Connect with us

Nossa Cidade

Nova ciclovia no Maria Antônia

Publicado

em

sumaré

Os ciclistas de Sumaré terão mais uma opção de via exclusiva para o tráfego de bicicletas. A Prefeitura, através da SMMUR (Secretaria de Mobilidade Urbana e Rural), começou nesta quinta-feira, 29 de setembro, a realização da sinalização horizontal (a pintura de solo característica) necessária para a criação de uma ciclovia ao longo da Rua Gervacina Alves Ferreira, no Jardim Maria Antônia.

A nova ciclovia vai “dividir” o espaço com a nova calçada de cerca de 400 metros de extensão também construída pela Prefeitura no canteiro central da via recentemente duplicada. Após estudo realizados pelos técnicos da Prefeitura, a secretaria identificou que o trecho duplicado da via ficou com um canteiro central extenso e largo, com tamanho apropriado para a implantação da nova calçada para pedestres de 1,5m de largura e da ciclovia, também de 1,5m de largura.

Além disso, no cruzamento com a Rua Adélia Belonci Tomazin, em frente à Escola Municipal Jardim Maria Antônia, também foi instalado um semáforo com botoeiras (aquele aparelho que o pedestre aperta para atravessar), garantindo a segurança dos alunos, pais e ciclistas.

Diferentemente da ciclofaixa de lazer implantada recentemente na Avenida Rebouças, no Centro e que funciona apenas aos domingos e feriados de manhã, a ciclovia do Jardim Maria Antônia será uma via permanente destinada exclusivamente aos ciclistas em tempo integral, e não em períodos determinados.

As ciclovias, previstas no recente Plano Diretor de Mobilidade realizado pela Prefeitura de Sumaré, são importantes para desafogar o trânsito, promover a preservação do meio ambiente e, principalmente, para a saúde e bem-estar da população, além de garantir a segurança de quem pedala.

Publicidade

CICLOFAIXA DA REBOUÇAS

Devido às Eleições Municipais que ocorrerão neste domingo, dia 2 de outubro, a ciclofaixa da Avenida Rebouças não estará disponível. Normalmente, aos domingos e feriados, a via é destinada aos ciclistas das 7 às 12 horas.

As faixas exclusivas para ciclistas, uma em cada “mão” da avenida, vão da esquina com a Avenida da Saudade até a esquina com a Avenida Luis Frutuoso, e somam cerca de três quilômetros de extensão (contando os dois sentidos da via). A ciclofaixa funciona sempre aos domingos e feriados, sempre das 7 às 12, com sinalização por faixas e cones instalados por agentes da Secretaria Municipal de Mobilidade.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Publicidade