Connect with us

Nossa Cidade

Milhares de alunos retornam às aulas na rede municipal de ensino de Sumaré

Publicado

em

aulas

Depois das merecidas férias escolares chegou a hora de retomar os estudos. Cerca de 22 mil alunos retornaram às aulas nessa segunda (03) nas escolas da rede municipal de Sumaré.

Para receber a comunidade estudantil com mais conforto e segurança, durante todo o mês de janeiro as 39 unidades escolares contaram com manutenção e limpeza, inclusive mutirões nos finais de semana. “A educação é uma de nossas prioridades e nosso compromisso é oferecer um ensino de qualidade às nossas crianças e adolescentes. Temos feito grandes investimentos do Ensino Infantil ao Ensino Médio, tanto na parte estrutural quanto pedagógica, e reforçado as ações que têm dado resultado”, explicou o prefeito Luiz Dalben.

Os investimentos no setor educacional vão de obras estruturais – com construção, reformas e ampliação – ao pedagógico. A Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, passa a oferecer na grade curricular das escolas municipais neste ano a aula de empreendedorismo. Num primeiro momento serão contemplados 14.500 alunos do Fundamental I e II, Ensino Médio e EJA (Educação para Jovens e Adultos).

Será uma aula semanal do JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), programa do Sebrae-SP criado com a finalidade de disseminar a cultura empreendedora e orientar para o plano de negócios, de maneira a estimular os comportamentos empreendedores entre crianças e adolescentes, incentivando-os à prática do empreendedorismo e o protagonismo juvenil.

A parceria firmada em outubro do ano passado entre a administração municipal, por meio das Secretarias Municipais de Educação e Desenvolvimento Econômico, com o órgão, prevê levar a atitude empreendedora e consumo consciente aos alunos. A educação empreendedora incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além de praticar o espírito de coletividade.

Publicidade

Dessa forma, o curso aliado a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. “Essa parceria com o Sebrae fortalece ainda mais a nossa rede municipal de ensino, que já é referência em muitos projetos. Essa é também a oportunidade de qualificar, inclusive de agregar essa formação ao currículo dos professores”, disse o Chefe do Executivo.

O curso incentiva comportamentos empreendedores na busca de possibilidades de inserção no mundo do trabalho por meio de uma postura empreendedora e autônoma. Ou seja, visa despertar a discussão, a responsabilidade e o comportamento empreendedor.

Os alunos receberão gratuitamente os materiais didáticos, que foram elaborados e cedidos pelo Sebrae. “Aprender sempre é um bom negócio e essa é uma excelente oportunidade que a Prefeitura de Sumaré oferece ao implantar a cultura empreendedora na grade curricular”, comentou a secretária municipal de Educação, Mirela Cia.

Ainda na parte pedagógica, a SME também dá continuidade neste ano ao projeto “Leitura e Ética na Escola”, desenvolvido numa parceria e apoio técnico do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (Gepem) e a editora Adonis. O projeto atende da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental. A intenção é incentivar a leitura junto às crianças e trabalhar temas como preconceitos, comportamento e bullying. O projeto inclui ainda a formação dos professores e visita às dependências da editora para conhecer as etapas da confecção de um livro.

 Projetos especiais

Publicidade

Os projetos especiais CEAV (Centro de Educação Ambiental Vivenciada), Cidade Mirim de Trânsito e Parque dos Animais também estão no cronograma de atividades que os estudantes terão no decorrer de 2020. Os três projetos são voltados às redes municipal, estadual e privada, além de ONG´s, já que investir na formação cidadã das crianças é essencial para a construção de uma sociedade cada vez melhor. A Cidade Mirim de Trânsito é uma réplica de vias comuns existentes nas cidades, mas em menor dimensão, para que as crianças possam aprender, de forma bastante divertida, as regras do trânsito. No espaço, os alunos trafegam pelas vias com bicicletas ou triciclos – sempre utilizando itens de segurança pessoal, como capacete, cotoveleiras e joelheiras. Eles aprendem sobre a sinalização de solo, placas, semáforos, normas e conceitos, sendo estimulados, desde cedo, para atitudes positivas e seguras com relação ao trânsito.

No CEAV (Centro de Educação Ambiental Vivenciada), área verde localizada ao lado da Escola Municipal José de Anchieta, os alunos são incentivados desde cedo a adotar hábitos que promovam a sustentabilidade, a preservação dos recursos naturais e o respeito a todas as formas de vida. O espaço é dedicado à conscientização das crianças sobre a importância de preservar o meio ambiente. Conta com variedade de plantas e árvores, muitas delas nativas, hortas, jardim sensorial, mini orquidário, pomar, plantações de leguminosas e ervas medicinais, área de compostagem, além de uma sala pedagógica e quiosques em meio à natureza para que as crianças possam realizar as atividades pedagógicas.

Já o Parque dos Animais é um espaço de Educação Ambiental onde vivem diversos animais domésticos e silvestres de pequeno porte, propiciando às crianças contato direto com os bichinhos e a oportunidade de elas aprenderem um pouco mais sobre seus hábitos e características. As visitas monitoradas acontecem durante a semana. Aos sábados e domingos, o espaço é aberto à população, das 9 às 17 horas. O endereço é Rua Alcina Raposeiro Yanssen, nº 651, Parque Franceschini. 

PROEB

Nas escolas do Proeb (Programa de Educação Básica), o ano letivo teve início no último dia 27. O programa é totalmente custeado com recursos municipais, sendo investidos cerca de R$ 26,6 milhões ao ano. Ampliado em 2019, a partir de deste ano, são 75 escolas conveniadas com a Prefeitura, atendendo 5.928 crianças em período integral. Desde que assumiu a gestão, o prefeito Luiz Dalben aumentou 1.380 vagas no programa. “Nosso compromisso é garantir atendimento e ensino de qualidade, além de um ambiente escolar acolhedor e seguro às nossas crianças. Continuamos trabalhando para fortalecer o Ensino Infantil e oferecer uma Educação de excelência às nossas crianças e adolescentes”, concluiu o Chefe do Executivo.

Publicidade

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook