Motoristas de Sumaré devem ficar atentos às modificação no trânsito das rotatórias de acesso à Região Central

Desde a última sexta-feira, 1º de julho, os motoristas que acessam a Região Central de Sumaré devem respeitar a nova configuração do tráfego no antigo complexo de rotatórias que dão acesso ao Viaduto Férreo “Comendador Aristides Moranza”. Já está valendo a remodelação viária deste ponto, que eliminou as antigas rotatórias e trouxe uma maior capacidade de escoamento do tráfego.

Os trabalhos foram realizados nas rotatórias das Praças do Lions, Rotary e Nipo Brasileira, e visam minimizar os congestionamentos nos horários de pico e aprimorar o Sistema Viário da cidade. As mudanças e intervenções são fruto de um trabalho técnico detalhado e visam melhorar o fluxo e proporcionar um trânsito mais seguro para todos, inclusive pedestres. A remodelação inclui ainda a reorganização da entrada e saída dos jardins Primavera e Jardim São Domingos.

Dona Diná de Lima Pires Lima aprovou a mudança. “Faço tratamento no Ambulatório de Especialidades há dez anos e já perdi muito tempo com o trânsito, com essa obra o trânsito desafogou”, comentou a motorista.

ENTENDA

A rotatória da Praça do Lions (a do Ambulatório de Especialidades) foi eliminada e agora há um cruzamento simples com semáforo. O cruzamento facilitou o tráfego dos motoristas que seguiam do Jardim Primavera, por meio da Avenida Eugênia Biancalana Duarte, para Campinas, e o acesso para o Viaduto Aristides Moranza. No local, foram criados quatro canteiros com paisagismo e uma calçada com extensão até Viaduto.

A Praça do Rotary também foi extinta. A entrada para o Jardim São Domingos foi permanentemente fechada. Os motoristas que vêm do Centro devem fazer o retorno na Secretaria do Meio Ambiente para chegar ao bairro. Para os motoristas que vêm sentido Nova Veneza-Centro não houve alterações.

Além disso, a área de calçada destinada aos pedestres foi ampliada.

Devido às alterações, o trecho da Avenida 3M entre as rotatórias do Lions e Rotary agora é sentido único de direção, no sentido centro, e há quatro faixas de tráfego. Na Praça Nipo Brasileira, conhecida como a “rotatória para Nova Veneza”, foi criada uma via para a conversão à esquerda dos veículos que seguem da Avenida Eugênia Biancalana Duarte em direção à Rua Joseph Pleasent Fenley. No local, foram instaladas tachas refletivas, (as “tartarugas”), separando o tráfego que vem da Avenida Amizade ou da Avenida Júlio de Vasconcellos e segue para o Centro. Isto permite que os motoristas que seguem de Nova Veneza para a Região Central trafeguem sem precisar aguardar e olhar para os condutores que vêm do sentido Campinas-Centro.

INTERVENÇÕES

As obras nas rotatórias de acesso à Região Central são parte de um pacote de quatro intervenções na malha viária da cidade, apontadas pelo “Plano de Circulação de Trânsito”. Está sendo  remodelado o trecho da Estrada Municipal Valêncio Calegari (a “Estrada da Honda”), conhecido como “trevo da Adere”, que dá acesso ao Parque Santo Antonio, na Área Cura.

Será alterado também a configuração do trecho final da Praça da República (no acesso ao Viaduto Comendador Aristides Moranza) cruzamento com a avenida Júlia de Vasconcelos Bufarah.

O trecho da Avenida Fuad Assef Maluf, na Região do Picerno, próximo ao Supermercado Paraná, também foi remodelado através desta iniciativa pacote.

Todo o serviço é executado por empresa vencedora de licitação, a DNP Terraplenagem e Pavimentadora Foresto Ltda, com acompanhamento e supervisão das secretarias municipais de Mobilidade, Obras e Planejamento. O investimento total da Prefeitura nas quatro intervenções viárias é de R$ 2,1 milhões.