Connect with us

Nossa Cidade

No Dia Mundial de Saúde, Prefeitura de Sumaré aponta ações de combate ao coronavírus e lembra investimentos realizados nos últimos anos

Published

on

Em meio à pandemia, nessa terça-feira, 7 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Saúde.  A data foi instituída pela OMS (Organização Mundial da Saúde)  com o objetivo de promover a conscientização das pessoas sobre a importância do equilíbrio entre o bem-estar físico, mental e social. Mas esse ano, no mundo todo, esse dia está sendo especialmente lembrado pela luta contra o tempo para combater a disseminação do novo coronavírus.

Em Sumaré não é diferente: todos os esforços estão concentrados em ações de enfrentamento à Covid-19. Tanto que, mesmo antes de o primeiro caso ser confirmado no Brasil, a Prefeitura já estudava um plano de contingência para prevenção da doença, aprovado em 4 de fevereiro, quando foram decididos protocolos, entre eles, o treinamento das equipes da Secretaria de Saúde e medidas de prevenção voltadas aos moradores.

Decretos do prefeito Luiz Dalben foram publicados e regulamentaram o “regime de quarentena” na cidade, seguindo as recomendações da OMS para conter o avanço da Covid-19. As aulas estão suspensas desde 23 de março, mas os alunos continuam sendo assistidos pela Secretaria Municipal de Educação, que disponibiliza conteúdo pedagógico por meio de aplicativo. Para as famílias das crianças, principalmente àquelas em situação de vulnerabilidade social, a Prefeitura faz a entrega de kits nutricionais, garantindo a alimentação adequada dos alunos que precisam da merenda escolar como complemento da alimentação.

Higienização do transporte coletivo, desinfecção de áreas comuns em todas as regiões com a pulverização de hipoclorito de sódio, utilização de drones para monitoramento da cidade, atendimento intensificado a pessoas em situação de rua, campanha virtual para arrecadação de alimentos promovida pelo Funssol (Fundo Social de Solidariedade),   capacitação dos colaboradores da Saúde municipal e criação de novas alas de atendimento a pacientes nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) no Jardim Macarenko e Matão, essas são algumas das medidas adotas pelo Município.

A transparência de todo esse trabalho também é uma preocupação do atual Governo. Por meio da criação do Comitê de Prevenção e Enfrentamento do Coronavírus, boletins diários são disponibilizados no site da Prefeitura (www.sumare.sp.gov.br). Um canal de whatsapp com três números foi implantado para atendimento à população (9.8443-0412 / 9.9303-9646 / 9.9299-9493).

Mas não podemos deixar de lembrar que toda a organização do trabalho realizado hoje em Sumaré para o gerenciamento da crise mundial em Saúde é possível graças a um plano de reestruturação do Município, colocado em prática pela atual gestão desde 2017  e no qual a Saúde sempre mereceu destaque.

“Logo que assumimos a atual gestão, em 2017, encontramos um grande desafio, que precisava de respostas rápidas! Os colaboradores estavam com pagamentos atrasados, médicos em greve e o Sistema de Saúde Municipal em crise. Com planejamento, comprometimento, valorização dos colaboradores, investimentos em humanização do atendimento a pacientes, foi assim que conseguimos superar as necessidades e elevar a área da Saúde na cidade. Agora estamos vivendo outra crise, que é o enfrentamento ao coronavírus. Como sempre foi, com muito trabalho e fé em Deus, vamos vencer mais essa batalha!”

Investimentos

O pacote de investimentos já realizados na melhoria da Saúde Pública Municipal pelo Governo Luiz Dalben inclui novas ambulâncias e veículos para a Atenção Básica, readequações nos prédios e a aquisição de equipamentos importantes (ecocardiograma, ultrassom, cadeiras de roda).

