Connect with us

Nossa Cidade

Novembro Azul: Melhor Idade conta com palestra sobre Prevenção ao Câncer de Próstata

Publicado

em

A Melhor Idade de Sumaré participou na manhã desta quarta (27), no CCTI (Centro de Convivência da Terceira Idade), em Nova Veneza, da palestra sobre Prevenção ao Câncer de Próstata. A atividade faz parte do Novembro Azul – mês dedicado à conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças que acometem os homens. A palestra foi ministrada pela enfermeira Andreza Cristina Macelari, que também é coordenadora administrativa da Secretaria Municipal de Saúde de Sumaré e diretora de Urgência e Emergência.

O prefeito Luiz Dalben comentou essa ação em prol da Melhor Idade. “A prevenção é o melhor remédio. Essa palestra é muito importante a fim de incentivar os homens a cuidar da saúde, inclusive os da Melhor Idade”, disse o prefeito Luiz Dalben.

A palestrante falou ao público formado por homens e mulheres sobre a anatomia e reprodução, dos sinais e sintomas das três patologias masculinas: a hipoplasia benigna, prostatite e câncer de próstata. E também a respeito das DST´s e até das doenças da base (hipertensão, diabetes, colesterol, etc), especialmente sobre a importância da prevenção. “O mais importante, principalmente a partir dos 40 anos e para aqueles que têm algum caso na família, que procurem o médico, que façam o exame de rotina, porque se trata de uma doença lenta, porém que pode ser prevenida”, explicou a enfermeira Andreza.

De acordo com a profissional, os recursos na atualidade são avançados e não deixam sequelas, um motivo a mais para que procurem ajuda. E ela destacou fatores que contribuem para o surgimento da doença – que vai de causas genéticas a alimentação – passando por obesidade e sedentarismo. “A incidência maior é a partir dos 50 anos, e os homens devem ficar em alerta até os 75 anos. É fundamental o apoio familiar e psicológico”.

Ela destacou também as formas de tratamentos – cirurgias, hormonioterapia, quimioterapia e radioterapia – além dos exames de imagem, como o ultrassom e ressonância, ou seja, explanou desde o preventivo ao estágio avançado e final.

Publicidade

Para a presidente do Fundo Social, dona Mara Dalben, é fundamental a prevenção. “Os exames rotineiros servem para detectar o câncer e outras doenças que acometem os homens, e também são importantes para identificar as chamadas doenças da base, aonde se descobre se o paciente tem diabetes, colesterol, etc”, explicou.

 

CENTRO DE LONGEVIDADE

Os grupos de interação da Melhor Idade fazem parte do Projeto Fortalecer da Prefeitura de Sumaré, executado pelo Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria Municipal de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, e cotam com várias especialidades no próprio Centro de Longevidade Irineu Mazutti – órgão da Prefeitura de Sumaré. O espaço idealizado pelo Fundo Social de Solidariedade (Funssol) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde é pioneiro na RMC (Região Metropolitana de Campinas), ao ofertar atendimento exclusivo para a Melhor Idade

O Centro conta com recepção, sala de acolhimento, três salas para consultas médicas, uma sala para atendimento psicológico e outra para atendimento odontológico – todas devidamente equipadas, além de banheiros adaptados.  Oferece as especialidades de dermatologia, acupuntura, clínica geral, vascular, cardiologia, dentista, ortopedia, fisioterapia pélvica, nutricionista, psicóloga, urologia e geriatria (acima dos 65 anos). Funciona anexo ao CCTI, outro órgão municipal que oferece várias atividades aos idosos.

Publicidade

 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Publicidade