terça-feira, julho 27, 2021
InícioNossa CidadeNo Dia do Bombeiro Brasileiro, Prefeitura de Sumaré destaca investimentos realizados nos...

No Dia do Bombeiro Brasileiro, Prefeitura de Sumaré destaca investimentos realizados nos últimos anos

Nesta quinta-feira, dia 2 de julho, celebra-se o Dia do Bombeiro Brasileiro. A data é lembrada desde 1954 como forma de valorizar a profissão. Em Sumaré, não é diferente. Mesmo sem cerimônia, para evitar aglomeração nesta pandemia do coronavírus, a Administração Municipal parabeniza a corporação e destaca os investimentos realizados nos últimos anos, a fim de proporcionar melhores condições de trabalho aos profissionais e de atendimento aos cidadãos.

Desde 2017, o Corpo de Bombeiros Municipal recebeu investimentos que vão de adequações estruturais da base municipal até a aquisição de novos equipamentos. A corporação passou a contar com duas novas viaturas – uma de Resgate e uma de Salvamento -, 24 novos capacetes de proteção, 6 equipamentos de proteção respiratórios, 50 balaclavas, colares cervicais, encosto de cabeça para serviços de resgate e lanternas.

Também foram adquiridos, durante esse período, 24 conjuntos de aproximação para combate a incêndios, 26 pares de luvas, 40 pares de botas cano longo, 84 conjuntos de fardamento, 02 sopradores para combate a incêndios florestais e 1 conjunto de roupas de apicultor. Atualmente, o órgão municipal passa por restruturação do sistema de atendimento à população para proporcionar maior agilidade às ocorrências.

“Reconhecimento e gratidão. Esses são os sentimentos que desejamos externar neste dia especial em homenagem a estes profissionais tão valorosos que, que com bravura, se dedicam para resgatar vidas. Ser bombeiro é sinônimo de amor, de esperança e de força. Só podemos agradecer imensamente cada um de vocês”, agradeceu o prefeito Luiz Dalben. “Nossa unidade do Corpo de Bombeiros Municipal foi fundada em 1981 e, desde então, tem cumprido com muita dedicação sua função”, completou.

Após alteração na Lei do Hidrante, proposta pelo Chefe do Executivo, a corporação recebeu ainda a doação de novos itens de vestuário e eletrônicos de empresas da cidade. Foram recebidos 18 conjuntos de aproximação (para combate ao fogo), 28 pares de botas de combate a incêndio, 50 pares de botas operacionais, três CPU´s e dois sopradores de folhas e vegetação.

Com esse olhar de cuidado e respeito, a Administração Municipal também implantou o Plantão Psicológico quinzenal. A iniciativa é realizada para auxiliar na estabilidade da saúde emocional dos membros da corporação, que passam pela exposição diária a fatores estressantes.

“Os bombeiros, junto com as demais forças de segurança e de defesa civil, têm um papel de fundamental em nossa sociedade. Parabenizamos e aplaudimos cada membro da corporação por esta data especial e reconhecemos toda dedicação da profissão”, destacou o vice-prefeito Henrique do Paraíso.

BALANÇO

Com atendimento 24 horas por dia pelo telefone 193, o Corpo de Bombeiros de Sumaré atendeu 1.161 ocorrências de naturezas diversas no último ano, sendo 432 incêndios, 205 resgates, 271 salvamentos e 253 auxílios. Somam-se as ocorrências, outras atividades como treinamento aos professores da rede municipal de Educação. Outro treinamento em Primeiros Socorros foi destinado a trinta servidores no Centro Esportivo e teve por finalidade capacitar os funcionários para agir em situações de emergência.

“Tem uma frase muito conhecida que diz que a nossa maior glória não está no fato de nunca cairmos, mas sim em levantarmos depois de cada queda. A Corporação se levanta a cada ocorrência atendida. Parabéns aos nossos bombeiros e a todos aqueles que doam suas vidas para salvar a de outros. Que Deus os abençoe”, disse o comandante do Corpo de Bombeiros, Mario Bertolo.

Artigos Relacionados
- Advertisment -

Ultimas