Connect with us

Nossa Cidade

Nova etapa da obra de ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Água II, em Sumaré, inicia na segunda (17)

Publicado

em

brk

Na segunda-feira, dia 17, inicia mais uma etapa da obra de ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Água II, em Sumaré. A intervenção tem um cronograma de trabalho de quatro dias, de 17 a 20 de janeiro, período em que o abastecimento de água ocorrerá de forma escalonada para seis regiões da cidade: Nova Veneza, Maria Antônia, Área Cura, Matão, Picerno e Central. A previsão é que o abastecimento seja totalmente regularizado no dia 21.

Realizada pela BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto do município, com o objetivo de ampliar a capacidade de tratamento de água, a intervenção faz parte da 4ª e última fase das obras de ampliação e modernização da estação, que tiveram início em 2018. No total, as obras apresentam avanço de 95% beneficiarão 190 mil moradores, o que equivale a 70% da cidadepela ampliação e modernização da estação, que fica no Parque Itália.  

A 4ª fase das obras tem avanço de 75% e consiste na modernização dos sistemas de dosagem de produtos químicos de toda a estação, além da recuperação e melhorias das estruturas civis e a reforma das tubulações externas, bem como do sistema de drenagem de águas pluviais e de esgotamento sanitário interno da estação.

Essa fase teve início em março de 2021 e conta com dezessete frentes de trabalhos, sendo que sete delas já foram finalizadas. A partir da próxima segunda-feira, dia 17 de janeiro, a concessionária dá andamento a duas frentes que contarão com as seguintes atividades: a substituição da tubulação de água filtrada do sistema convencional e a manutenção das lamelas do sistema manto de lodo.

Durante a execução dessas frentes, que têm previsão de conclusão em quatro dias, o tratamento de água na estação precisará ter sua vazão reduzida. Diante disso, o abastecimento nas regiões do Nova Veneza, Maria Antônia, Área Cura, Matão, Picerno e Central funcionará de forma escalonada.

Publicidade

“Assim como fizemos em duas fases anteriores, executadas em agosto e setembro de 2021, trabalharemos em uma das etapas do tratamento de água. Por isso, é necessário reduzir a vazão total da água tratada na estação, para que seja possível executar a obra. Diante disso, fizemos uma escala para garantir, em dias alternados, o abastecimento dos bairros dessas regiões. Mas, é de extrema importância que os moradores façam o uso racional da água nesse período”, explica Rodrigo Zangirolami, gerente de operações da BRK Ambiental em Sumaré. 

Vale destacar que, assim como ocorreu na fase da obra realizada em setembro, seis regiões farão parte do escalonamento do abastecimento. “Devido às elevadas temperaturas que tem feito no município, a concessionária tem registrado um aumento no consumo de água. Com isso, ao reduzirmos a vazão do sistema II, responsável por abastecer 70% da cidade, podemos ter impacto também no sistema I, que abastece os outros 30%. Para evitarmos oscilações emergenciais na região central, optamos por incluir a área no sistema de escalonamento e garantir, deste modo, a plena recuperação dos dois sistemas”, complementa o gerente. 

Os moradores podem acessar a escala neste link que contém as informações sobre os bairros afetados em cada dia. O abastecimento, durante esse período, ocorrerá sempre das 6h às 19h; sendo que, após esse horário ele será interrompido para que sejam feitas manobras no sistema para abastecer os bairros que terão água no dia seguinte a partir das 6h. 

Ao acessar a escala, o morador deve seguir o seguinte passo a passo: 
1º) Localizar sua região, o nome do reservatório e seu bairro na listagem.

2º) Consultar as informações sobre esse reservatório na escala de abastecimento. É nesta escala que você saberá os dias que seu bairro será abastecido.

Publicidade

A BRK Ambiental reforça que a obra é de extrema importância para aumentar a disponibilidade de água para 70% dos moradores. A empresa pede a compreensão da população de Sumaré e orienta para que economizem água durante o período das obras. Em caso de dúvidas, os clientes podem acessar o site www.brkambiental.com.br/sumare ou entrar em contato por meio do telefone 0800 771 0001.

Fases 1, 2 e 3 
A concessionária já concluiu a fase 1, que contou com ampliações e melhorias no canal de entrada de água bruta, em parte dos filtros e com a interligação dos reservatórios;  a fase 2, que envolveu os serviços no restante dos filtros e nos decantadores do sistema de manto de lodo, e a fase 3, que consistiu na implantação de um sistema de geração e dosagem de hipoclorito e na execução das novas instalações elétricas e de automação.

