Connect with us

Nossa Cidade

Muita emoção na entrega do cheque da ação solidária do bem: Projeto Isa

Publicado

em

Lágrimas de gratidão, discursos emocionados, muitos aplausos e missão cumprida. Esse foi o resultado do Projeto Isa. A ação solidária do bem realizada pelo Grêmio Estudantil da Escola Municipal Antonio Palioto superou a projeção inicial, que previa arrecadar cerca de cinco mil para a compra de um andador para a colega Isabele Coradel, do 9º ano. A solidariedade falou mais alto e ganhou a adesão de muita gente: professores, pais e até de ONG´s e da iniciativa privada. E o cheque no valor de R$ 5.535,00 foi entregue na manhã desta sexta (22), no pátio da unidade escolar. Além disso, outras quantias que ultrapassaram a casa dos R$ 3 mil foram depositadas diretamente na conta bancária de Sandra Coradel de Freitas, mãe da estudante. O que começou com rifa, passou para a Vakinha on line, e com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, alcançou o Rotary Club Sumaré, as Lojas Maçônicas (Oriente Sumaré, Sagrada Virtude, Fraternidade Sumareense, e Deus, Justiça e Amor) e alguns empresários.

A ação garantiu a compra do andador modelo Crocodile R82, tamanho grande. A ocasião da entrega contou com a presença da secretária Municipal de Educação, Mirela Cia, que representou o prefeito Luiz Dalben. “Isto é de encher o coração. Ações como essa, em prol da Isa, são muito importantes, e o Grêmio Estudantil é nota mil. Foi a união de todos que possibilitou alcançar esse objetivo, de presentear a Isa com esse andador. Deixamos nosso carinho à Sandra, uma mãe exemplar”, disse emocionada ao ver o choro e o abraço de mãe e filha.

O prefeito Luiz Dalben enalteceu a solidariedade do povo sumareense. “Um lindo gesto dos alunos do Grêmio resultou numa ação tão grandiosa como essa, com o auxílio da comunidade, tanto interna como externa. Sou grato a Deus pela oportunidade de ser prefeito de um povo tão altruísta, filantropo. Parabenizo a direção da escola, professores e alunos, a secretária Mirela, enfim a todos que se empenharam e não desistiram de atingir o objetivo em favor da Isa”.

O apoio das ONG´s e de empresários foi muito importante. “A escola está em festa, porque conseguimos realizar o sonho da Isa. Uma pequena ação que ganhou uma proporção enorme, para a alegria dos alunos do Grêmio – sob coordenação do prof. Eduardo, que por motivos de força maior, não pode estar presente. Destacamos o apoio dos professores que ajudaram muito, da nossa Secretaria Municipal de Educação que não mediu esforços para contatar as ONG´s e dos pais”, comentou a diretora Rose Tognetta.

O evento contou também com a presença do presidente do Rotary Club Sumaré, Gabriel Carrasco Jr “Tigrão”, professores e alunos.

 

SONHO DE ADOLESCENTE

Isa, como carinhosamente é chamada pelos colegas, não anda. A estudante depende de cadeira de rodas e andador. Ela nasceu com Mielomeningocele (também conhecida como espinha bífida aberta), uma malformação congênita da coluna vertebral da criança em que as meninges, a medula e as raízes nervosas estão expostas; ocorre entre um a dez, de cada mil nascimentos. Apesar de suas limitações, a menina é uma verdadeira campeã. Não abre mão de um largo sorriso e carrega no semblante muita esperança em poder andar. É uma paratleta que compete na modalidade de natação e atletismo. Sua limitação nunca a impediu de sonhar.

Feliz com o andador, entre tantos sonhos, a adolescente espera participar de uma Olimpíada. “Pretendo fazer faculdade, mas ainda não sei qual curso. Vou continuar competindo e quem sabe algum dia representar o meu país nas olimpíadas”, comenta sorridente a estudante que fez o curso de maquiagem e em casa maquia as amigas para conseguir uma graninha extra.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Equipe da Defesa Civil recebe treinamento de emergência em enchentes

Publicado

em

Por

A equipe da Defesa Civil da Secretaria Municipal de Segurança de Sumaré participou nesse domingo (19), de um treinamento especial.

A atividade sobre Segurança em Operações de Emergência em Enchentes aconteceu na piscina do Centro Esportivo ‘Vereador José Pereira’.