Novas unidades de saúde foram entregues nos últimos três anos: Florely, Veccon e Bordon, Ypiranga, CIS Nova Veneza, CAPS AD Bordon, além da UPA no Matão, que atende de 11 a 12 mil pacientes por mês. Também foram inauguradas as salas de Ultrassonografia e ‘Do Bem’ na UPA Macarenko, que oferta acolhimento e atendimento multidisciplinar a vítimas de violência física, psicológica e sexual; duas unidades do Centro da Criança, em parceria com as faculdades PUC-Campinas e São Leopoldo Mandic; e a Base de Excelência da Mulher (BEM), idealizada pelo Fundo Social de Solidariedade, conta com parceria da São Leopoldo Mandic, oferecendo atendimento médico e ambulatorial exclusivo para as mulheres

O Município também recebeu 12 novas câmaras frias para a conservação e armazenamento seguro das vacinas. Hoje, todas as 22 salas de vacina da cidade contam com as câmaras frias, desenvolvidas para o controle preciso de temperatura, evitando perdas de doses e outros contratempos. Já no Ambulatório de Especialidades, a Prefeitura promoveu a ampliação das instalações, aumentando a capacidade de atendimento.

Outro investimento foi realizado com foco na proteção dos animais. Em 2019 a Prefeitura implantou o Departamento Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal. O DEMBEAS atua na prevenção de maus-tratos, abandono, e presta atendimento a animais vítimas desses casos.

Nossa Cidade

Sumaré fecha comercio

Published

on

De acordo com a nova determinação do Governo do Estado e deliberação do Comitê Municipal de Proteção e Enfrentamento ao Coronavírus, a partir de seis de julho, somente os comércios dos serviços essenciais poderão funcionar em Sumaré, tais como das áreas da saúde, alimentação, abastecimento, segurança e limpeza. A medida foi tomada devido à Região Metropolitana de Campinas ter retornado para a fase vermelha do Plano São Paulo.

Poderão permanecer em atividade os estabelecimentos de venda de produtos alimentícios (hipermercados, supermercados, minimercados, mercearias e afins, padarias, açougues, peixarias, feiras livres (feira food – não consumir alimentos no local), quitandas, padarias, centros de abastecimento e congêneres, restaurantes e lanchonetes (somente com operações de delivery e drive-thru).

Também poderão manter as atividades os serviços e produtos de saúde (farmácias, drogarias, clínicas médicas e laboratórios) e postos de combustível, loja de conveniências, loja de alimentação para animais, distribuidora de gás e lojas de venda de água mineral.

A relação de estabelecimentos poderá ser reavaliada a qualquer momento, dependendo da fase epidemiológica do contágio e da evolução dos casos no Município. A Prefeitura irá intensificar a fiscalização dos estabelecimentos, orientando os comerciantes e clientes.   

Os estabelecimentos deverão observar todas as recomendações sanitárias já determinadas pelo Ministério da Saúde e OMS (Organização Mundial da Saúde), como o controle do fluxo de pessoas limitado, exigência do uso da máscara de proteção, higienização constante do ambiente e a disponibilização de álcool em gel para a constante higienização das mãos, tanto para funcionários quanto para clientes.

 Em Sumaré, o plano de contingência contra o coronavírus começou em janeiro. A Prefeitura já ampliou os leitos das UPAs Matão e Macarenko, todas as unidades de saúde da atenção primária estão voltadas também para o atendimento do coronavírus, seguindo os critérios do Ministério da Saúde, caso necessite utilizar seus espaços para tratamento da doença, porém, sem prejuízo dos demais atendimentos. Além disso, a Secretaria de Saúde disponibiliza unidades de referências específicas em cada região para tratamento da Covid-19.

Os moradores que apresentarem sintomas leves da doença, por exemplo, devem procurar a unidade localizada na sua região: Região Central/Rural (UBS Veccon), Região do Matão (UBS Matão), Região do Picerno (UBS Bordon), Região do Maria Antonia (UBS Florely), Região da Área Cura (UBS Ypiranga) e Região de Nova Veneza (PA-CIS Nova Veneza, segunda entrada).  Além disso, está em andamento a implantação de um hospital de campanha no antigo hospital Madre Theodora, na região de Nova Veneza. A previsão é que sejam implantados 20 leitos viabilizados pelo Município, com estrutura para ampliação de mais 56 leitos viabilizados pelo Governo do Estado.