Toda as instalações elétricas da ETA II foram substituídas por novas, mais modernas e de maior potência, o que proporcionará maior segurança e melhor performance operacional. “Além disso, a estação passou a contar com um sistema de automação dos equipamentos, que trará um ganho em eficiência e confiabilidade na operação”, explica Zangirolami.

Com essas etapas já realizadas, foi possível ampliar a capacidade de tratamento da ETA II de 600 l/s para 750 l/s.  “O objetivo é garantir o abastecimento regular de água à população e permitir o crescimento sustentável do município. Teremos mais oferta de água tratada e de qualidade disponível para a população”, destaca o gerente.

Publicidade

Nossa Cidade

Rompimento de rede de água no Parque das Indústrias pode afetar abastecimento nesta segunda (17)

Publicado

em

Por

torneira

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré, informa que houve o rompimento de uma rede de água na Rua Frei Damião de Bozano, no Parque das Indústrias, o que pode afetar o abastecimento de água no bairro.

Técnicos da concessionária trabalham para sanar o problema. A previsão é que o abastecimento seja totalmente regularizado no final da noite desta segunda-feira, dia 17.

Diante da situação, a concessionária reforça a importância do consumo consciente por parte da população. Em casos de dúvidas, ligue 0800 771 0001. O atendimento é gratuito e funciona 24h por dia.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeito Luiz Dalben é reeleito vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC

Publicado

em

Por

O prefeito Luiz Dalben foi reeleito nesta segunda-feira, dia 17, vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas.  A eleição ocorreu durante a primeira reunião do ano do Conselho, em Campinas, que também reelegeu Ggustavo Reis, prefeito de Jaguariúna, como presidente. O encontro teve como principal objetivo traçar metas para conter a nova cepa do coronavírus na região, além da H3N2 e demais síndromes gripais.

Durante o encontro, além da situação da pandemia em cada cidade, foi deliberada a suspensão dos bailes de carnaval nos setores privados – a comemoração de carnaval de rua já havia sido paralisada – além de questões de saúde pública.

Também houve a eleição do Conselho de Orientação do Fundocamp (Fundo de Desenvolvimento Metropolitano de Campinas), que tem como objetivo supervisionar a aplicação dos recursos financeiros do Fundo para ações e projetos metropolitanos. Os prefeitos de Vinhedo, Dario PachecoMorungaba, Marco Antônio de Oliveira, e Luiz Dalben seguem como membros. O Fundocamp está vinculado à Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas) e, entre suas funções, está financiar e investir em programas e projetos de interesse da RMC e contribuir com recursos técnicos e financeiros para a melhoria dos serviços públicos municipais, para a melhoria da qualidade de vida e para o desenvolvimento sócio-econômico da região.

Esta é a terceira vez que o prefeito Luiz Dalben assume a vice-presidência. O primeiro mandato foi entre 2017 e 2018. “Meu pai, o deputado Dirceu Dalben, foi presidente e vice no Conselho quando foi prefeito de Sumaré e é um grande orgulho seguir neste cargo, num momento tão delicado e importante, que necessita da união de todos. Agradeço a confiança dos demais prefeitos da região, nossa harmonia faz a diferença para enfrentarmos os obstáculos impostos, principalmente devido à pandemia. Não existem fronteiras para as dificuldades e precisamos trabalhar unidos para conquistarmos as vitórias. Estou muito honrado em ser escolhido para, além de trabalhar para a população, colaborar ainda mais com nossa região, integrando os municípios e contribuindo para o crescimento e qualidade de vida de todos”, disse o prefeito Luiz Dalben.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Sumaré vacina crianças 5 a 11 anos

Publicado

em

Por

vacina

Sumaré sai na frente nos cuidados de nossas crianças: Vacinando de 5 a 11 anos as crianças portadoras de comorbidades e também as demais acima de 12 anos.

Saia na frente você também, traga seu filho para vacinação. Cuidando de nossas crianças estamos garantindo nosso futuro!

Confira os locais:

  • CIS Nova Veneza
  • Centro de Saúde II
  • UBS Bandeirantes
  • UBS Bordon
  • UBS Florely
  • UBS Matão

Das 9 às 15 horas.
Lembrando que a vacinação para os demais públicos também segue normalmente em todas as unidades de saúde.

Continue Lendo