No Dia da Árvore, projeto Replantar supera 23 mil mudas

 

Sumaré, 21 de setembro de 2017

 

Comemorando o Dia da Árvore e buscando incentivar a população a cuidar do meio ambiente, a Prefeitura de Sumaré promoveu hoje o plantio de novas árvores no Horto Florestal, a principal área verde do município. A atividade integra o projeto “Replantar” e foi realizada por alunos da Escola Municipal Mundo Alegre da Criança, junto do prefeito Luiz Dalben, do vice Henrique Stein (que também é o secretário municipal de Meio Ambiente), e do secretário municipal de Serviços Públicos, Eder Ruzza. Com este plantio, agora já são 23 mil mudas plantadas em Sumaré este ano.

“Plantamos árvores nativas, frutíferas e também um pau-brasil, que foi doado pelo Consórcio PCJ (Bacia dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí). O objetivo é conscientizar nossas crianças desde cedo sobre a importância de preservar e cuidar do meio ambiente e da nossa cidade. Elas ainda puderam conhecer um pouco mais do nosso Horto Florestal, que estamos recuperando por meio do projeto Replantar. Garantir o desenvolvimento sustentável de Sumaré, envolvendo toda a comunidade neste processo, é um dos principais compromissos do nosso governo”, explicou o prefeito Luiz Dalben.

Segundo o vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente, o replantio no Horto Florestal visa preservar as reservas de água no município, uma vez que as represas existentes no local são mananciais de abastecimento da população. “Além disso, as novas árvores também garantem a biodiversidade. São dezenas de espécies diferentes plantadas, que vão atrair novas aves e animais”, explicou Henrique. No próximo domingo, dia 24, o plantio em comemoração ao Dia da Árvore prossegue com o grupo de jipeiros Guerreiros 4×4 de Sumaré e o Rotary Club, também no Horto Florestal.

Em nove meses de governo, o projeto Replantar já garantiu mais de 23 mil novas mudas em Sumaré, inclusive em pontos que eram utilizados para o descarte irregular de entulhos e antigas ocupações irregulares em áreas de preservação permanente. O projeto, idealizado pelo prefeito Luiz Dalben, visa plantar cerca de 180 mil novas árvores até 2020.

Também participou da atividade nesta quinta-feira o vereador Ulisses Gomes.