Continue Reading

Nossa Cidade

Prefeitura de Sumaré apoia mudanças na dinâmica operacional do “turismo business” em tempos de pandemia

Published

on

Turismo responsável, limpo e seguro! É dessa maneira que o Conselho Municipal de Turismo de Sumaré (COMTUR) – órgão da Prefeitura e que funciona como um instrumento de estímulo ao desenvolvimento turístico sumareense – tem apoiado os locais de hospedagens nesse período de pandemia, que mudou a vida cotidiana das pessoas em todo o mundo, afetando diretamente o setor de viagens. Ou seja, um dos mercados que mais sentiu os efeitos da crise provocada pelo isolamento social é o da hotelaria. Para não sofrer tanto impacto com essa situação e, ao mesmo tempo, preservar a saúde e segurança dos hóspedes, colaboradores e fornecedores os hotéis do Município adotaram mudanças na dinâmica operacional e têm funcionado com ações focadas no bem-estar, seguindo os protocolos oficiais, garantindo o conforto e a qualidade no atendimento dos clientes.

A cidade conta com 7 hotéis, 1 acampamento e um Centro de Convenções para eventos com capacidade para acomodar 5.500 hóspedes. Todos fazem parte do turismo de negócios na região, com uma taxa de ocupação de hóspedes que varia entre 80 a 100% durante a semana. A maioria é formada por empresários e trabalhadores de outras localidades que vêm trabalhar e fazer cursos nas empresas de Sumaré. Segundo pesquisa sobre demanda turística na RMC (Região Metropolitana de Campinas) o público-alvo que identifica a região é a business (negócios). Atualmente, dezessete – das 20 cidades que compõem a RMC – fazem parte do Mapa do Turismo Brasileiro, entre elas, Sumaré.

 

O Comtur tem dois representantes nesse segmento – o Acampamento Batista e o Hotel Jaguary. Toda a rede hoteleira de Sumaré tem adotado várias medidas visando garantir a segurança dos hóspedes, sendo boa opção para hospedagem nesse período de isolamento social. O Hotel Jaguary, por exemplo, segue à risca as normas de saúde. Os colaboradores usam máscara, além de realizar constantemente a desinfecção de todos os cômodos do prédio. O álcool em gel também é disponibilizado em todas as áreas de uso comum, e o distanciamento de 2 metros entre as mesas na hora do café da manhã é mantido. E o que é muito interessante, os hóspedes contam com tarifas solidárias.

 

Outra novidade no atendimento para que o cliente se sinta seguro ao se hospedar é que os apartamentos foram transformados em ‘escritório’ (Room Office). A inovação visa beneficiar cada vez mais seus hóspedes. “A rede hoteleira de Sumaré está surpreendendo nesse período de pandemia, seguindo as normas recomendadas pelos órgãos de saúde, em prol do bem-estar, saúde e segurança, tanto dos hóspedes como dos próprios colaboradores e fornecedores”, elogiou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Claudio Padovani.

“Temos muito a oferecer em nossa cidade, e não mediremos esforços para, juntamente com o Conselho de Turismo, promover o desenvolvimento do setor e tornar nosso Município polo de turismo, inclusive apoiar os setores nesse período difícil que estamos passando, sempre respeitando as normas de segurança”, destacou o prefeito Luiz Dalben.

COMTUR

Sumaré é um município que conta com vários atrativos turísticos, com forte tendência ao turismo business. Por isso, o COMTUR tem representantes de vários segmentos, tanto do setor público (Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico; Cultura, Esportes e Lazer; Meio Ambiente e Educação), e privado (Hotéis e Agências de Viagens, Guias de Turismo, Restaurantes e Bares, Artesãos, Assentamentos, Imprensa e Turismólogos).

Além de promover e estimular as atividades ligadas ao turismo sumareense é de atribuição do Comtur elaborar e aprovar o Calendário Turístico do Município, e monitorar o crescimento do turismo local, a partir da melhoria da prestação dos serviços turísticos oferecidos. Ou seja, atua na execução de diretrizes por meio dos órgãos municipais e dos serviços prestados pela iniciativa privada com o objetivo de prover a infraestrutura adequada ao fortalecimento do turismo em todos os seus segmentos, bem como o avanço da indústria turística.

