Nossa Cidade
Modernização: agentes do sistema de Zona Azul de Sumaré já operam com novos tablets e impressoras
Em mais uma ação do programa de modernização administrativa deflagrado pela Prefeitura de Sumaré a partir de 2013, os agentes do “Olá Rotativo”, sistema de Zona Azul da cidade, começaram na quinta-feira, dia 23 de outubro, a trabalhar com novos tablets (computadores portáteis com telas de toque) e impressoras portáteis para venda dos tíquetes. Assim, aos poucos, as notificações e vendas de bilhetes manuais serão extintos.
A mudança foi implementada pela empresa concessionária Rizzo Mobiliário Urbana Ltda, responsável pela Zona Azul, atendendo um item do contrato firmado com a Prefeitura, através da SMMUR (Secretaria de Mobilidade Urbana e Rural), por meio de processo licitatório.
De acordo com o supervisor do Olá Rotativo em Sumaré, Fernando Machado, “os monitores vão vender os tíquetes e imprimir as notificações aos motoristas infratores por meio eletrônico, não mais de maneira manual. Por enquanto, os tíquetes de estacionamento e as notificações de papel ainda vão funcionar, mas por um curto período, apenas para a população se acostumar com a mudança”, explicou.
Ao inserir os dados por meio do tablet, a impressão dos tíquetes de estacionamento e das notificações, feita por meio de uma impressora portátil, é realizada automaticamente. No caso das notificações, os monitores anotam a placa do veículo, número da vaga e tipo de ocorrência e fixam o papel impresso no vidro dianteiro do veículo, para que haja a fiscalização posterior, realizada exclusivamente pelos Agentes Municipais de Trânsito.
“Essa adoção dos tablets foi um exigência da Prefeitura. De forma gradativa, a Rizzo está implementando os itens exigidos no contrato, facilitando e modernizando o sistema e a vida dos usuários”, comentou o secretário municipal de Mobilidade, José Carlos Alves.
A venda de bilhetes por meio dos “parquímetros” (que já permitiam ao usuário comprar o tíquete do estacionamento rotativo de maneira eletrônica), bem como de talões nos estabelecimentos comerciais credenciados da Região Central, continua normalmente.
O usuário pode escolher o tempo de permanência, sendo o máximo de 2 horas. É cobrado R$ 1,00 a cada hora estacionada, mas há uma tolerância de 10 minutos sem o pagamento da tarifa.
“O estacionamento rotativo é importante para a democratização do espaço público. Temos uma demanda muito grande de usuários do centro comercial da cidade, é importante que haja esse rodízio, para que todos sejam beneficiados. As novas máquinas irão agilizar e modernizar o sistema, sempre tendo a satisfação população como prioridade”, comentou a prefeita Cristina Carrara.
ZONA AZUL
A Zona Azul é operada em Sumaré pela empresa Rizzo desde 2011, em toda a região central. Durante os dias úteis, a Zona Azul funciona das 9 às 18 horas. Aos sábados, o sistema vigora das 9 às 13 horas. Nos domingos, feriados e horários fora do estabelecido na lei, o estacionamento é gratuito.
Veículos oficiais dos Estados, Municípios e da União, de emergência e de apoio técnico à imprensa, estão isentos da taxa. Das vagas asseguradas, 5% delas são para veículos conduzidos ou que transportem idosos, e 2% para portadores de deficiências com dificuldades de locomoção – porém, a reserva de vagas não exime estes usuários do pagamento da tarifa.
A Zona ou “Área” Azul é regulamentada pelo Código de Trânsito Brasileiro e também por leis municipais. O valor em caso de infração é de R$ 53,20, também previsto na Legislação Brasileira de Trânsito.
Fonte: Prefeitura de Sumaré