Neste sábado, dia 1° de abril, o Jardim Calegari e os jardins Nova Esperança I e II, todos na região da Área Cura, recebem o “Mutirão contra o Aedes”. Ao todo, participarão da ação 40 agentes de Controle de Endemias e agentes Comunitários de Saúde, além de colaboradores da Secretaria de Serviços Públicos, que atuarão na recolha de materiais que possam acumular água e servir de criadouro ao mosquito.
O objetivo do mutirão, que vem ocorrendo todos os sábados em diferentes bairros da cidade, é orientar e conscientizar os moradores a respeito de como evitar a proliferação do Aedes aegypti. O mosquito transmite doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
“Já conseguimos reduzir drasticamente os casos de dengue em Sumaré, mas não podemos descuidar, o trabalho não pode parar. É importante que a população receba as nossas equipes e continue adotando todas as medidas necessárias para evitar a proliferação do mosquito. Somente uma cidade unida conseguirá combater 100% as doenças transmitidas pelo Aedes”, comentou o prefeito Luiz Dalben.
No último sábado, dia 25, o mutirão foi realizado no Jardim Denadai e na Vila Sol Nascente, também na região da Área Cura. Nessa oportunidade, 1.826 casas foram visitadas, sendo que 73,2% deste total – cerca de 1.337 casas – foram trabalhadas pelas equipes municipais. No restante, os imóveis estavam fechados ou os moradores não permitiram a entrada dos agentes.
BALANÇO
Segundo dados do último boletim epidemiológico, Sumaré registra 11 casos confirmados de dengue em 2017 e outros 69 estão em investigação. Não há casos positivos de zika vírus ou chikungunya.