Acampamento Batista conta com dormitórios paraacomodar 316 hóspedes, num lindo e amplo espaço em meio à natureza. Está localizado naRua da Represa s/nº. Mais informações na página https://www.facebook.com/acampamentobatistasumare/ ou pelo telefone 3873.1944. A Estância Árvore da Vida acomoda 5.500 clientes em hospedagens exclusivas para eventos. O espaço fica na Estrada Granja Portão Pesado, s/n. Informações www.estanciaarvoredavida.com.br ou pelo fone 3116.9287.

Fildi Hotel – Rua Franm, 58 – Jardim Santa Maria, na região de Nova Veneza, em frente à Rodovia Anhanguera. Informações: www.fildihotel.com.br ou pelo telefone 4009.5100.

Hotel Jaguary – Rua Luis José Duarte, 199, Centro. Informações: www.jaguarysumare.com.br ou pelo telefone 3883.8400.

Hotel Marfim I (Rua José Maria Barroca, 57). Informações: www.hotelmarfim.com.br ou pelos telefones 3828.3347 e 3873.6142.

Hotel Marfim II (Rua Benedito Simeão de Camargo, 113, Parque Franceschini). Informações: www.hotelmarfim.com.br ou pelo telefone 3828.4680.

Hotel Menegon -Avenida São Judas Tadeu, 321, no Jardim São Judas Tadeu. Informações: www.hotelmenegon.com.br ou pelo telefone 3864.9336.

Hotel Santa Rita – Rua Antônio Jorge Chebab, 1.319, Centro. Informações: www.hotelsantarita.com.br ou pelo telefone 3873.6610.

Hotel Tangará -Rua Ipiranga, 405, Centro. Informações: www.facebook.com/hoteltangarasumare ou 3873.5797.

Continue Reading

Nossa Cidade

Obras de duplicação e revitalização da “Estrada da PPG” não atrapalham trânsito

Published

on

As obras de duplicação e revitalização que a Prefeitura de Sumaré está executando na Estrada Municipal Américo Ribeiro dos Santos, mais conhecida como “Estrada da PPG”, não atrapalham o trânsito. Mesmo com homens e maquinários trabalhando no local, o tráfego flui normalmente em ambos os lados nessa importante via de acesso à região da Área Cura, pela Rodovia Anhanguera (km 107). Após receber, no último domingo, duas redes de água pluvial, com tubos de concreto reforçados, a passagem da ponte existente no local está sendo preparada para a pavimentação. Nessa sexta (03), as equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos fazem as melhorias de tratamento no solo do leito ‘carroçavel’ – via lateral de acesso à empresa PPG – devido estar localizada numa baixada com grande concentração de umidade. Ao todo, a Administração Municipal vai pavimentar 1,5 quilômetros de extensão da via, além do recapeamento do trecho já existente. O pacote de melhoramentos inclui ainda ciclovia, canteiro central, arborização, iluminação pública e calçada para pedestres. E as benfeitorias na passagem da ponte fazem parte da obra.

“O acesso ao bairro não foi comprometido em nenhum momento. Nossas equipes trabalham no local e o trânsito segue liberado a fim de não prejudicar os moradores. É uma obra complexa porque existe essa ponte que precisava de nova tubulação, já que no local há uma passagem da adutora que abastece os Jardins São Judas e Aclimação, e cabeamentos de empresa de telefonia, inclusive fibra ótica. Tão logo essa etapa seja concluída, o trecho será pavimentado”, explicou o prefeito Luiz Dalben.

Em breve, os moradores contarão com mais esse benefício. “Essa obra é mais um grande investimento em mobilidade urbana que fazemos e que contribuirá para o desenvolvimento não só da Área Cura como de toda a cidade, já que se trata de uma via que tem papel fundamental para os moradores; e essa duplicação vai melhorar a estrutura, fluidez e segurança dos usuários”, concluiu o Chefe do Executivo sumareense.

Continue Reading