Os participantes receberam instrução teórica sobre equipamentos de proteção individual, análise de risco em ambientes inundados, equipamentos de operação em meio aquático, técnica de condução e abordagem de vítima em meio aquático, e sistemas de redução de força para transposição de materiais e vítimas. “Esses treinamentos são fundamentais, pois dão condições aos integrantes da nossa Defesa Civil prestarem o melhor atendimento em casos de emergência”, disse o prefeito Luiz Dalben.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Sumaré mais verde: Cerca de 9 mil mudas de árvores são plantadas pela Prefeitura em 2019

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Sumaré, por meio de sua Secretaria de Defesa, Proteção e Preservação do Meio Ambiente, vem realizando nos últimos anos diversas ações visando a conservação e a recuperação ambiental em todas as regiões da cidade. Somente no ano de 2019, a Prefeitura promoveu o plantio de aproximadamente 9 mil mudas de árvores – parte em ampliação do projeto municipal de arborização urbana e outra parte em cumprimento a acordos de compensação ambiental. 

Desse total, no ano passado, o Meio Ambiente de Sumaré executou o plantio de 1.600 mudas de Primavera. A primeira etapa, que teve início em dezembro, compreendeu a área entre o portal da cidade até as proximidades do Viaduto Aristides Moranza, deixando mais verdes os canteiros dos dois lados da Avenida Júlio de Vasconcellos. Dentro do mesmo projeto de revitalização dos espaços públicos, a Prefeitura também promoveu a restauração do paisagismo em praças municipais na região Central e Área Cura.

As mudas utilizadas em todas essas ações são cultivadas no Viveiro Municipal, mantido pela Prefeitura na área do Horto Florestal. No local, podem ser encontradas centenas de espécies nativas, frutíferas e outras próprias para plantio em calçadas. As mudas também estão disponíveis para doação, basta procurar a Secretaria de Meio Ambiente. Em 2019, foram atendidos mais de 7 mil pedidos feitos pela população.

“Nosso objetivo é ampliar os espaços verdes da cidade e, ao mesmo tempo, mobilizar a população para práticas de preservação e conscientização para a importância dos cuidados com o meio ambiente local. Só assim podemos efetivamente construir um futuro com mais qualidade de vida para todos os sumareenses”, destacou o prefeito Luiz Dalben.

Outras ações

A Secretaria de Meio Ambiente é responsável pela aplicação de advertências e multas, previstas em lei para os casos de infrações relacionadas ao meio ambiente local. No ano passado, foram 49 advertências e 69 multas.

Também é de responsabilidade da pasta a emissão de licenças ambientais. Foram 117 solicitações atendidas em 2019, incluindo licença simplificada de instalação e operação, renovação de licença, entre outras.

“O trabalho da nossa equipe de Meio Ambiente envolve ainda o acompanhamento e apoio às ações executadas pelas demais secretarias municipais e que envolvem as questões ambientais”, explicou o secretário Carlos Barijan.

O Meio Ambiente de Sumaré também mantém em funcionamento dois espaços públicos para visitas gratuitas e promoção de atividades de Educação Ambiental: o Recanto dos Animais e o Orquidário Municipal. Este último conta com diversos exemplares de orquídeas e, em 2019, reuniu mais de 3 mil pessoas nos eventos de exposição pública.

Serviço:
Secretaria Municipal de Defesa, Proteção e Preservação do Meio Ambiente
Avenida Eugênia Biancalana Duarte, nº 200, Jardim Primavera
Para mais informações, o número do telefone é (19) 3903-2431.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Inscrições para Oficina teatral terminam nesta sexta (24)

Publicado

em

Por

Atenção interessados em participar da oficina teatral gratuita “Todas as Cores do Mundo”! As inscrições terminam nesta sexta (24). Ao todo, o curso de teatro oferece 60 vagas à crianças e adolescentes. As aulas acontecerão no Anfiteatro Dirce Dalben, em Nova Veneza.

O projeto é da Mundo Eventos e tem o apoio da Prefeitura de Sumaré, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer, com o patrocínio da PPG Industrial do Brasil, via Ministério da Cultura. A oficina de iniciação teatral prevê duração de sete meses.

Além da capacitação para a arte, o curso inclui dinâmicas, como aulas de danças, por exemplo, com temas importantes focando o meio ambiente, educação para o trânsito e inclusão social. No encerramento, os alunos dividirão o palco com atores profissionais. Na ocasião, eles apresentarão a peça que traz o nome da oficina ‘Todas as Cores do Mundo’. “A oficina é uma excelente oportunidade para crianças e adolescentes, dos 8 aos 14 anos, que gostam de atuar. A formação cênica garantirá, ao término, a participarão dos alunos na estreia do espetáculo”, disse o prefeito Luiz Dalben.

As inscrições estão sendo realizadas no Anfiteatro Dirce Dalben, localizado na Avenida Brasil, 1.111, em Nova Veneza, das 9 às 15h. É necessário levar cópia do RG e do comprovante de endereço da criança e do responsável.

Continue Lendo