continuar trabalhando para engrandecer cada vez mais estes eventos, levando mais lazer, esportes e cultura para os nossos moradores, incentivando ainda as práticas sustentáveis”, completou o vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente, Henrique Stein.

Cerca de 1.400 pessoas passaram pela Expo Orquídea e aproximadamente 100 pessoas participaram da Pedalada Ecológica. Saindo da Praça das Bandeiras, o passeio seguiu pela Avenida Rebouças, Avenida da Saudade, até acessar o Horto Florestal por meio de trilhas. Nas proximidades da represa, as famílias realizaram o plantio de 172 mudas de árvores, recuperando um espaço que havia sido degradado recentemente por um incêndio de pequeno porte.

Fonte: Prefeitura de Sumaré