quinta-feira, junho 21

NOTA DE ESCLARECIMENTO: GREVE DOS CAMINHONEIROS E ESCASSEZ DE COMBUSTÍVEIS

 

Sumaré, 24 de maio de 2018

 

O prefeito Luiz Dalben assinou nesta quinta-feira, dia 24, decreto que obriga os postos de abastecimento e serviços localizados no Município de Sumaré a reservarem quantia suficiente de combustíveis (diesel, gasolina, etanol) para o abastecimento emergencial dos veículos da frota da Prefeitura, até que haja normalização da oferta de tais combustíveis em seus estabelecimentos. A medida visa manter os serviços essenciais à população, como Saúde, Segurança, coleta de lixo, etc, neste período de crise. Além disso, por meio de parcerias com o setor privado, já foi disponibilizado nesta quinta-feira para a Prefeitura um montante de óleo diesel para reabastecimento da frota municipal.

Para garantir a continuidade dos trabalhos do Poder Executivo, principalmente em situações de urgência e emergência, por determinação do prefeito também foi organizado um Gabinete de Crise, composto pelas secretarias de Mobilidade Urbana, Comunicação, Saúde, Obras, Serviços Públicos, Finanças e Segurança.

 

TRANSPORTE MUNICIPAL

No transporte urbano, a concessionária Ouro Verde informou que operou hoje com 80% da frota nos horários de pico e, nos horários de entrepico, com 50%. A partir de amanhã, dia 25, o serviço será operado com 30% da frota de veículos, com escala de domingos. A empresa assumiu o compromisso de “não medir esforços” para evitar paralisação total, mas informou que o desabastecimento começará a ser sentido já no fim da tarde desta sexta-feira.

Já as vans do transporte complementar operam com 100% da frota, com previsão de desabastecimento a partir de terça-feira, dia 29 de maio.

 

TRANSPORTE ESCOLAR

Nesta quinta-feira, não houve problemas com o transporte escolar oferecido pela Prefeitura, apenas atrasos em algumas linhas devido às paralisações no trânsito. A empresa que opera o serviço informou à Administração Municipal que tem capacidade para atendimento até segunda-feira, dia 28. O veículo que faz o transporte de alunos para a entidade Pestalozzi, porém, tem capacidade apenas para a manhã desta sexta-feira, 25. Os veículos particulares da Pestalozzi e APAE estão com os tanques cheios, segundo as entidades.

 

SERVIÇOS PÚBLICOS

A Secretaria de Serviços Públicos suspendeu as atividades do dia que necessitavam de grandes deslocamentos de veículos e máquinas, e ainda recebeu comunicado da empresa fornecedora de massa asfáltica sobre a interrupção da entrega dos materiais, justificando “apoio e respeito à greve dos caminhoneiros”. Desta forma, os serviços de tapa-buracos também tiveram de ser interrompidos no município.

 

SEGURANÇA PÚBLICA

As viaturas do Trânsito, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil atendem normalmente e estão de prontidão 24 horas.

 

FISCALIZAÇÃO

Os fiscais do Procon de Sumaré percorreram nesta quinta-feira postos de combustíveis da cidade para orientar os comerciantes e fiscalizar o aumento abusivo de preços. Vinte e cinco estabelecimentos foram visitados e 4 notificados para adequarem os preços. A fiscalização segue nos próximos dias em toda a cidade. Para denúncias, o telefone do Procon é (19) 3873-1071.