Munícipe poderão contribuir para o Fundo Social de Solidariedade de Sumaré

O munícipe interessado em contribuir com o Fundo Social de Solidariedade de Sumaré terá, em 2015, uma forma rápida, simples e “barata” de colaborar com os projetos de atendimento de caráter altamente social mantidos pelo órgão. Foi publicado na edição número 201 do Semanário Oficial do Município de Sumaré o Decreto nº 9.479/2014, assinado pela prefeita Cristina Carrara e que dispõe sobre a contribuição voluntária ao Fundo Social da cidade. Assim, haverá uma ficha de doação de R$ 5,00 (cinco reais) diretamente à conta do Fundo, que será enviada juntamente com o carnê do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) do ano que vem.

De acordo com o decreto, o valor arrecadado com a contribuição voluntária vai ser depositado em conta própria e exclusiva, fiscalizada e gerenciada diretamente pelo Fundo Social de Solidariedade ou por quem o Funssol indicar. Os recursos deverão ser utilizados somente nas atividades sociais mantidas e/ou apoiadas pelo órgão, devidamente comprovadas por documentação. Além disso, o Município também deverá dar publicidade dos valores arrecadados e da aplicação do montante.

As entidades sem fins lucrativos que tenham por finalidade a prestação de serviços assistenciais também poderão receber parte dos recursos arrecadados pela campanha, desde que obedeçam aos requisitos legais e realizem a prestação de contas.


Atualmente, o Fundo Social é presidido por Joseane Felizari Moço Carrara. Além de estar à frente de ações sociais como a “Campanha do Agasalho” e o “Natal Ecológico”, o Fundo também vem atuando na promoção e viabilização de cursos profissionalizantes direcionados aos sumareenses.

O órgão municipal coordena os convênios que trouxeram para a cidade as aulas gratuitas de formação profissional disponibilizadas pelo Polo da Construção Civil (cursos de assentador de pisos e azulejos, encanador e pedreiro), Escola de Moda (curso de modelagem, corte e costura) e Escola de Beleza (curso de assistente de cabeleireiros) – os três programas sendo fruto de uma parceria com o Fundo Social do Estado.